TIMES

Por Gustavo Luz

Educador físico, treinador e praticante de corrida e triatlo. Diretor técnico da G-LUZ Top Team

Rio de Janeiro


A vida de quem estuda para concurso publico não é fácil; a, pessoa se dedica, faz simulados e mesmo assim pode não passar na prova. Em vários concurso, como os da Polícia Federal, Civil e Rodoviária, existem provas físicas em um estágio posterior - que muitas vezes são marcadas em cima da hora, logo após a divulgação do resultado da prova escrita. E aí é aquela correria atrás do tempo perdido, pois é comum a pessoa passar nessa primeira fase e não ter treinado nada para a prova física até então. E agora, como proceder?

Treino de corrida é aliado em teste de aptidão física em concursos — Foto: iStock

É preciso ter cuidado nesse primeiro momento, pois você está com pressa e a prova é logo ali; você não vai conseguir treinar seis meses em três ou quatro semanas. Se nunca correu, uma boa ideia seria passar por um período de adaptação com alguns treinos de caminhada ou caminhada com corrida antes de se aventurar nas velocidades exigidas para a prova.

O mesmo vale para outras práticas que geralmente fazem parte dessas provas, como os abdominais, barras, flexões, saltos entre outras - não caia na tentação de querer fazer o máximo possível de repetições agora, se forçar a barra aqui você pode se machucar antes de chegar na prova.

Exercícios físicos fazem parte de alguns concursos públicos — Foto: iStock

Experimente começar um programa de treinos feito para você enquanto está focado nos estudos, e aí, sem pressa, você vai ganhando condicionamento no tempo certo, sem pular etapas. Mas se você não tem essa possibilidade, tente colocar duas ou três caminhadas de vinte minutos na sua semana, isso pode ser um bom começo para a maioria.

Exercícios para evitar a sensação de cansaço nas pernas

Exercícios para evitar a sensação de cansaço nas pernas

Com o passar das semanas você pode colocar alguns trechos de corrida, ou aumentar o tempo de caminhada. O mais importante é que, quando a hora da prova física chegar, mesmo esse pouco de treino já pode te colocar em uma situação mais favorável e mais próximo do objetivo.

* As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do ge / Eu Atleta.

Veja também