TIMES

Por Sidney Magno Novo — Serra, ES


Após conquistar o título do Campeonato Capixaba e garantir um calendário cheio para 2025, o Rio Branco-ES promoveu uma reformulação parcial em seu elenco para a Copa Espírito Santo 2024. Na primeira fase, o Brancão oscilou, terminou na quarta posição, mas garantiu a vaga por antecipação.

Linhares x Rio Branco-ES, pela Copa Espírito Santo 2024 — Foto: Laila Pecorari/Rio Branco AC

O Capa-Preta estreou com um empate diante da Desportiva e venceu o Real Noroeste, em Barra de São Francisco. Depois disso, o time passou por um momento irregular, onde empatou com Vilavelhense e Linhares, e perdeu para o Porto Vitória.

Nos três últimos jogos, o Brancão se reforçou, apresentou uma melhora, e empatou o clássico com o Vitória-ES, e venceu Sport-ES e Capixaba. Em um balanço da campanha capa-preta na primeira da Copa ES, o técnico Rodrigo César afirma que o time terminou melhor do que começou.

- Foi uma primeira fase de muito aprendizado, a gente vinha de reformulação do Capixabão para a Copa Espírito Santo, competição muito em cima. Na semana seguinte, já estávamos jogando um clássico, com a equipe totalmente diferente. A gente conseguiu, dentro das condições, fazer uma primeira fase bem equilibrada, terminar melhor do que começamos. Isso é o futebol. A gente está sempre aprendendo, sempre buscando evoluir, e eu tiro de lição, muito aprendizado nessa primeira fase.

Campanha do Rio Branco na primeira fase da Copa ES

POS PTS J V E D G+ G- SALDO APROV
13 8 3 4 1 13 10 3 54%

Por conta das atuações irregulares, o técnico Rodrigo César teve o seu trabalho contestado por parte da torcida do Rio Branco. O treinador afirma que vai seguir trabalhando em cima do que ele pensa como futebol.

- Dificuldade sempre vai ter, né? Futebol é muito competitivo hoje. Encontramos dificuldade na primeira fase, vamos encontrar dificuldades também, agora, na segunda fase. Serve de aprendizado, vamos continuar trabalhando, não mudaremos o nosso foco no que a gente acredita, no que a gente pensa como futebol. Queremos seguir com um bom ambiente de trabalho para que possamos, na segunda fase, fazer melhor do que foi a primeira e conseguir o objetivo de estar na final.

Rodrigo César, técnico do Rio Branco-ES — Foto: Laila Pecorari/Rio Branco SAF

Na segunda fase da Copa Espírito Santo, os times foram divididos em dois grupos de quatro. Os da Chave A enfrentam os da Chave B, em turno e returno (oito rodadas), e apenas os líderes, de cada grupo, avançam para a grande final, que disputada em jogo único, no estádio Kleber Andrade.

Classificado na quarta colocação, o Rio Branco-ES terá ao seu lado no Grupo A: Porto Vitória (1º), Real Noroeste (5º) e Vilavelhense (8º). O Brancão vai enfrentar apenas os times do Grupo B, composto por: Desportiva Ferroviária (2º), Vitória-ES (3º), Capixaba (6º) e Linhares FC (7º). A estreia do Capa-Preta, na segunda fase da Copa Espírito Santo 2024, acontece no domingo, às 10h30, contra o Capixaba, no estádio Kleber Andrade.

Os jogos do Rio Branco na segunda fase da Copa ES

  • 30 de junho - 10h30 - Rio Branco x Capixaba (Kleber Andrade)
  • 08 de julho - 19h - Rio Branco x Linhares FC (Kleber Andrade)
  • 13 de julho - 15h - Vitória x Rio Branco (Salvador Costa)
  • 20 de julho - 15h - Rio Branco x Desportiva (Kleber Andrade)
  • 27 de julho - 15h - Desportiva x Rio Branco (Kleber Andrade)
  • 07 de agosto - 19h - Rio Branco x Vitória (Kleber Andrade)
  • 10 de agosto - 15h - Linhares x Rio Branco (Virgílio Grassi)
  • 17 de agosto - 15h - Capixaba x Rio Branco (A definir)

Veja mais notícias no ge.globo/es e siga o ge ES no WhatsApp, Facebook e X.

Veja também

Mais do ge