TIMES

Por Valmir Storti — Rio de Janeiro


Flamengo, Fluminense e Grêmio foram os clubes que mais formaram atletas relacionados em ao menos um jogo oficial desta primeira metade da temporada de 2024 pelos times da Série A.

Passaram pelas categorias de base de cada um desses clubes 55 atletas que apareceram nas súmulas deste ano, como por exemplo o lateral esquerdo Marcelo, que acaba de completar 36 anos, mas foi formado pelo clube.

Não importa a idade do atleta, este levantamento considera passagens ao menos pelo sub-17 das últimas três equipes em que fez a formação. Um atleta que tenha atuado em dois clubes neste ano só foi contado uma vez em cada clube em que fez a formação até o sub-23.

Futebol Solidário: Ronaldinho Gaúcho e Cafu são os capitães

Futebol Solidário: Ronaldinho Gaúcho e Cafu são os capitães

Cada clube teve sua realidade no início da temporada e algumas características interferem diretamente na formação dessa lista. Por exemplo, na segunda rodada do Carioca, a média de idade de todos os atletas que assinaram a súmula pelo Flamengo foi de 19,8 anos, a menor do clube na temporada. Na segunda rodada do Brasileirão, essa média de idade foi para 26,8 anos, a maior do clube no ano. Quando um clube leva para uma partida uma equipe formada basicamente por jovens, tende a aumentar o número de atletas formados em casa que utilizou na temporada.

No Fluminense ocorreu algo semelhante: a média de idade dos relacionados nos últimos dez jogos foi de 28,8 anos, mas nos quatro primeiros jogos da temporada, atuou com uma equipe muito mais jovem, com média de 22,3 anos, com vários atletas da base escalados. No terceiro jogo, contra o Audax-RJ, pelo Carioca, a média de idade dos relacionados foi de 21,7 anos, a menor do clube no ano. Já pela sétima rodada do Carioca e na decisão da Recopa, a média de idade foi de 31 anos, a maior do clube na temporada. Cada clube tem suas próprias estratégias ao longo da temporada.

Já o Grêmio fez diferente: levou para os cinco primeiros jogos do Gaúcho atletas com média de idade de 26,8 anos. A menor média de idade esteve presente na decisão da Recopa Gaúcha, 22,4 anos, quando a equipe perdeu o título para o São Luiz.

Logo abaixo do trio aparecem Corinthians, Bahia, Palmeiras, Athletico-PR e Vasco, com mais de 40 atletas com passagem por suas categorias de base, como mostra o quadro abaixo.

— Foto: Espião Estatístico

Futebol Solidário no Domingão: às 16h, ao vivo na Globo

Futebol Solidário no Domingão: às 16h, ao vivo na Globo

Pratas da casa

O quadro abaixo mostra qual a influência dos atletas formados pelo próprio clube entre os relacionados nesta temporada.

O Flamengo é o clube com a maior influência da base, 61% dos relacionados neste ano. Depois, foi o Grêmio que mais aproveitou atletas com passagem pela própria base (55% dos relacionados fizeram formação no clube).

O quadro também mostra qual clube adversário teve maior influência na formação dos elencos dos times da Série A. No caso do Bragantino, o principal formador externo acabou sendo o RB Brasil, hoje Red Bull Bragantino II. Apesar da participação da Red Bull inclusive o próprio Bragantino, são clubes diferentes, e assim foram considerados, apesar de até os distintivos serem semelhantes.

— Foto: Espião Estatístico

*A equipe do Espião Estatístico é formada por: Davi Barros, Guilherme Maniaudet, Guilherme Marçal, João Guerra, Leandro Silva, Roberto Maleson, Roberto Teixeira, Valmir Storti e Zé Victor Meirinho.

Veja também

Mais do ge