TIMES

Por Mateus Freitas Teixeira

Cardiologista e médico do esporte, é diretor da Sociedade de Medicina do Exercício e do Esporte do Rio de Janeiro e coordenador médico da Clínica Fit Center

Rio de Janeiro


Aqui nesta coluna já falamos do cigarro eletrônico popularmente conhecido como vape. Ele ainda continua sendo comercializado livremente em qualquer esquina e banca de jornal.

A Sociedade Brasileira de Cardiologia lançou, no início deste ano, um posicionamento sobre os cigarros eletrônicos e os efeitos nocivos, já que, em 2023, o Senado iniciou uma discussão para liberação.

Cigarro eletrônico: Sociedade Brasileira de Cardiologia faz alerta para problemas do vape — Foto: iStock

Vamos listar a quantidade de problemas relacionados ao vape:

  1. Câncer, principalmente pulmão;
  2. Aumento de inflamação sistêmica - estômago, coração e vasos. Logo, aumento de infarto agudo de miocárdio, AVC, HAS, doença microvascular do coração, trombose, miocardite, arritmias e gastrite.
  3. Dependência: o vape possui mais de 200 tipos de químicos e, entre eles, a nicotina. Lamento informar, as concentrações são piores do que as do cigarro. Ou seja, faz tanto mal quanto.
  4. Síndrome de EVALI, doença pulmonar associada ao uso de produtos de cigarro eletrônico ou vaping), uma doença respiratória aguda que causa tosse, falta de ar e dor no peito, sendo comuns também dores na barriga, vômitos e diarreias, além de febre, calafrios e perda de peso, podendo facilmente ser confundida apenas com um quadro gripal.
  5. Fibrose pulmonar: destruição do parênquima alveolar;
  6. Doença pulmonar obstrutiva crônica, mas conhecida como DPOC. Cursando com dispneia e cansaço.
  7. Aumento e piora de ansiedade, depressão, convulsões, tremores e déficit de atenção;
  8. Doping para atletas, pois existem várias substâncias que não listadas no produto;
  9. Nos olhos, pode gerar olho seco, degeneração de córnea e redução do fluxo sanguíneo ocular;
  10. Infiltração dos dentes e gengivite;
  11. Garganta seca, irritação e tosse;
  12. Queda do sistema imunológico.

E você, diante de tantos problemas que podem ser gerados pelo vape, vai continuar usando só pelo aroma? É um desejo estar mais inflamado e enfrentar tudo que está por vir?

Já esperamos uma onda futura de pessoas com câncer, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e Infarto agudo do miocárdio (IAM). Espero que com, essas informações, possamos abrir os olhos dos políticos e usuários para pararem com essa onda fatal.

* As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do ge / Eu Atleta.

Veja também