TIMES

Por Adriano Leonardi

Médico do esporte e ortopedista especialista em traumatologia do esporte e cirurgia do joelho. Membro da Sociedade Paulista de Medicina Desportiva

São Paulo


Você provavelmente já ouviu este som antes: o joelho de outra pessoa ou o seu próprio joelho rangendo ou estalando. Pode ser uma experiência desconfortável às vezes, mas na maioria dos casos não é motivo de preocupação. Se além de estalar, há dor, aí sim você deve consultar um médico.

  • Quando vários tecidos moles, como cartilagem e menisco, degeneram, a cobertura lisa da articulação do joelho é perdida e o joelho faz o barulho durante várias atividades;
  • Alterações degenerativas também podem causar dor e/ou travamento da articulação do joelho, gerando estalido;
  • Fraturas do joelho associadas a alterações degenerativas são comumente observadas porque alterações degenerativas geralmente são mais comuns em idosos. Nesse caso, além do estalido, há a presença de dor ao movimentar.

Você não deve se preocupar se seus joelhos estalarem com frequência, desde que não isso esteja associado a dor — Foto: Istock Getty Images

Já estalos indolores no joelho podem ser causados por várias causas.

  • A tensão excessiva nos músculos da coxa (quadríceps) pode puxar a patela e impedir que ela deslize livremente, gerando o barulho.
  • Uma patela de tamanho grande que não se encaixa bem na ranhura, produzindo um som de estalo durante atividades como corrida e jogging.
  • Os exames de ressonância magnética mostram que o deslocamento das superfícies articulares que compõem a articulação do joelho cria um vácuo e a compressão da articulação força o líquido sinovial para dentro da articulação, o que pode levar ao colapso das bolhas de ar que se formaram ali, gerando os estalidos.

Devo me preocupar se estalarem muito ou alto?

Você não deve se preocupar se seus joelhos estalarem com frequência, desde que não isso esteja associado a dor. Normalmente, não há preocupação se não houver dor associada a lesões no joelho. A intensidade do som do estalo segue o mesmo princípio: se não houver dor associada a ele, você não deve se preocupar.

No entanto, se você sofreu um trauma recente no joelho e seu joelho começou a apresentar sintomas e estalido após esse evento, consulte um médico mesmo na ausência de dor.

E se meus joelhos estalarem apenas ao fazer certas atividades físicas, como correr, caminhar ou agachar? Devo parar?

É bastante normal estalar os joelhos quando você está ativo. Se você não sente dor durante essas atividades, não se preocupe com o estalo ao realizar esses movimentos.

Um som de estalo durante a atividade pode simplesmente indicar que a patela está flexível e em movimento. Durante atividades como caminhar, correr e agachar, a patela se move em um sulco na articulação do joelho.

Curiosamente, indivíduos com patelas superdimensionadas podem ter lacerações maiores, pois a patela superdimensionada pode não se encaixar bem no sulco e causar um som de estalido.

Joelho estalando significa que tenho osteoartrite ou artrite?

Não, só porque seu joelho fez barulho não significa que você tem artrite. Curiosamente, na artrite do joelho a articulação torna-se menos móvel e perde alguns de seus movimentos, o que pode levar aos estalos. Mas isso estará associado a outros sintomas.

Existe uma maneira de evitar que meus joelhos estalem com muita frequência?

Se o estalido na articulação do joelho for causado por desalinhamento da patela, técnicas como bandagem e correção de exercícios de patela podem ajudar.

Um fisioterapeuta pode ajudar a determinar se existe um padrão de movimento ou alinhamento biomecânico que pode estar contribuindo para uma fratura no joelho e prescrever exercícios específicos para melhorá-lo.

Quando devo me preocupar?

Quando os estalos são acompanhados de dor e inchaço, estão associadoa a uma resposta inflamatória cujo resultado imediato é a perda da massa muscular no quadríceps — Foto: Istock Getty Images

Os cliques são uma causa comum de encaminhamentos ortopédicos, mas na maioria dos casos são condições benignas que podem ser facilmente tratadas com medidas como suporte de peso, diminuição de volume e agentes anti-inflamatórios, como medicamentos orais e fisioterapia.

Mas quando acompanhada de dor e inchaço (água no joelho), está associada a uma resposta inflamatória mais grave, cujo resultado imediato é a perda da massa muscular na parte anterior da coxa, chamada de "quadríceps" na medicina esportiva. Geralmente, esta condição está associada a um mau prognóstico devido ao ciclo contínuo de dor e perda de massa muscular.

Meu joelho está estalando e tenho esses outros sintomas. O que fazer?

  1. Reduza imediatamente a intensidade do seu treino;
  2. Nunca treine sozinho. Se você começou a treinar sozinho, procure um treinador especializado nessa área;
  3. Fique em forma. O excesso de peso aumenta a dissipação da energia cinética pelo joelho, levando à sobrecarga articular. Procure ajuda de um nutricionista;
  4. Consulte um cirurgião ortopedista esportivo para avaliação biomecânica, identificação e modificação de fatores que possam levar à sobrecarga do joelho.

* As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Ge / Eu Atleta.

Veja também