TIMES

Por João Guerra — Rio de Janeiro


A Champions League 2023/2024 terá seu capítulo final neste sábado, às 16h, com a disputa pelo título entre Real Madrid e Borussia Dortmund, no Estádio Wembley. Com o fim da edição da maior competição europeia de clubes, o Espião Estatístico traz uma lista com os destaques das principais estatísticas da competição.

Raio-x dos elencos: quem leva a melhor entre Borussia Dortmund e Real Madrid?

Raio-x dos elencos: quem leva a melhor entre Borussia Dortmund e Real Madrid?

O levantamento conta com nomes de peso, como Vinicius Júnior, Hummels, Kane e Mbappé, que foram destaques em alguns dos números defensivos e ofensivos do torneio. A lista traz os líderes das seguintes estatísticas: participações em gols, desarmes, finalizações, dribles certos, passes decisivos, defesas e cobranças de falta.

Participações em gols - Harry Kane (Bayern de Munique)

Harry Kane somou oito gols e quatro assistências e é o atleta com o maior número de participações diretas em gols da competição. O inglês caiu nas semifinais com o Bayern de Munique nos pênaltis para o Real Madrid, mas é até aqui o artilheiro da competição, ao lado de Mbappé.

Harry Kane comemora gol do Bayern de Munique sobre o Arsenal — Foto: Getty Images

Desarmes - Hummels (Borussia Dortmund)

Pelo lado defensivo, Mats Hummels foi um dos grandes nomes da Champions League 2023/2024. Eleito o melhor jogador nos dois jogos da semifinal contra o PSG, o zagueiro alemão foi o líder de desarmes da competição, com 38 roubadas de bola. O defensor é um dos pilares da grande campanha do Borussia Dortmund, que chegou à terceira final de Liga dos Campeões em sua história.

Hummels comemora vaga na semifinal da Liga dos Campeões — Foto: Thilo Schmuelgen / Reuters

Dribles certos - Vini Jr. (Real Madrid) e Doku (Manchester City)

Vinicius Júnior, do Real Madrid, e Jérémy Doku, do Manchester City, são os jogadores com mais dribles certos na competição, com 23 cada. Os dois atacantes se enfrentaram nas quartas de final, e quem levou a melhor foi o brasileiro, um dos grandes nomes da atual edição.

Vinicius Junior, com o troféu de melhor em campo após Real Madrid x Bayern — Foto: Gonzalo Arroyo/UEFA via Getty Images

Finalizações certas - Mbappé (PSG)

Quando o assunto é finalização, ninguém foi mais perigoso do que Mbappé na Liga dos Campeões. Um dos artilheiros da competição, com oito gols, a estrela do PSG também foi o líder de arremates certos da competição, com 28. O atacante, porém, não conseguiu ser tão efetivo no confronto contra o Borussia Dortmund, pelas semifinais, e a equipe francesa acabou eliminada.

Mbappé comemora gol do PSG sobre o Barcelona — Foto: Reuters

Passes decisivos - Sabitzer (Borussia Dortmund)

No quesito "assistências", o destaque da Liga dos Campeões deste ano até aqui é Sabitzer. O meia do Borussia Dortmund soma cinco passes decisivos na competição - dois deles no jogo épico contra o Atlético de Madrid, com vitória por 4 a 2, pela partida de volta das quartas de final. Na ocasião, o austríaco ainda marcou um dos gols e foi fundamental para recolocar o Borussia nas semifinais do torneio após 11 anos.

Sabitzer comemora gol do Borussia Dortmund sobre o Atletico de Madrid — Foto: Getty Images

Gols de falta - Ziyech (Galatasaray)

Cada vez mais raros no futebol, os gols de falta apareceram apenas sete vezes na atual edição da Champions League. Ziyech, atualmente no Galatasaray, conseguiu anotar dois gols em cobranças no empate em 3 a 3 com o Manchester United, pela fase de grupos, e lidera a estatística desde então. Outros cinco atletas anotaram um gol de falta cada até aqui na Champions: Bernardo Silva (Manchester City), Fulgini (Lens), Julián Álvarez (Manchester City), Rakitskyi (Shakhtar Donetsk) e Stengs (Feyernoord).

Ziyech comemora gol de falta contra Manchester United, pela fase de grupos — Foto: Tolga Bozoglu/EFE

Defesas - Kobel (Borussia Dortmund)

Se o Borussia Dortmund conseguiu surpreender a muitos ao chegar à final da Champions League, muito se passou pelas mãos de Gregor Kobel. O goleiro somou até aqui 41 defesas, sendo nove difíceis, que foram fundamentais para levar o time alemão adiante durante o torneio. O suíço lidera o ranking dos goleiros, com uma defesa a mais em relação a Oblak, do Atletico de Madrid.

Goleiro do Borussia Dortmund, Kobel comemora vitória sobre o Newcastle na Champions League — Foto: Getty Images

Veja também

Mais do ge