TIMES

Por Turibio Barros e Gerseli Angeli

Mestres e doutores em Fisiologia do Exercício pela UNIFESP-EPM

Campos do Jordão, SP


A creatina é um nutriente essencial para o nosso organismo. Trata-se de uma molécula sintetizada em nosso corpo no fígado, nos rins e nos pâncreas a partir de três aminoácidos: glicina, arginina e metionina.

Suplementação de creatina EU Atleta — Foto: iStock

São inúmeras funções, todas elas ligadas à produção de energia nas células, pois a creatina se liga a um radical fosfato formando a fosfocreatina, que é uma fonte fundamental de energia para todas as funções celulares.

Nutricionista Cris Perroni esclarece dúvidas sobre creatina

Nutricionista Cris Perroni esclarece dúvidas sobre creatina

Apesar de ser sintetizada no nosso organismo, a creatina é também um nutriente presente na carne, fazendo parte de toda dieta de quem consome qualquer tipo de carne.

Como a carne é a única fonte nutricional de creatina, uma questão absolutamente intuitiva é a pergunta a respeito do resultado das dietas veganas nos estoques de creatina no organismo.

Vários estudos têm sido publicados sobre este assunto, e recentemente pesquisadores canadenses publicaram uma revisão sistemática abordando os efeitos da suplementação de creatina, comparando indivíduos veganos e omnívoros.

Como seria esperado, foi comprovado que os veganos têm estoques corporais de creatina significativamente mais baixos no sangue e nas células, comparados com quem consome carne na dieta.

Quando ambos os grupos são suplementados com creatina, os níveis desse nutriente se equilibram em valores mais altos do que antes da suplementação, nos dois grupos, deixando de existir níveis mais baixos de creatina nos veganos. Ou seja, os veganos aumentam mais seus níveis de creatina que os omnívoros.

Essas evidências enfatizam a importância de os indivíduos veganos suplementarem esse nutriente, principalmente os que fazem atividades físicas e esportivas, pois já é consenso na literatura científica a melhora do desempenho em função do aumento dos níveis de creatina principalmente nos músculos.

* As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do ge / Eu Atleta.

Veja também