valorant

TIMES

Por Redação do ge — São Paulo


Na LOUD, Erick "aspas" se tornou astro do Valorant. Não só por ter integrado o time brasileiro campeão mundial em 2022, mas também pelas apresentações individuais que o catapultaram ao estrelato e que provavelmente farão ser um dos jogadores mais desejados desta janela de transferência. Com o término do contrato com a equipe brasileira, aspas anunciou a saída do elenco e a disponibilidade de receber propostas de outros clubes. Isso depois de ter declarado que não desejava sair da LOUD, com a qual conquistou quatro títulos em duas temporadas de sucesso.

Aspas deixa LOUD e se abre a propostas para VCT 2024

Aspas deixa LOUD e se abre a propostas para VCT 2024

Aspas, jogador do time de Valorant da LOUD, em ensaio fotográfico antes do Valorant Champions 2023 — Foto: Stefan Wisnoski/Riot Games

Ex-jogador de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO), mas sem pretensões competitivas, aspas começou a jogar Valorant no primeiro ano de lançamento, em 2020, e se destacou nas filas ranqueadas, logo chamando a atenção pelas performances e inclusive sendo acusado de trapacear. No CS:GO, o jogador era acusado de usar cheat e, em 2019, chegou a ter a conta na plataforma Gamers Club banida até 2037 por "violação dos Termos de Uso".

Aspas disputou o seu primeiro campeonato presencial de Valorant em novembro de 2021, o Good Game Brasil, o qual venceu jogando pelo time FOGUETE. Ele havia sido contratado antes da Slick, a equipe criada pelo streamer argentino Hernan "hastad".

Já considerado uma das joias do cenário brasileiro, aspas entrou para o elenco montado por Gustavo "Sacy" para representar a LOUD a partir da temporada 2022. Foi uma ascensão meteórica, de promessa a campeão mundial.

Com Sacy, aspas, Matias "Saadhak", Felipe "Less", Bryan "pANcada" e Matheus "bkza" de treinador, a LOUD conquistou os dois VCT Challengers Brazil de 2022, com tamanha superioridade que não perdeu um mapa sequer nos dois campeonatos.

Logo no primeiro campeonato no exterior, o Valorant Masters Reykjavík, realizado na capital da Islândia, a equipe brasileira entrou diretamente nos playoffs e chegou à final, sendo derrotada pela norte-americana OpTic Gaming, a maior rival da LOUD na temporada passada.

Depois de quase sentir o gostinho de uma conquista internacional na estreia no exterior, a LOUD experimentou o amargo sabor do insucesso no Valorant Masters Copenhagen, o segundo campeonato internacional de 2022, realizado na capital da Dinamarca. O time brasileiro perdeu as duas séries que disputou, a última delas para a OpTic, sacramentando a eliminação.

No Valorant Champions de 2022, disputado em Istambul, capital da Turquia, a LOUD brilhou e se consagrou campeã.

Na fase de grupos, a equipe passou com duas vitórias e uma derrota - para a rival OpTic. Nos playoffs, Sacy e companhia derrotaram a latino-americana Leviatán, a sul-coreana DRX e a OpTic. Brasileiros e norte-americanos se reencontraram na grande final, em uma decisão vencida pela LOUD.

Aspas terminou a temporada sendo aclamado como um dos melhores jogadores do mundo, só perdendo o posto de mais badalado para o norte-americano Jaccob "yay".

Aspas vence prêmio de atleta de esports do ano

Aspas vence prêmio de atleta de esports do ano

No Brasil, aspas se tornou o atleta de esports mais premiado do ano. Ele venceu os prêmios de melhor jogador de Valorant, revelação e melhor atleta considerando todas as modalidades e saiu da cerimônia de premiação do Prêmio eSports Brasil, em São Paulo, com três troféus nas mãos.

— Esta temporada foi uma coisa anormal na minha vida. Eu ganhei os dois campeonatos do Brasil junto do meu time e, além disso, eu viajei para fora quatro vezes: uma para a Islândia, no primeiro campeonato internacional, no qual a gente ficou em 2º, a segunda para a Dinamarca, onde a gente não teve uma boa performance, a terceira foi um bootcamp em Madri, na Espanha, e, por último, a Turquia, onde a gente ganhou o Champions — disse aspas ao ge após ser o maior premiado daquela noite.

Logo no primeiro campeonato internacional do ano, o VCT LOCK IN, disputado no Ginásio Ibirapuera, em São Paulo, a equipe brasileira chegou à final contra a europeia Fnatic e quase conquistou o título, tendo levado uma incrível virada no último jogo da série.

Radicada em Los Angeles, nos Estados Unidos, onde o VCT Américas passou a ser disputado, a LOUD conquistou o título do campeonato americano logo na primeira temporada do novo sistema de franquias. Foi uma performance quase perfeita na fase classificatória, com oito vitórias em confrontos e só uma derrota. Nos playoffs, a equipe derrotou a brasileira FURIA e a norte-americana Evil Geniuses (EG) antes de vencer a também norte-americana NRG na grande final.

Muito badalada por conta das ótimas performances no início do ano, a LOUD decepcionou no Valorant Masters Tokyo, perdendo duas séries sem vencer uma partida sequer e sendo eliminada com a pior campanha em uma competição internacional na sua história no Valorant.

Duas semanas antes do Valorant Champions deste ano, o insider Rod "Slasher" informou que as chances de aspas sair da LOUD eram de pelo menos 90% e que o jogador estaria tendo desavenças com Felipe "Less", que teriam se espalhado para o restante do elenco.

Teria sido por conta desse relacionamento desgastado que a LOUD teve uma performance tão ruim no Masters de Tóquio, no Japão.

A LOUD chegou pressionada ao campeonato mundial de Los Angeles, na busca pelo bi, não só pelos péssimos resultados no Masters de Tóquio, mas também pelo clima ruim que a equipe estaria vivendo.

Depois, a LOUD melhorou e conseguiu fazer uma campanha empolgante - e, diante das baixas expectativas, surpreendente -, chegando ao 3º lugar, só perdendo para a norte-americana Evil Geniuses (EG), que se tornaria a campeã em final contra a Paper Rex, do Pacífico.

Na entrevista coletiva pós-eliminação, em 25 de agosto, o ge perguntou diretamente a aspas a possível saída da LOUD. Ele primeiro declarou que não estava sabendo sobre as informações de que deixaria o elenco e depois respondeu simplesmente "não" ao ser questionado se, naquela data, queria sair.

Agora fora da LOUD, aspas pode negociar o seu futuro, provavelmente com diversas propostas na mesa, já que se tornou um jogador muito valioso. Depois de brilhar no ano passado, sendo o maior destaque do título mundial da LOUD, aspas ainda terminou o ano sendo escolhido o melhor atleta das Américas no Valorant.

Veja também

Mais do ge