TIMES

Por Gabriel Oliveira — São Paulo


Influenciadora com 1,6 milhão de seguidores no TikTok, Manu Cit teve uma transformação na qualidade de vida ao substituir o vício em cigarro eletrônico por uma rotina de alimentação saudável e exercícios físicos que ainda a fez se tornar popular na internet. Cursando o 2º ano de Medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a jovem de 20 anos usa a própria história como prova da importância da saúde preventiva.

Manu Cit mostra como é um dia de sua rotina de exercícios físicos, alimentação e estudos

Manu Cit mostra como é um dia de sua rotina de exercícios físicos, alimentação e estudos

Manu tinha 16 anos quando começou a fumar pod, logo tornando-se viciada, o que causou malefícios tanto para o corpo quanto para o psicológico dela. Depois de dois anos chegando a consumir duas cargas de cigarro eletrônico por dia, a jovem conseguiu largar o vício no início de 2022.

— Foi um recomeço. Foi como se eu tivesse renascido. Eu mudei completamente minhas atitudes. Fui sempre uma pessoa de essência boa. Eu só não expressava isso por meio de atitudes. Eu sempre me amei muito, mas eu não conseguia me amar com atitudes. Agora, é amor próprio para tudo. Foi transformador, mudou a minha vida — conta Manu em entrevista ao EU Atleta.

Manu cit em treino de corrida — Foto: Reprodução/Instagram

Na rotina de hoje em dia, a estudante acorda às 4h, tem uma alimentação bem controlada, faz musculação, pratica corrida, natação e ciclismo, passa nove horas na universidade, se deita por volta das 20h e compartilha tudo com os seguidores, de maneira a inspirá-los a também adotar uma vida mais saudável.

— Isso deixa as pessoas incrédulas e também motivadas, porque tem muita gente que consegue tirar inspiração daquilo para trazer para a sua vida e fazer coisas completamente diferentes. Isso bota muitas pessoas no modo ação. A partir do momento que eu sou muito real nas minhas redes e eu mostro que dá, sim, para fazer, as pessoas percebem isso e levam para a vida delas também.

Cigarro eletrônico e álcool

Não era assim antes. Por imposição dos pais, Manu praticava atividades físicas na infância e na adolescência, mas não gostava de nada. Futsal, natação, handebol, basquete, balé, hip-hop... Chegou a fazer aulas de quatro modalidades semanalmente e insistiu para sair de todas. Aos 14 anos, decidiu que iria apenas à academia para musculação - e somente por questões estéticas.

— Eu era uma adolescente muito rebelde, só queria fazer coisa errada. Na academia, eu ia três vezes por semana. Uma coisa que não me fez desistir da academia era que eu estava vendo resultado e iria perder os resultados se parasse. Eu tinha consciência disso, mas, ao mesmo tempo, não levava nada a sério. Não era saudável nos outros aspectos da minha vida. Era só musculação e tchau, estava livre para zoar.

Manu Cit na academia — Foto: Reprodução/Instagram

Junto ao vício em cigarro eletrônico, Manu passou a ter episódios depressivos, a consumir muita bebida alcoólica quando saía com os amigos e a descontar a ansiedade na comida, alimentando-se sem qualidade. Tudo virou uma bomba para a saúde.

— Eu não estava mais tendo fôlego para fazer minha musculação. Meu sistema cardiorrespiratório estava muito ruim. Eu percebi que estava piorando em uma coisa que eu fazia há bastante tempo. Nessa época eu só fazia glúteos, porque era puramente por estética que eu fazia academia, mas tiveram alguns choques de realidade do que eu estava fazendo com a minha vida. Fui tomando consciência aos poucos.

— Eu queria muito sair desse buraco, porque eu lembrava que eu já tinha tido épocas felizes da minha vida. Eu recordava que tinha um jeito de viver de uma maneira feliz e não era daquela maneira que eu estava fazendo. Meu estilo de vida estava muito danoso para mim.

Manu começou o difícil processo de abandonar o pod ainda em 2021, mas só conseguiu parar de vez em 2022, quando, certa noite, determinou para si que havia fumado pela última vez.

— Isso puxou vários hábitos bons. Eu pensei comigo: 'Como eu vou tapar esse buraco que o cigarro eletrônico vai deixar?' Eu coloquei exercício físico, autocuidado e momentos sozinha. Em finais de semana, eu comecei a me acostumar com a ideia de não sair, não encher a cara, não usar pod. Foi a melhor coisa que fiz.

Vida mais saudável

Foi a partir daí que Manu mudou de vida - e para a melhor. Ela começou a fazer exercícios aeróbicos, a se alimentar melhor e a criar conteúdo sobre isso na internet em meados de 2022, o que atraiu muito mais seguidores em comparação com a época em que a influenciadora postava só sobre musculação.

— Um vício se troca por outro. Esta é uma maneira que se 'desvicia' de alguma coisa, porque nós somos viciados por muitas coisas. Os vícios que me incomodavam, eu troquei por outras coisas. Sobre o cigarro, a nicotina ativa o sistema dopaminérgico, e eu precisava de alguma liberação de neurotransmissores de sensações boas para compensar a perda dessa dopamina. Sim, a nicotina ajuda a relaxar, mas tem outras fontes de relaxamento, como os exercícios físicos. Todos os exercícios físicos têm benefícios para a cabeça.

Manu Cit em treinamento de corrida — Foto: Reprodução/Instagram

O boom de popularidade na web veio com a corrida, atividade que começou junto com treino funcional e que se tornou uma das paixões de Manu. Ela corre quatro vezes por semana, nada em três dias e faz todos os trajetos possíveis de bicicleta.

