TIMES

Por Turibio Barros e Gerseli Angeli

Mestres e doutores em Fisiologia do Exercício pela UNIFESP-EPM

Campos do Jordão, SP


A influência da qualidade e quantidade do sono no desempenho físico tem recebido cada vez mais atenção nos estudos das ciências do esporte.

Soneca da tarde é importante para desempenho esportivo, segundo estudo — Foto: iStock

Dormir bem e em número suficiente de horas diariamente comprovadamente melhora a performance física em praticamente todas as modalidades esportivas.

Os atletas de esporte de alto rendimento são submetidos diariamente a ritmos e intensidades extremamente elevadas de treinamento, habitualmente no período matutino e frequentemente também em dois períodos.

Quem acompanha a rotina de treinamento de uma equipe sabe que existe um hábito muito comum desses atletas de adotar um sono de curta duração no início da tarde, geralmente logo após o almoço. Esse hábito parece atender uma necessidade de uma melhor recuperação após o treino do período da manhã, que seria uma solicitação do próprio corpo.

Alguns estudos científicos pesquisaram a influência desse hábito na eventual melhora do desempenho esportivo. Um grupo de pesquisadores australianos e ingleses publicou recentemente na revista Sports Medicine uma revisão sistemática analisando resultados de 18 estudos publicados sobre o tema.

Foram analisados os efeitos do sono da tarde (denominado "nap" em inglês) em várias qualidades físicas em grupos de atletas de diferentes modalidades.

Algumas qualidades físicas parecem sofrer pouca influência desse período de repouso, entretanto aquela que talvez, por lógica, seria a mais importante nesse contexto, mostrou uma significativa melhora. Trata-se da resistência física mensurada em um teste padronizado e muito utilizado que é o teste intervalado.

Portanto, a chamada "soneca" da tarde comprova ser um hábito digno realmente de ser adotado para melhora de rendimento.

Por que musculação é bom para emagrecer?

Por que musculação é bom para emagrecer?

* As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do ge / Eu Atleta.

Veja também