TIMES

Por Guilherme Marçal — Rio de Janeiro


A Espanha é a nova campeã do Ranking de artilharia por país na Liga dos Campeões! O último capítulo da disputa entre espanhóis e brasileiros na edição 2023/24 teve emoção até o fim, com gols de Carvajal e Vini Jr. - um representante de cada nação. Ao apito final em Wembley, a Espanha conseguiu sua inédita "conquista", com 40 gols, contra 39 do Brasil.

O placar de 2 a 0 para o Real Madrid sobre o Borussia Dortmund rendeu a 15ª (!!!) Orelhuda aos madridistas.

Carvajal comemora seu gol de cabeça, que levou a Espanha aos 40 gols no ranking - e o Real a abrir o placar em Wembley — Foto: Reuters

Títulos do ranking

  1. França - 4 (2019/20*, 2020/21, 2021/22 e 2022/23)
  2. Brasil - 2 (2018/19 e 2019/20*)
  3. Espanha - 1 (2023/24)

*Título compartilhado, ambos terminaram com 30 gols.

Finalizada a sexta temporada do ranking, a Espanha entrou para o rol dos campeões, que contava até então apenas com França e Brasil. Os franceses seguem soberanos, com quatro "troféus".

— Foto: Infoesporte/ge

21 jogadores diferentes foram às redes representando as cores espanholas, com destaques para Joselu, do Real Madrid, e Morata, do Atlético de Madrid. Cada um marcou cinco vezes no torneio. O lateral-direito Carvajal, que abriu o placar na final de Wembley, reservou o melhor momento possível para marcar seu primeiro gol nessa edição da liga, o 40º da Espanha.

Vinicius Junior marcou o segundo gol do Real Madrid na final contra o Borussia Dortmund — Foto: Sarah Meyssonnier/Reuters

Vice da nossa lista, o Brasil dividiu seus 39 gols entre 14 atletas, com Vini Jr. como principal nome, com seis gols marcados. Vale ressaltar o brilho de Vini no mata-mata da trajetória do Madrid: um gol nas oitavas de final, diante do RB Leipzig; dois gols diante do Bayern, na semifinal; e o gol que sacramentou outro costumeiro título de seu clube.

Artilharia da Liga dos Campeões 2023/24

1. Harry Kane (Bayern de Munique) e Mbappé (PSG) - 8 gols cada

3. Griezmann (Atlético de Madrid), Haaland (Manchester City) e Vini Jr. (Real Madrid) - 6 gols cada

Importante: o critério para definir o país dos jogadores é a seleção que defendem atualmente. Exemplo: Matheus Nunes (Manchester City) nasceu no Rio de Janeiro, no Brasil, mas defende a seleção de Portugal. Portanto, se marcasse na atual edição, entraria para a estatística portuguesa.

Veja também

Mais do ge