TIMES

Por Fernanda Lagoeiro, para o EU Atleta — Campinas, SP


O consumo de kiwi pode melhorar o humor rapidamente, em quatro dias. O alto teor de vitamina C na fruta seria o motivo, de acordo com estudo de pesquisadores da Nova Zelândia, publicado em dezembro de 2023 no British Journal of Nutrition. Além da vitamina C, o kiwi possui vitamina E, fibras e compostos vegetais com efeitos antioxidante e anti-inflamatório para o corpo.

Consumo de kiwi SunGold é capaz de ajudar na melhoria do humor em quatro dias — Foto: iStock

Os pesquisadores realizaram estudo dietético por oito semanas, com 155 adultos que tinham níveis baixos de vitamina C, avaliando os níveis de energia, o humor, a qualidade do sono e a atividade física todos os dias.

Receita de torta de frutas com kiwi

Receita de torta de frutas com kiwi

Os participantes foram divididos em três grupos: os que receberam um suplemento de 250mg de vitamina C, os que consumiram 2 kiwis diariamente (da variedade amarela, SunGold, que possui três vezes mais vitamina C) e os que atuaram como placebo.

O resultado surpreendeu: os grupos que receberam o suplemento e consumiram o kiwi relataram melhora no humor, sendo que apenas o grupo que consumiu o kiwi percebeu a evolução de fato. Esse grupo ainda notou a melhora em apenas quatro dias, tendo pico positivo entre 14 a 16 dias.

Segundo o autor principal do estudo, Ben Fletcher, os participantes já tinham uma saúde mental relativamente boa, mas, mesmo assim, notaram melhora.

10 frutas com pouco açúcar

10 frutas com pouco açúcar

Vitamina C do kiwi

A vitamina C age diretamente no cérebro, ativando hormônios como serotonina, dopamina e norepinefrina, responsáveis por melhorar o humor e a função cognitiva. Também ajuda a reduzir o estresse por meio da diminuição dos níveis de cortisol.

A nutricionista e especialista em metabolismo humano Natacha Vian explica que a vitamina C é indicada, inclusive, para auxiliar no tratamento de ansiedade, por exemplo.

— Um dos tratamentos que utilizamos na clínica para pacientes com ansiedade e outros distúrbios é a suplementação de vitamina C, sendo a quantidade a definir pelo profissional e de acordo com o caso — explica.

Entretanto, é importante enfatizar: sempre procure orientação médica para saber qual é o seu caso. Apesar de todos os benefícios, a vitamina C, sozinha, não serve como cura para todos os distúrbios de humor e nem para doenças como a depressão.

Fontes:

Natacha Vian é nutricionista pela UniMetrocamp, com especializações em nutrição clínica e Bioquímica e metabolismo humano.

Veja também

Mais do ge

Especialistas explicam como obter proteína para construir e manter músculos sem fontes animais

Hipertrofia com dieta vegana é possível? Entenda - Foto: (iStock)

Inflamação é uma das maiores causas de dor no pé e pode ser causado por diversas fatores; sintomas podem afetar dia a dia até em tarefas mais simples

Existe cura para a fascite plantar? Especialista explica - Foto: (iStock)

Profissional de educação física e treinador de corrida, Gustavo Luz ajuda na preparação semanal para uma prova

Saiba como se comportar na semana de uma prova importante - Foto: (Istock Getty Images)

Uma refeição calórica mas com pouca quantidade pode dar lugar a outra com maior volume de alimentos e com igual ou menor valor calórico

Dá para emagrecer comendo melhor, e não menos; veja trocas - Foto: (iStock)

Treinos no inverno podem ser interessante para perda de peso e para o metabolismo, mas é necessário ter alguns cuidados

Endocrinologista explica benefícios e cuidados para treinar no frio - Foto: (Istock Getty Images)

Congresso Internacional de Obesidade no Brasil destaca estudo comparativo do impacto do exercício físico regular ou aos fins de semana

Exercitar-se apenas no fim de semana vale a pena? - Foto: (iStock)

Conheça os efeitos que as baixas temperaturas do inverno causam no organismo humano

O que muda no nosso corpo durante o frio - Foto: (iStock)