TIMES

Por Úrsula Neves


Treinar a mente é tão importante quanto treinar o corpo, e isso vale para o dia a dia e para atletas. Afinal, praticar esportes é uma atividade que deve envolver sempre corpo e mente. Não adianta nada focar apenas no treino físico para melhorar o desempenho sem se preocupar em trabalhar o lado mental. O desenvolvimento da concentração, do foco e do autocontrole em momentos de pressão é fundamental durante os treinos e, principalmente, nas competições - assim como no trabalho e nas relações pessoais. O paraquedista e instrutor de yoga e meditação João Tambor ensina, nos vídeos abaixo, uma técnica de respiração para desacelerar e relaxar a mente e outra para acelerar, ficar mais desperto e estimular foco e atenção em momentos que exigem maior dinamismo e concentração nos treinos e na vida.

Respiração para acelerar e focar

Aprenda técnica de respiração para ficar mais desperto e focado

Aprenda técnica de respiração para ficar mais desperto e focado

Respiração para desacelerar e relaxar

Aprenda técnica de respiração para relaxar a mente

Aprenda técnica de respiração para relaxar a mente

Por que meditar?

Um atleta que não consegue controlar as próprias emoções em situações adversas no esporte pode apresentar diminuição do desempenho, aumento dos quadros de ansiedade e estresse, favorecer o surgimento de lesões. E, dependendo do esporte, no momento extremo da ação, pode até contribuir negativamente para a ocorrência de acidentes fatais, como quase aconteceu com João Tambor, um dos grandes nomes do paraquedismo brasileiro.

- Em um pouso de alta complexidade, precisei tomar rapidamente uma decisão e, graças a essa atitude, consegui me salvar de um acidente que poderia ter sido fatal. Mas isso somente foi possível porque o meu nível de concentração e foco naquele momento estava em máxima eficiência. Se eu não tivesse a mente treinada, realmente poderia ter morrido - conta João Tambor, que também é mentor de alta performance, instrutor de yoga, meditação e saúde integrativa.

A meditação ajuda a treinar a mente — Foto: Istock Getty Images

Como o paraquedismo é um esporte de ação, onde o perigo é extremo, e dominar a mente é tão importante quanto o conhecimento técnico adquirido, João desenvolveu uma série de técnicas, incluindo de respiração. Algumas servem para acalmar a mente em momentos de estresse e pressão, outras para acelerá-la em momentos que necessitem de maior dinamismo e concentração nos treinos.

- Atuo tanto como atleta e coach de alto rendimento, já tendo ensinado essas e outras técnicas para mais de 15 mil alunos. Além da minha formação de educador físico e instrutor de yoga e meditação, fui buscar conhecimentos também nos cursos de programação neurolinguística e hipnose - complementa.

Entre as principais capacidades trabalhadas pelo atleta e mentor de alta performance estão:

  • Visualização;
  • Treinamento de atenção;
  • Relaxamento (com exercícios de meditação, respiração e yoga);
  • Autoconfiança;
  • Gerenciamento de emoções.

- É a mente que determina o sucesso entre duas pessoas com as mesmas oportunidades. Mas para que ela seja sua aliada, é preciso treiná-la. É importante ressaltar também que cada pessoa tem suas próprias condições emocionais e necessidades. Portanto, a preparação mental pode variar de acordo com as características individuais - conclui o mentor de alta performance.

Fonte:
João Tambor (@joaotambor) é paraquedista, mentor de alta performance, instrutor de yoga, meditação e saúde integrativa. Criador dos projetos “Voa Humano” e “Body Flight Exercises”.

Veja também

Mais do ge

Especialistas explicam como obter proteína para construir e manter músculos sem fontes animais

Hipertrofia com dieta vegana é possível? Entenda - Foto: (iStock)

Inflamação é uma das maiores causas de dor no pé e pode ser causado por diversas fatores; sintomas podem afetar dia a dia até em tarefas mais simples

Existe cura para a fascite plantar? Especialista explica - Foto: (iStock)

Profissional de educação física e treinador de corrida, Gustavo Luz ajuda na preparação semanal para uma prova

Saiba como se comportar na semana de uma prova importante - Foto: (Istock Getty Images)

Uma refeição calórica mas com pouca quantidade pode dar lugar a outra com maior volume de alimentos e com igual ou menor valor calórico

Dá para emagrecer comendo melhor, e não menos; veja trocas - Foto: (iStock)

Treinos no inverno podem ser interessante para perda de peso e para o metabolismo, mas é necessário ter alguns cuidados

Endocrinologista explica benefícios e cuidados para treinar no frio - Foto: (Istock Getty Images)

Congresso Internacional de Obesidade no Brasil destaca estudo comparativo do impacto do exercício físico regular ou aos fins de semana

Exercitar-se apenas no fim de semana vale a pena? - Foto: (iStock)

Conheça os efeitos que as baixas temperaturas do inverno causam no organismo humano

O que muda no nosso corpo durante o frio - Foto: (iStock)