TIMES

Por Eu Atleta — Rio de Janeiro

Amadores e até profissionais, os atletas também têm direito a uma vida social. E isso, muitas vezes, inclui bebidas alcoólicas. Mas ingerir álcool não desidrata e atrapalha o rendimento? Sim. Mas se você não tem treino ou prova no dia seguinte, beber muita água e se alimentar bem não precisa abrir mão da sua cervejinha ou drinque preferido no fim de semana. Para te ajudar a fazer a melhor escolha, o Eu Atleta preparou uma lista com as calorias de algumas bebidas com a ajuda da nutricionista Cristiane Perroni. Confira no quadro abaixo:

- O uso de álcool possui contexto social e cultural. O importante é limitar a sua utilização, reduzir a frequência e não associar à prática esportiva. Deve-se evitar beber no dia anterior e logo após corrida ou competição - afirmou Cris Perroni.

— Foto: Eu Atleta

Portanto, vale sempre usar a famosa frase “beba com moderação”. De acordo com a nossa nutri, o limite máximo recomendado para o consumo de bebidas alcoólicas é de 30g de etanol ao dia para homens, e metade, 15g, para as mulheres. A ingestão dessa quantidade não estaria associada ao aumento da circunferência abdominal, a temida “barriga de chope”. No entanto, o consumo acima de 48g pode ter interferência na dieta.

Uma ou duas taças de vinho por dia pode trazer vários benefícios à saúde de homens e mulheres — Foto: Eu Atleta | Arte | fotos: arquivo pessoal

O vinho, por exemplo, seria benéfico à saúde, segundo alguns estudos, protegendo o coração, reduzindo o colesterol "ruim" e prevenindo o entupimento de veias e artérias. Até duas taças por dia seriam permitidas para o sexo masculino, e uma, para o feminino. Já as destiladas são bebidas purificadas através de um processo chamado de destilação a partir de substâncias fermentadas, como frutas, grãos e outras partes vegetais. Devem ser preparadas com frutas adicionadas à cachaça ou vodca, e se precisar adoçar, deve-se evitar o açúcar e acrescentar sucralose ou estévia.

A cerveja seria boa fonte de polifenóis, com ação antioxidante, podendo reduzir o risco cardiovascular e de doenças crônicas degenerativas. Estudos mostram ainda que a moderada ingestão da bebida não teria influência no ganho de peso, que estaria relacionado à ingestão excessiva de calorias. A medida de consumo diário ideal seria de 330ml para mulheres, e 660ml para homens.

Cerveja, vinho, saquê e sidra, por exemplo, fazem parte do grupo das bebidas fermentadas, que surgem através da transformação dos açúcares em álcool, ácido carbônico, entre outros produtos. As bebidas destiladas são geralmente mais fortes e com alto teor alcoólico. Também são bem mais calóricas do que as fermentadas. No entanto, a ingestão de caipirinhas e drinques é feita de forma mais lenta, ou seja, essas bebidas são consumidas em menor quantidade do que cerveja ou chope, por exemplo.

Beber com moderação faz parte da vida social saudável do atleta amador — Foto: Getty Images

Portanto, independentemente das calorias de cada bebida alcoólica, é preciso avaliar também o teor alcoólico de cada uma. A quantidade de álcool em gramas é obtida a partir da multiplicação do volume de álcool contido na bebida pela densidade do álcool (d=0,8). É preciso cuidado para não errar na dose e ter seu treino prejudicado no dia seguinte. Sendo assim, beba com moderação e divirta-se!

Veja também

Mais do ge

Saiba como identificar que a alimentação necessita melhorar

10 sinais de que você precisa começar a comer saudável - Foto: (iStock)

Nutricionista Cris Perroni explica como organismo reage a diferentes alimentos

O que são alergia, intolerância e sensibilidade alimentar - Foto: (iStock)

Conheça por que a fruta é uma das queridinhas nas indicações de nutricionistas

Maçã: calorias, benefícios, tabela nutricional e vitaminas  - Foto: (iStock)

Comum entre corredores e atletas, DOMS podem ser prevenidas e tratadas

Sabe aquela dor no corpo pós treino? Especialista explica - Foto: (Istock Getty Images)

Confira quais são os casos mais comuns e saiba como manter a articulação saudável

Veja as principais lesões no joelho e como evitar - Foto: (iStock)

Nutricionista explica propriedades da bebida para a saúde e ensina como preparar infusão caseira

Chá de maracujá: para que serve, benefícios e como fazer - Foto: (iStock)

Educador físico explica que mesmo atividades de baixa intensidade podem ter grandes benefícios para a saúde, além de estimular a busca por um estilo de vida mais saudável

Caminhada não deve ser subestimada como exercício; entenda - Foto: (iStock)