TIMES

Por Letícia Spala — Rio de Janeiro


O chá preto (camellia sinensis) é famoso pelo seu forte amargor, mas também pelo potencial emagrecedor. Conhecida também como chá vermelho na China, a bebida possui substâncias que aceleram o metabolismo e aumentam o desempenho no foco e na concentração, podendo ser uma ótima opção de pré-treino, até melhor que o café. Outro benefício que merece destaque é o funcionamento do chá preto no controle da glicemia, podendo favorecer no tratamento da diabetes. Abaixo, a nutricionista Ana Carolina Arnhold vai explicar melhor as propriedades e benefícios desse chá milenar, de sabor intenso e defumado, além de ensinar como fazer a versão tradicional da bebida e uma receita pré-treino que inclui mel, gengibre e limão. Confira!

Benefícios do chá preto

Principais benefícios do chá preto

Principais benefícios do chá preto

  • Ação termogênica: possui alto nível de teína e cafeína, auxiliando na disposição. Mas por conter menos estimulantes que o café, promove uma liberação de energia mais leve e contínua ao invés de picos elevados que podem gerar ansiedade, como no caso da cafeína.
  • Auxilia no emagrecimento: os polifenóis presentes no chá auxiliam na diminuição do apetite e na absorção de gordura e açúcares, que contribui para quem busca perder peso. No entanto, é importante lembrar que o efeito no emagrecimento é bem pequeno e o mais importante para quem deseja bons resultados é ter uma alimentação saudável com acompanhamento de um especialista e praticar exercícios físicos: emagrecer exige balanço calórico negativo.
  • Favorece a digestão: os polifenóis encontrados no chá preto promovem o crescimento de bactérias boas e inibem o de bactérias ruins, promovendo um equilíbrio no organismo em geral e no intestino em particular.
  • Auxilia no controle da glicemia: a ação hipoglicemiante do chá ajuda a retardar a absorção da glicose. Quando não adoçada, a bebida ajuda a regular a secreção de insulina no corpo, além de melhorar a forma como o açúcar no sangue é metabolizado.
  • Melhora a saúde do coração: os flavonoides presentes na planta têm poder anti-inflamatório e são conhecidos como protetores do sistema cardiovascular, pois ajudam na regulação do colesterol.
  • Contribui para a saúde do cérebro: a l-teanina e a cafeína, presentes no chá, beneficiam a atividade cerebral ao manterem o cérebro em estado de alerta; desta forma, favorecem a função cognitiva, intensificando o foco e concentração.
  • Previne o envelhecimento: por ser rico em antioxidantes, a bebida atua nas células impedindo a oxidação, ou seja, mantendo as células saudáveis por mais tempo.
  • Melhora a qualidade da pele: por ser rico em antioxidantes e conter alto teor de cafeína, possui propriedades anti-inflamatórias. Alguns cosméticos, inclusive, trazem o chá preto em sua composição por essa razão.

Receitas de chá preto

Chá preto para pré-treino

Chá preto para pré-treino

Tradicional

Ingredientes:

  • 200 ml de água;
  • 1 colher de chá de chá preto tostado (aproximadamente 2g);

Modo de preparo:

  1. Em uma panela, adicione 200 ml de água;
  2. Espere levantar fervura, em seguida, desligue o fogo;
  3. Adicione 2g (ou uma colher de chá) do chá preto tostado e misture;
  4. Abafe com uma tampa e deixe a erva em infusão por aproximadamente 10 minutos;
  5. Coe e está pronto para consumir quente ou se preferir, para levar à geladeira caso prefira consumir gelado.
  6. Adoce como quiser.

Rendimento: uma xícara de chá de 200 ml.
Calorias: sem adição de açúcar, a receita não possui calorias.

Pré-treino

Ingredientes:

  • 1,5L de água quente;
  • 15g de Chá Preto Tostado;
  • 1/2 Limão Tahiti;
  • 30g de Mel;
  • 6g de gengibre.

