TIMES

Por Matheus Wenna, para o EU Atleta — Rio de Janeiro


Pequenas, suculentas e versáteis, as uvas são amplamente apreciadas em todo o mundo pela variedade de cores e sabores, capazes de agradar a quase todos os paladares. Doce, neutra ou ácida, vermelha, roxa, verde ou amarela, é provável que ao menos uma delas te agrade. Estima-se que existem 60 espécies de uva, ramificadas em mais de 8 mil variedades. Como alimento, podem ser utilizadas in natura ou transformadas em sucos, vinhos, passas e geleias, oferecendo uma infinidade de possibilidades. Ricas em nutrientes essenciais, as uvas podem beneficiar desde o funcionamento cardiovascular até a saúde mental. O teor calórico das uvas é relativamente baixo, já que, em 100g, são 53 calorias.

Uvas: calorias, benefícios, tabela nutricional e vitaminas — Foto: iStock

Repletas de antioxidantes poderosos, com uma menção especial ao resveratrol, as uvas oferecem proteção contra danos celulares causados pelos radicais livres, prevenindo doenças como diabetes, hipertensão e cânceres e retardando o processo de envelhecimento do corpo.

Uvas são uma excelente fonte de vitaminas A, C, E e K e de minerais essenciais, como o potássio, o que faz delas uma importante aliada para quem busca uma alimentação saudável e equilibrada, como explica a nutricionista especializada em fitoterapia Carolina Freire.

– Frutas são os fast foods da natureza. Elas são práticas e versáteis para o consumo no dia a dia. No geral, elas nos fornecem todos os nutrientes, antioxidantes, vitaminas e minerais que precisamos, na sua melhor forma. E a uva não fica de fora. Apesar de pequena, a uva é muito poderosa e pode ser utilizada em diversos preparos ou bebidas. As quantidades são um condicionante individual. O nutricionista deve ser consultado para entender o contexto que o paciente está inserido e qual a quantidade ideal que ele deve consumir dessa fruta – explica a especialista.

Tabela nutricional da uva - 100g (10 a 15 bagos)

  • Valor energético: 53 kcal
  • Proteínas: 0,7g
  • Gorduras totais: 0,2g
  • Carboidratos: 13,6g
  • Fibras: 0,9g
  • Vitamina C: 3,3mg
  • Potássio: 162mg
  • Fósforo: 12mg
  • Cálcio: 7mg
  • Magnésio: 5mg
  • Manganês: 0,13mg

Benefícios da uva

Um fator que chama muito a atenção da são os compostos bioativos, que possuem ação antioxidante. Eles promovem uma série de benefícios ao organismo, conforme detalhado abaixo.

– A casca concentra a maior quantidade de compostos bioativos com efeito antioxidante, que vêm a auxiliar no controle das doenças crônicas, promovendo um envelhecimento saudável. É importante ressaltar que a gente deve preferir as uvas sem agrotóxicos, que foram expostas ao vento e frio, por exemplo. Isso garante que elas produzam uma maior quantidade de antioxidantes – aponta a nutricionista.

Confira os benefícios da uva:

  • Melhora da saúde cardiovascular, sobretudo por conta do resveratrol. Ele possui ação antioxidante e anti-inflamatória, melhorando o fluxo sanguíneo por meio do relaxamento dos músculos dos vasos e ajudando a inibir a agregação plaquetária, o que evita uma série de doenças circulatórias;
  • Regulação do intestino, devido à presença das fibras;
  • Controle e prevenção de doenças crônicas, como hipertensão, diabetes e colesterol alto;
  • Redução de estresse, uma vez que o resveratrol atua no bloqueio das enzimas relacionadas com o estresse no cérebro;
  • Prevenção de cânceres, como o de mama e o de pele, graças à ação dos compostos bioativos antioxidantes, que protegem as células saudáveis dos radicais livres;
  • Melhora da saúde óssea, em razão da vitamina K, que ajuda na fixação do cálcio nos ossos, prevenindo problemas como a osteoporose;
  • Auxílio da saúde ocular, porque a presença dos antioxidantes luteína e zeaxantina reduzem o estresse oxidativo da luz solar na retina. Já o resveratrol protege contra doenças oculares advindas da diabetes;
  • Desaceleração do processo de envelhecimento, também ligado ao resveratrol.

