TIMES

Por Rebeca Letieri, para o EU Atleta — Rio de Janeiro


Falar de saúde mental pode ainda ser tabu, mas é inegável que as emoções podem afetar o corpo. Estudos comprovam que eventos emocionais são capazes de interferir em reações físicas, inclusive provocando elevações da pressão arterial. São os chamados picos de pressão, que algumas pessoas nomeiam de "pressão alta emocional". Segundo especialistas, além da adoção de hábitos saudáveis, o consumo de certos chás pode ajudar nesse quadro.

De acordo com o médico psiquiatra Higor Caldato, diante de emoções, como raiva e ansiedade, por exemplo, o organismo pode liberar cortisol e adrenalina, que são hormônios do estresse, e, por consequência, causar aumento da frequência cardíaca e contração dos vasos sanguíneos, levando a elevação temporária da pressão arterial. Confira aqui como identificar.

A cardiologista Aline Azevedo explica que qualquer situação de estresse e emoção, assim como esforço físico, favorece o aumento temporário da pressão arterial. Os mecanismos envolvem a ativação da atividade do sistema nervoso simpático, a sobrecarga de glicocorticoides e a disfunção endotelial, incluindo a redução da biodisponibilidade do óxido nítrico, que é potente vasodilatador.

– Por meio desses estímulos de forma frequente, a pressão arterial se torna elevada de forma sustentada e o indivíduo que apresentava hipertensão somente em situações pontuais de estresse, se torna permanentemente hipertenso – alerta a especialista.

Chá de hibisco: para que serve e como fazer a bebida

Chá de hibisco: para que serve e como fazer a bebida

Chá para pressão alta emocional faz bem?

Indivíduos mais suscetíveis podem apresentar níveis tensionais elevados em qualquer situação de estresse. Segundo a cardiologista, para lidar com a pressão alta emocional, é importante gerenciar o estresse usando técnicas de relaxamento e meditação, praticar exercícios regularmente e buscar apoio psicológico conforme necessário. Todavia, há estudos demonstrando que o consumo regular de chás pode auxiliar na redução e no controle da pressão arterial.

Alguns chás têm propriedades relaxantes e podem ajudar a diminuir a pressão arterial em algumas pessoas. Eles não substituem qualquer tratamento médico, como solução isolada. Mas podem fazer parte do estilo de vida das pessoas, ajudando no estresse diário, contribuindo também para a saúde emocional – explica o psiquiatra.

O chá é uma das bebidas mais consumidas no mundo e, como tal, é constantemente objeto de novas pesquisas e estudos, como uma recente de 2022, que relaciona o efeito do chá de hibisco à atuação no controle da pressão arterial.

Os chás podem ser parte de uma abordagem de estilo de vida saudável para ajudar no controle da pressão arterial – complementa a nutróloga Beatriz Clivati.

Isso ocorre devido aos inúmeros compostos bioativos presentes nos chás e que possuem efeitos benéficos no sistema cardiovascular, como a canela e o gengibre, por exemplo. Embora esses chás possam ser benéficos, eles não devem substituir o tratamento médico prescrito para a hipertensão. Consulte sempre um profissional de saúde – reforça a especialista.

Confira as receitas de 4 chás que podem auxiliar no controle da pressão alta emocional:

1. Chá verde

Chá verde — Foto: Istock Getty Images

As catequinas presentes no chá verde aumentam a concentração plasmática de óxido nítrico, que pode inibir citocinas pró-inflamatórias e agregação plaquetária e levar à melhora da disfunção endotelial e do fluxo sanguíneo, tendo, como consequência, a redução da pressão arterial.

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de chá verde (2g);
  • 200 ml de água.

Modo de preparo:

  1. Coloque 200 ml de água em uma chaleira no fogo baixo e desligue antes de começar a ferver;
  2. Jogue a água quente sobre a quantidade de 1 colher de sopa da erva (2g) em uma xícara;
  3. Tampe deixando em infusão por 3 minutos;
  4. Coe e beba.

2. Chá de hibisco

Chá de hibisco — Foto: Istock Getty Images

Os principais compostos encontrados nas flores de hibiscus são ácidos orgânicos, principalmente ácidos cítricos e málicos, antocianinas. Estudos demonstram que antocianinas, particularmente a delfinidina-3-sambubiosídeo e a cianidina-3-sambubiosídeo, são os constituintes ativos responsáveis pelos efeitos anti-hipertensivos.