Modo de preparo:

  1. Ferva a água;
  2. Em seguida, deixe a fervura baixar para não queimar o chá e misture a erva;
  3. Mantenha em infusão por 10 minutos para evitar amargar;
  4. No liquidificador, junte o chá, o limão, o mel e o gengibre;
  5. Bata durante 20 segundos;
  6. Ao bater, a mistura mudará de tonalidade;
  7. Conserve na geladeira por até 24h.

Rendimento: aproximadamente cinco porções de 200ml.
Calorias: 90 kcal.

Benefícios da receita pré-treino: o chá preto e o limão funcionam como antioxidantes naturais. Já o mel é um carboidrato de rápida absorção, ideal para ser consumido antes dos treinos. O gengibre funciona como um ativador metabólico, que, nesse caso, também vai promover uma ação antioxidante, além de aumentar a defesa do organismo.

Dica da nutri: vale lembrar que adicionar uma fonte de proteína junto ao consumo do chá ajuda a diminuir a carga glicêmica da receita (já que tem o carboidrato do mel) ajudando nos resultados de performance também.

Recomendação Diária

  • Recomenda-se o consumo de até três xícaras ao dia, pela manhã e no máximo até as 16h para não haver interferência no sono;
  • Pode ser consumido quente ou frio, mas deve-se evitar o consumo até duas horas após as refeições principais, já que algumas substâncias presentes no chá atrapalham a absorção de alguns nutrientes, como o ferro;
  • Procure tomar puro, sem adoçantes. Após pronta, a bebida pode ser guardada na geladeira, mas só mantém suas propriedades por até 24 horas.

Contraindicações

Chá preto pode ser substituído pelo café para ajudar no foco e concentração - EU Atleta — Foto: divulgação/istock

Apesar da vasta lista de benefícios, o chá preto também possui contraindicações. De acordo com a especialista, o chá preto não é indicado para pessoas hipertensas, gestantes, crianças ou pessoas sensíveis à substância.

– Além de evitar o consumo no período noturno, por ser energético, também é preciso avaliar a possibilidade de interação medicamentosa, principalmente em idosos. Por isso a necessidade de um acompanhamento nutricional individualizado. Além disso, outro fator que deve ser respeitado é que, por ser rico em taninos (que diminuem a absorção de diversos micronutrientes), o chá preto deve ser ingerido sem excessos e não combinado às refeições principais. O ideal é que ele seja consumido com um intervalo de duas horas após as principais refeições, para não prejudicar a absorção de ferro do organismo – explica Ana Carolina.

Fonte:
Ana Carolina Arnhold (@nutrianacarolarnhold) é Graduada em nutrição pela Universidade Feevale do Rio Grande do Sul, especialista em Nutrição Clínica, Estética, Esportiva, Pré e Pós Operatório em Cirurgia Bariátrica. Ana também possui especialização em Modulação Intestinal e Nutrição Funcional.

Veja também

Mais do ge

Cardiologista e médico do esporte aponta avanços e questões na prevenção da mortalidade em casos semelhantes

Retorno de Eriksen à Eurocopa após parada cardíaca deixa lições - Foto: (Reuters)

Entenda como cada modalidade contribui para perder peso

Musculação ou crossfit: qual é melhor para emagrecer? - Foto: (iStock)

Estudos investigam efeitos de dieta com restrições alimentícias na saúde humana

Fisiologistas explicam os efeitos de dietas veganas na saúde óssea - Foto: (Istock Getty Images)

Entenda como o exercício tem influência sobre o sistema cardiovascular

Yoga ajuda a controlar pressão alta e batimentos cardíacos

Desconforto gástrico e intestinal pode ser comum em atletas durante a prática esportiva

Entenda por que atletas têm dor de barriga durante treinos e provas - Foto: (iStock Getty Images)

Especialistas explicam como obter proteína para construir e manter músculos sem fontes animais

Hipertrofia com dieta vegana é possível? Entenda - Foto: (iStock)

Inflamação é uma das maiores causas de dor no pé e pode ser causado por diversas fatores; sintomas podem afetar dia a dia até em tarefas mais simples

Existe cura para a fascite plantar? Especialista explica - Foto: (iStock)