Formas de consumo da uva

O formato in natura é o mais indicado para o consumo, devido à menor concentração de carboidratos por porção quando comparada às versões em sucos ou geleias, por exemplo.

– O hábito de consumir alimentos naturais nos garante os nutrientes necessários para manter a nossa saúde e energia. Quando você promove o autocuidado através de boas escolhas alimentares, você tem como consequência a manutenção do seu peso adequado e a melhora da sua disposição, que é tão necessária para manter uma vida ativa. Além disso, o consumo regular de frutas, como a uva, também ajuda na saúde no geral, que por si só já impacta na nossa qualidade de vida.

Entretanto, para praticantes de atividade física extenuante ou de alto rendimento, os sucos podem ser a melhor alternativa.

Quando consumidos antes do treino ou mesmo durante sessões mais prolongadas de exercícios, funcionam como um energético natural, conforme explica Carolina.

– O suco da uva, que é a forma aconselhável de você utilizar como praticante de atividade física, vai atuar como um agente ergogênico. Isso significa que ele vai ser capaz de dar energia para o organismo e recuperar as fibras musculares. Os benefícios do suco de uva para os praticantes de atividades físicas estão ligados ao fato de ser uma bebida energética, capaz de repor os minerais essenciais do corpo, recuperar o cansaço, aumentar a produção de insulina e ainda favorecer a circulação e o metabolismo. Como são benefícios naturais, eles ajudam os atletas a melhorar o desempenho e a proteger o corpo.

Suco de uva pode ser energético natural para atletas de endurance — Foto: iStock

Receita: surpresa de uva

Nutricionista ensina receita de surpresa de uva

Nutricionista ensina receita de surpresa de uva

Ingredientes:

  • Uvas higienizadas
  • 150 ml de iogurte natural
  • Adoçante culinário
  • Canela (à gosto)

Modo de preparo:

  1. Misture bem o adoçante do iogurte;
  2. Em seguida, espete as uva com um palito de dente e mergulhe no iogurte;
  3. Coloque em um recipiente as uvas com a mistura para que elas escorram o excesso do iogurte;
  4. Leve ao freezer por cerca de 2 horas;
  5. Ao final, polvilhe canela para servir.

Fonte:

Carolina Freire é nutricionista especializada em nutrição funcional, fitoterapia, nutrição esportiva e coaching em saúde.

Veja também

Mais do ge

Cardiologista e médico do esporte aponta avanços e questões na prevenção da mortalidade em casos semelhantes

Retorno de Eriksen à Eurocopa após parada cardíaca deixa lições - Foto: (Reuters)

Entenda como cada modalidade contribui para perder peso

Musculação ou crossfit: qual é melhor para emagrecer? - Foto: (iStock)

Estudos investigam efeitos de dieta com restrições alimentícias na saúde humana

Fisiologistas explicam os efeitos de dietas veganas na saúde óssea - Foto: (Istock Getty Images)

Entenda como o exercício tem influência sobre o sistema cardiovascular

Yoga ajuda a controlar pressão alta e batimentos cardíacos

Desconforto gástrico e intestinal pode ser comum em atletas durante a prática esportiva

Entenda por que atletas têm dor de barriga durante treinos e provas - Foto: (iStock Getty Images)

Especialistas explicam como obter proteína para construir e manter músculos sem fontes animais

Hipertrofia com dieta vegana é possível? Entenda - Foto: (iStock)

Inflamação é uma das maiores causas de dor no pé e pode ser causado por diversas fatores; sintomas podem afetar dia a dia até em tarefas mais simples

Existe cura para a fascite plantar? Especialista explica - Foto: (iStock)