meia maratona do rio

TIMES

Por Igor Christ e Renata Domingues — Rio de Janeiro

Entramos na semana da Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro, que acontece neste domingo, dia 20. E como completar 21km correndo não é uma das tarefas mais fáceis, pedimos ao nosso treinador, Gustavo Luz Tavora, para elaborar 21 dicas para você percorrer cada quilômetro da prova sem sofrimento e cruzar com êxito a linha de chegada.

Dos dias que antecedem a tão esperada corrida, passando pela largada na Praia de São Conrado, a temida subida da Niemeyer, os pontos de hidratação até a chegada no Aterro do Flamengo e a recuperação pós-prova, listamos as principais peculiaridades da Meia Maratona, que terá transmissão ao vivo pela TV Globo, no Esporte Espetacular. Confira:

Confira o mapa da Meia Maratona do Rio — Foto: Editoria de Arte/Eu Atleta

1 - É importante chegar descansado para a prova. Uma boa estratégia é no fim de semana anterior não treinar mais do que metade da prova.

2 - Na semana da prova, diminua a dificuldade dos treinos. O objetivo é acabá-los com energia e se sentindo bem.

3 - Nos dias que antecedem a prova tente gastar o mínimo de energia durante as tarefas do cotidiano. Vale a regra de ouro do ciclismo profissional: "Se estiver em pé e puder sentar, sente. Se puder deitar, deite”.

4 - Assim como na véspera dos seus treinos longos, por volta de 2/3 das calorias que ingerir deverão vir dos carboidratos. Você não precisa se empanturrar em um rodízio de massas, coma uma quantidade com a qual esteja acostumado.

5 - Sem treino na véspera. Você não vai perder nenhum condicionamento se não treinar na véspera da prova.

Fique atento às dicas para mandar bem nos 21km — Foto: Sérgio Shibuya/MBraga Comunicação

6 - Não se preocupe com a falta de sono na noite anterior à prova. Isso acontece. O mais importante é você ter descansado ao longo da semana.

7 - Planeje o seu café da manhã no dia da prova. Tenha a certeza de que você tem o tudo que precisa para o desjejum. Não espere conseguir certos alimentos na largada.

8 - Nunca experimente nada de diferente no dia da prova (comida, gel, tênis, etc).

9 - Planeje a sua ida até a largada. Tenha o cuidado de saber exatamente como você vai chegar na prova. Saia de casa com bastante antecedência. Isso garante que você não perca a largada no caso de algum contratempo.

10 - Se você vai correr para fazer um bom tempo, vale à pena fazer um aquecimento de até uns 10 minutos antes de se posicionar bem para a largada. Se você é iniciante e não está preocupado com o seu tempo final, pode usar os primeiros quilômetros de prova para fazer isso.

Nada de estrear tênis novo ou alguma comida diferente no dia da prova — Foto: Sérgio Shibuya/MBraga Comunicação

11 - O primeiro desafio da prova começa logo depois da largada, que é a subida da Niemeyer, uma subida não muito íngreme, mas contínua, de quase 3km. Cuidado para não acelerar demais aqui, pois a conta pode vir mais à frente.

12 - Assim que o trecho da Niemeyer acaba, começam os trechos das praias do Leblon, Ipanema e Copacabana. Procure correr do lado esquerdo da pista onde encontrará alguns pontos de sombra. No final da prova, esses trechos, mesmo que curtos, podem somar minutos e fazer a diferença na sua prova.

13 - A prova é quase 100% do lado do mar e às vezes isso pode significar bastante incidência de vento. Uma boa estratégia é numa situação de vento ficar atrás de algum corredor (desde que ele esteja no seu ritmo) e economizar um pouquinho de energia para o final da corrida.

14 - Numa prova de 21km é imprescindível fazer a reposição de energia com os famosos géis de carboidrato, por exemplo. Uma boa ideia é usá-los a cada 40 minutos de prova.

15 - Use viseira e deixe o boné em casa. A região da cabeça é uma das grandes responsáveis pela troca de calor do corpo com o ambiente, então, deixe-a descoberta.

