TIMES

Por Valmir Storti — Rio de Janeiro


O Corinthians ainda não fez gol no Brasileirão 2024. Seu ataque passou em branco contra o Atlético-MG, em casa, e fora de casa contra Juventude e Bragantino. O Cuiabá é outro time que ainda não comemorou na competição, mas jogou uma partida a menos, enfrentando como visitante Athletico-PR e Grêmio. O jogo em casa, contra o Vitória, foi adiado.

Paulinho avalia desempenho do Corinthians nas primeiras rodadas do Brasileirão: "O torcedor está no direito dele de cobrar"

Paulinho avalia desempenho do Corinthians nas primeiras rodadas do Brasileirão: "O torcedor está no direito dele de cobrar"

Desde 2003, quando o Brasileirão passou a ser disputado por pontos corridos, 13 times já ficaram sem fazer gol nas três primeiras rodadas de cada ano. Além do Corinthians, a lista conta com gigantes do tamanho de Athletico-PR (2011), Vitória (2017), Cruzeiro (2018), Fortaleza (2020) e São Paulo (2021), todos eles disputando a Série A deste ano, entre outros.

Nas últimas temporadas, tem sido mais comum equipes começarem a competição sem conseguir gol: nas 11 primeiras edições dos pontos corridos (de 2003 a 2013), apenas dois times enfrentaram o mesmo problema pelo qual o Corinthians passa agora, e nas 11 edições seguintes (2014 a 2024), 11 equipes não conseguiram marcar nas três primeiras rodadas.

Se serve de alívio para a torcida do Corinthians, a maioria dos times conseguiu reverter ao longo da competição esse problema: das 12 equipes que não marcaram nas três primeiras rodadas das 21 edições anteriores, apenas cinco foram rebaixadas (42%). O trabalho defensivo nesses casos é determinante.

Dos 13 clubes retratados no quadro abaixo, América-MG e Figueirense estão no alto do ranking porque passaram quatro rodadas sem fazer gol, marca que o Corinthians tentará evitar no próximo domingo, a partir das 16h, quando recebe o Fluminense na Neo Química Arena. No ranking abaixo, os times estão desempatados por pontos ganhos e gols sofridos.

PG: pontos ganhos; E: empates; D: derrotas; GS: gols sofridos — Foto: Espião Estatístico

*A equipe do Espião Estatístico é formada por: Davi Barros, Guilherme Maniaudet, Guilherme Marçal, João Guerra, Leandro Silva, Roberto Maleson, Roberto Teixeira, Valmir Storti e Zé Victor Meirinho.

Veja também

Mais do ge