TIMES

Por Valmir Storti — Rio de Janeiro


Quem é o jogador que conquistou o maior percentual de pontos do seu clube em jogos oficiais neste ano, você saberia dizer? O mais pé-quente do elenco, que quando esteve em campo o clube conseguiu mais pontos. Reunimos em um ranking quem se destaca nesse quesito entre os times da Série A.

Presidente do São Paulo detalha acordo entre os clubes em reunião na CBF

Presidente do São Paulo detalha acordo entre os clubes em reunião na CBF

Para formar o ranking abaixo, consideramos apenas os atletas que disputaram pelo menos 40% dos jogos oficiais realizados por cada equipe, um padrão do Espião Estatístico para evitar desvios. Isso é necessário porque quanto menos um atleta entra em campo, maior a possibilidade de ele conseguir uma vitória.

Por exemplo, 55 atletas tiveram 100% de aproveitamento por um mesmo clube, mas na média eles disputaram dois jogos na temporada. Desses atletas, o melhor desempenho é do lateral Patryck, que tem seis vitórias nos seis jogos em que entrou, mas no ranking entrou o zagueiro Alan Franco, que também está invicto, com oito vitórias e cinco empates em 13 partidas disputadas.

Dentro desses critérios, veja abaixo como ficou o ranking. Curiosamente, Hugo Moura já deixou o Athletico-PR, mas ainda não perdeu o posto.

Para entrar no ranking é preciso ter atuado no mínimo em 40% dos jogos oficiais do clube na temporada, padrão do Espião Estatístico — Foto: Espião Estatístico

Destaques por posição

O quadro acima tem apenas um goleiro e um lateral. Os goleiros, principalmente, têm posição fixa na equipe e, por isso, estão expostos a praticamente todos os resultados. Se uma equipe vence muito, ele brilha, se perde muito, pode até perder a posição.

Também devido a isso, separamos o top 10 por posição para apresentarmos quem se destacou neste primeiro semestre por um mesmo clube da Série A.

Para estes rankings, os atletas precisavam ter atuado em pelo menos 12 partidas por um mesmo clube, 40% dos 31 jogos disputados na temporada por Yago Pikachu, do Fortaleza, o atleta que participou de mais jogos oficiais neste ano entre os times da Série A.

Veja como ficaram os rankings:

Goleiros

O Internacional usou Ivan como goleiro titular no primeiro jogo do ano, mas a posição acabou sendo ocupada por Anthoni até o primeiro jogo da semifinal do Gaúcho. No jogo de volta, entrou Rochet, e o Inter acabou eliminado nos pênaltis pelo Juventude após empate em 1 a 1 no tempo normal.

Anthoni não sofreu gol em nove dos 15 jogos que disputou, inclusive no jogo de ida das semifinais do Estadual.

Mínimo 12 jogos oficiais disputados — Foto: Espião Estatístico

Laterais

Gilberto foi titular em 12 jogos e entrou ao longo de outros dois, disputando 14 partidas pelo Bahia na temporada. Ele fez uma assistência na temporada, contra o Jacobina, para gol de Everaldo no estadual. Atuou apenas pelo Campeonato Baiano e pela Copa do Nordeste.

Mínimo 12 jogos oficiais disputados — Foto: Espião Estatístico

Zagueiros

Além do Baiano e da Copa do Nordeste, Gabriel Xavier foi titular também no Brasileirão e na Copa do Brasil. Dos 19 jogos que disputou, foi reserva em apenas dois. O Bahia não levou gol em 12 dos jogos em que Xavier atuou.

Mínimo 12 jogos oficiais disputados — Foto: Espião Estatístico

Meias

Foi o desempenho pelo Athletico-PR que deu destaque a Hugo Moura, titular em seis jogos e substituto em outros seis e que não perdeu pelo clube, com 11 vitórias e um empate pelo Campeonato Paranaense e pela Sul-Americana. Ganhou moral e acabou contratado pelo Vasco, onde disputou quatro partidas e ainda não venceu: empatou uma e perdeu três. Mas para o ranking vale o desempenho por um mesmo clube, já que uma mudança envolve adaptação a uma nova realidade.

Mínimo 12 jogos oficiais disputados — Foto: Espião Estatístico

Atacantes

Foram sete jogos como titular e 11 como reserva pelo Bahia por estadual, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Brasileirão e Rafael Ratão só perdeu um, com 16 vitórias. Marcou seis gols: três no Baiano, um na Copa do Nordeste, um na Copa do Brasil e um no Brasileirão.

Mínimo 12 jogos oficiais disputados — Foto: Espião Estatístico

*A equipe do Espião Estatístico é formada por: Davi Barros, Guilherme Maniaudet, Guilherme Marçal, João Guerra, Leandro Silva, Roberto Maleson, Roberto Teixeira, Valmir Storti e Zé Victor Meirinho.

Veja também

Mais do ge