Na descida da Niemeyer, cuidado para não exagerar nas passadas e perder fôlego — Foto: Sérgio Shibuya/MBraga Comunicação

16 - No dia da prova, independentemente da temperatura e da umidade, beba um pouco de água (pelo menos um gole para molhar a garganta) em todos os postos de hidratação.

17 - No km 13 o corredor chega ao Aterro do Flamengo. Talvez um dos trechos mais quentes da prova, principalmente em dias de sol a pino. Nesse km 13 existe um posto de hidratação com bebidas esportivas e talvez seja uma boa ideia pegá-las para encarar o trecho final.

18 - Quando o corredor passa no km 15, ele vê a linha de chegada do outro lado, mas tem que correr ainda mais 3km para frente e depois voltar esses 3km. Isso pode ser duro emocionalmente, mas por outro lado, é o trecho onde há a maior concentração de torcedores. O estímulo pode fazer a diferença no seu final de prova.

19 - Você cruzou a linha de chegada. Mesmo que esteja bem cansado, procure caminhar por uns 5 ou 10 minutos pelo menos. Você pode fazer isso comendo ou bebendo alguma coisa.

20 - É comum alguns corredores chegarem com a musculatura das pernas bem cansadas e doloridas. Por isso, evite alongar nesse primeiro momento. Espere as fibras musculares estarem mais descansadas e deixe o alongamento para outro momento, em casa, à noite, ou mesmo no dia seguinte, por exemplo.

21 - Depois de uma boa meia maratona, você precisa de alguns dias de descanso. Tire uns dois ou três dias de folga dos treinos (ou mais, se precisar). E volte a treinar aos poucos, talvez leve umas duas semanas para zerar completamente as micro lesões musculares que naturalmente acontecem durante a prova.

Depois de correr a Meia Maratona do Rio, aproveita para curtir o momento e, claro, descansar o corpo — Foto: Alexandre Durão

Veja também

Mais do ge

No Eu Atleta, cada corredor das provas de 5 e 21km vira tema de matéria exclusiva com resultado, classificação geral e na categoria, além de foto e vídeo da chegada

Vocé é notícia! Confira a sua reportagem na Meia Maratona do Rio

Prova reuniu 18 500 atletas que correram os 21km e 5km desfrutando a vista da orla carioca. Nessa edição, corredores não sofreram com o calor

Galeria: confira as imagens da Meia Maratona do Rio de Janeiro

Saiba o que ingerir antes, durante e depois da prova pela orla carioca

Vai encarar 21km? Confira estratégias nutricionais para correr a Meia do Rio

Treinador Gustavo Luz elabora lista com toques preciosos para você percorrer cada quilômetro sem sofrimento e cruzar com êxito a linha de chegada da prova deste domingo

Meia do Rio em 21 dicas: véspera, largada, percurso, hidratação e pós-corrida

A 21ª edição da prova vai reunir milhares de corredores na orla carioca neste domingo (20)

Retirada de kit, horários de largada, mapa da prova... Veja os detalhes da Meia do Rio

Morador da Rocinha, zelador José Osmar, de 45 anos, descobre paixão pela corrida durante sua reabilitação no hospital e agora se prepara para mais 21km na Meia do Rio, neste domingo

Coração novo e fôlego em dia: atleta transplantado encara meia maratona

Prova de 21km será disputada no dia 20 de agosto e percorre a orla da zona sul da cidade, com largada em São Conrado e chegada no Aterro do Flamengo. Também terá uma corrida de 5km

Inscrições para a Meia do Rio 2017 estão com preço especial até domingo

No Eu Atleta, cada corredor das provas de 5 e 21km vira tema de matéria exclusiva com resultado, classificação geral e na categoria, além de fotos e vídeo da chegada

Agora você vira notícia! Confira a sua reportagem na Meia Maratona do Rio

Os interessados em participar do prova de 21km ou da disputa de 5km deverão confirmar presença até o dia 16 de novembro. Inscrição terá valor de R$ 90,00

Meia Maratona do Rio de 2017 abre inscrições com preço promocional

Disputada sob forte calor neste domingo, a vigésima edição da Meia Maratona do Rio reuniu 20 mil atletas com largada em São Conrado e chegada no Aterro do Flamengo

Pacotão da Meia: superação no km 18, Brasil no topo, índio atleta e belo visual - Programa: Eu Atleta