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de chá hibiscus;
  • 200 ml de água.

Modo de preparo:

  1. Coloque 200 ml de água em uma chaleira no fogo baixo e desligue antes de começar a ferver;
  2. Jogue a água quente sobre a quantidade de 1 colher de sopa da erva em uma xícara;
  3. Tampe deixando em infusão por 3 minutos;
  4. Coe e beba.

3. Chá de canela

Chá de limão, gengibre, cúrcuma e canela — Foto: Istock Getty Images

Contém fitoquímicos e flavonóides que podem ajudar a melhorar a circulação sanguínea e a capacidade de relaxamento do endotélio, elevar os níveis teciduais de monofosfato de guanosina cíclica (cGMP) e do mediador do óxido nítrico (NO) e aumentar o relaxamento do músculo liso vascular, auxiliando na redução da pressão arterial.

Ingredientes:

  • 1-2 canela em pau;
  • 200 ml de água.

Modo de preparo:

  1. Coloque 200 ml de água em uma chaleira no fogo baixo;
  2. Quando começar a ferver, adicione a canela em pau e deixe por cerca de 2 minutos;
  3. Desligue o fogo e deixe em infusão por 2 minutos;
  4. Retire as canelas em pau e beba.

4. Chá de gengibre

Chá de gengibre com limão — Foto: Istock Getty Images

Também tem efeitos anti-hipertensivos por meio de seus componentes 6-gingerol e o 6-shogaol. Eles inibem a formação de aterosclerose ao longo das paredes dos vasos sanguíneos e aumentam a elasticidade das artérias.

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de gengibre ralado;
  • 200 ml de água.

Modo de preparo:

  1. Coloque 200 ml de água em uma chaleira no fogo baixo e desligue antes de começar a ferver;
  2. Adicione o gengibre raldo e tampe deixando em infusão por 3 minutos;
  3. Coe e beba.

– Ervas como a camomila e a valeriana podem ajudar a relaxar e a reduzir o estresse, o que pode indiretamente ajudar na redução da pressão arterial – completa a nutróloga.

Fontes:

Beatriz Clivati é nutróloga do Instituto Nutrindo Ideais (@nutrindoideais)/SP.

Higor Caldato (@drhigorcaldato) é médico psiquiatra e sócio do Instituto Nutrindo Ideais (@nutrindoideais), especialista em psicoterapias e transtornos alimentares. Graduado em Medicina pelo Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC/FAHESA), fez residência em Psiquiatria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especializações de Psicoterapias e Transtornos Alimentares na UFRJ.

Aline Azevedo (@draalinecardio) É cardiologista ecocardiografista, afiliada do Instituto Nutrindo Ideais (@nutrindoideais)/Cabo Frio. Especialista em Clínica Médica pelo Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG), em Cardiologista pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e em Ecocardiografista pela UFRJ, com título de especialista pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Veja também

Mais do ge

Saiba como identificar que a alimentação necessita melhorar

10 sinais de que você precisa começar a comer saudável - Foto: (iStock)

Nutricionista Cris Perroni explica como organismo reage a diferentes alimentos

O que são alergia, intolerância e sensibilidade alimentar - Foto: (iStock)

Conheça por que a fruta é uma das queridinhas nas indicações de nutricionistas

Maçã: calorias, benefícios, tabela nutricional e vitaminas  - Foto: (iStock)

Comum entre corredores e atletas, DOMS podem ser prevenidas e tratadas

Sabe aquela dor no corpo pós treino? Especialista explica - Foto: (Istock Getty Images)

Confira quais são os casos mais comuns e saiba como manter a articulação saudável

Veja as principais lesões no joelho e como evitar - Foto: (iStock)

Nutricionista explica propriedades da bebida para a saúde e ensina como preparar infusão caseira

Chá de maracujá: para que serve, benefícios e como fazer - Foto: (iStock)

Educador físico explica que mesmo atividades de baixa intensidade podem ter grandes benefícios para a saúde, além de estimular a busca por um estilo de vida mais saudável

Caminhada não deve ser subestimada como exercício; entenda - Foto: (iStock)