— Hoje eu prego muito a importância do cardio, porque eu senti uma grande diferença de disposição e de qualidade de vida. Não precisa ser uma corrida de 1 hora. Eu corro bastante, porque estou treinando para uma maratona, né? Mas uma corridinha que eu fazia de meia hora já mudava meu dia.

Apesar de ter virado uma influenciadora fitness, Manu só revelou aos seguidores que, anos antes, era viciada em cigarro eletrônico em março deste ano, quando se sentiu pronta para falar abertamente do assunto.

— Eu não contava nada para ninguém, porque era muito recente, era uma coisa que me trazia insegurança. Eu não era segura para falar do assunto. Eu posto muito o que eu tenho vontade, e eu não tinha vontade ainda. E um belo dia, eu estava no aeroporto e senti muito forte no meu coração 'agora é a hora de postar, eu preciso postar'. Escrevi o texto chorando — relembra a estudante.

— Foi chocante para muita gente, mas, uma semana depois, uma pessoa muito querida minha me falou que tinha sido uma resposta à oração dela, porque essa pessoa queria muito parar e não encontrava uma maneira e não tinha motivação. E esse texto foi o ponto de partida para essa pessoa parar.

Manu Cit andando de bicicleta — Foto: Reprodução/Instagram

Como largar o vício em cigarro eletrônico

Em uma publicação no TikTok, Manu compartilhou dicas, construídas com a experiência própria, para quem quer parar de fumar:

  • Tenha em mente que o corpo sofrerá de abstinência, mas será só uma fase;
  • Coloque metas para diminuição da frequência de consumo, colocando até recompensas pelas metas atingidas;
  • Corte os hábitos que, para você, fazem associação ao cigarro eletrônico, como o consumo de bebida alcoólica;
  • Faça mais exercícios físicos para compensar a perda de dopamina fornecida pela nicotina do cigarro eletrônico;
  • Procure terapia para ajudar no processo;
  • Pense nos benefícios a serem obtidos ao parar de fumar;
  • Fale em voz alta para quem estiver em volta e mentalizar que será a última vez fumando;
  • Jogue fora os utensílios de cigarros eletrônicos e peça aos amigos para não fumarem perto de você.

Rotina de Manu Cit

Manu acorda todo dia por volta das 4h e faz seu treino aeróbico às 5h, ainda de jejum, só consumindo suplementos de energia e carboidrato antes. Ela está na faculdade das 8h às 17h e, ao sair de lá, vai à academia para sessão de musculação. De noite, deita para dormir em torno de 20h.

Quanto à alimentação, Manu pratica o primeiro exercício do dia em jejum, mas porque capricha no jantar do dia anterior. De noite, a jovem come mais até do que no almoço, normalmente baldes de salada, cheios de vegetais, junto de frango e carboidrato.

No café da manhã, depois do exercício aeróbico, Manu come panqueca proteica bem reforçada. O almoço é composto por legumes, frango e batata ou arroz e feijão. No lanche da tarde, carboidrato com ovos.

Medicina preventiva

Manu já queria fazer Medicina antes de ter a vida transformada pela vida saudável que adotou, mas admite que os novos hábitos ressignificaram a atuação na profissão.

— Eu me redescobri na minha escolha de Medicina. Quero muito conseguir entrelaçar a questão de saúde preventiva. O meu perfil é puramente saúde preventiva: alimentação saudável e exercícios físicos. A Medicina brasileira é muito pautada na doença em si, e não na prevenção. Como eu tenho um canal muito grande para comunicar sobre prevenção, eu quero transformar aquilo que der sobre saúde e trazer mais a questão preventiva para evitar que as pessoas tenham problemas de saúde.

Veja também

Mais do ge

Estudos investigam efeitos de dieta com restrições alimentícias na saúde humana

Fisiologistas explicam os efeitos de dietas veganas na saúde óssea

Entenda como o exercício tem influência sobre o sistema cardiovascular

Yoga ajuda a controlar pressão alta e batimentos cardíacos

Inflamação é uma das maiores causas de dor no pé e pode ser causado por diversas fatores; sintomas podem afetar dia a dia até em tarefas mais simples

Existe cura para a fascite plantar? Especialista explica

Treinos no inverno podem ser interessante para perda de peso e para o metabolismo, mas é necessário ter alguns cuidados

Endocrinologista explica benefícios e cuidados para treinar no frio

“Guerreiros do fim de semana” versus atividade regular: Congresso Internacional de Obesidade no Brasil destaca estudo comparativo do impacto do exercício físico

Exercitar-se apenas no fim de semana vale a pena? - Programa: Eu Atleta

Conheça os efeitos que as baixas temperaturas do inverno causam no organismo humano

O que muda no nosso corpo durante o frio

Médico do esporte dá dicas para identificar problemas de saúde relacionados aos treinos frequentes de bicicleta, sintomas e tratamento

Cinco lesões frequentes no ciclismo e como prevenir

Especialistas explicam as características e os benefícios de cada estágio do sono e dão dicas de como dormir bem à noite

Dormir é o melhor remédio? A importância do sono para saúde

Cardiologista e médico do esporte explica como prática regular de atividade física pode beneficiar bem estar e saúde de pessoas do espectro do autismo

Autismo: exercícios físicos são aliados na qualidade de vida

Nutricionista explica como trabalhar músculos pode contribuir com mais qualidade de vida, beleza e saúde no geral

Ganho de massa muscular previne doenças e promove longevidade - Programa: Eu Atleta