valorant

TIMES

Por Rafael Tartaglia, para o ge


Última agente lançada pela Riot Games no Valorant, KillJoy é considerada, atualmente, uma das agentes “desbalanceadas” do jogo. Com um kit extremamente forte no lado Defensor, KillJoy “quebra um galho” no lado Atacante, principalmente no pós-plant da Spike. Caracterizada como uma sentinela, a pequena gênio das invenções possui duas granadas silenciosas, um robô de alarme e uma torreta – sua habilidade ultimate é capaz de desarmar inimigos e deixá-los lentos.

KillJoy foi inserida no Valorant na Atualização 1.05 — Foto: Reprodução/playvalorant

Habilidades e dicas de como usá-las

Nanoenxame (C):

  • Custo: R$ 100 (até duas unidades)

KillJoy lança uma granada silenciosa, que, ao tocar no chão, para de emitir sons. Quando ativada novamente por KillJoy, um enxame de nanorobôs são enviados para causar dano aqueles que estivem em cima do gadget.

  • Talvez a principal habilidade, sem contar a ultimate, de KillJoy. Praticamente invisível na maioria das vezes, Nanoenxame deve, obrigatoriamente, ser colocado no local em que a bomba será plantada – tanto no lado Atacante para impedir defuses, quanto do lado Defensor para impedir plants.
  • Com duas unidades, é possível combar Nanoenxame com a Torreta em alguma entrada fechada. Por exemplo, posicione a Torreta escondida, marcando a entrada de um corredor e posicione uma granada Nanoenxame no meio dessa passagem – quanto a Torreta começar a atirar em um inimigo, ative Nanoenxame.

Robô de Alarme (Q):

  • Custo: R$ 300 (uma unidade, podendo ser recuperado durante o round)

KillJoy lança um robô que persegue inimigos, semelhante ao Bumba de Raze, e explode quando os alcança. Inimigos atingidos ficam temporariamente vulneráveis ao dobro de dano de todas as fontes, ou seja, tiros, quedas ou habilidades de dano como molotovs, granadas, flechas de choque e afins.

  • Apesar de parecer muito forte, Robô de Alarme é facilmente destruído e relativamente simples de detectar. A estratégia, no entanto, é colocá-lo em posições que os inimigos não terão outra escolha senão pisar na habilidade ou até mesmo não conseguirão quebrar a habilidade (por não ter visão dela). Alguns exemplos são:

Spot de Robô de Alarme no bomb A da Ascent — Foto: Reprodução/Valorant

Spot de Robô de Alarme no bomb B da Bind — Foto: Reprodução/Valorant

  • Sempre que possível, segure a habilidade para fazer o Robô de Alarme retornar. A habilidade, assim como a Torreta, pode ser recuperada - à exemplo da câmera do Cypher. Porém, ao contrário de Torreta e da câmera do Cypher, que é gratuita toda rodada, o Robo de Alarme não.

Torreta (E):

  • Custo: zero (pode ser recuperado durante o round)

KillJoy equipa uma torreta que atira em inimigos em ângulo de 180º. A torreta pode ser destruída pelos inimigos e retirada por KillJoy ao apertar o mesmo botão usado para equipar a máquina.

  • Tente sempre usar a Torreta em posições que façam o inimigo perder a mira. Como assim? Quando bem posicionada, a Torreta fará com que o inimigo seja visto quando entre no local e, após isso, ele terá uma escolha: continuar tomando dano da Torreta ou atirar nela para quebrá-la. De uma forma ou de outra, ele será atrapalhado pela habilidade. Caso ele decida quebrar a Torreta, o que acontece na maioria das vezes, caso ela esteja em um pixel escondido, ele perderá a mira e será alvo fácil. Alguns exemplos são:

Spot para Torreta no bomb A da Ascent — Foto: Reprodução/Valorant

Spot para Torreta no bomb B da Bind — Foto: Reprodução/Valorant

Spot para Torreta no bomb A da Split — Foto: Reprodução/Valorant

Spot para Torreta no bomb B da Split — Foto: Reprodução/Valorant

  • A dica fazer com que a habilidade retorne, assim como dada para o Robô de Alarme, também é válida para a Torreta, principalmente defendendo. Apesar de gratuita na rodada seguinte, recuperar a Torreta a tempo de usá-la no mesmo round, no bomb em que está acontecendo a entrada dos Atacantes, faz diferença.
  • No lado atacante, é possível usar a Torreta de duas formas: para buscar informação, como a câmera do Cypher ou o drone de Sova e, principalmente, após a armação da bomba, no pós-plant da spike.
  • Seguindo na mesma linha, posicione a Torreta nas costas, ou em algum local não dominado pelo seu time para que ela faça o trabalho de encontrar inimigos que estão dando backup no bomb dominado.

Confinamento (X):

  • Custo: sete pontos de ultimate

KillJoy aprisiona todos os inimigos que estiverem no raio de alcance da habilidade ultimate por cerca de oito segundos. No entanto, o gadget que causa o confinamento pode ser destruído pelos inimigos.

  • Tanto do lado Atacante quanto do lado Defensor, Confinamento possui a mesma funcionalidade: ganhar um local e obrigar inimigos a se reposicionarem
  • Dessa forma então, do lado Atacante, utilize Confinamento para ganhar, prioritariamente, o bomb em que seu time deseja entrar, forçando os inimigos a se reposicionarem.
  • No lado Defensor, utilize Confinamento para segurar o bomb em que está e, principalmente, para retakes – inimigos escondidos dentro do bomb terão que se reposicionar para fora da habilidade ultimate, se expondo para seu time.
  • Cuidado, no entanto, com a falsa segurança que Confinamento passa. Além de poder ser quebrada, a habilidade tem um longo tempo até, de fato, desarmar inimigos e deixá-los lentos. Há possibilidade de no momento em que instale a ultimate, o time adversário avance em direção ao bomb para buscar abates antes do tempo de ativação.

Veja também

Mais do ge