TIMES

Por Redação do ge.globo — Pinheiros, ES


Com a derrota para o Linhares, no final de semana, o Pinheiros-ES ficou sem chances de classificação para as quartas de final do Campeonato Capixaba Série B 2023. Além da eliminação, o Verdão do Norte vai terminar a competição com pontuação negativa. Na noite desta segunda-feira, o clube foi julgado culpado por escalação irregular e perdeu sete pontos.

Já eliminado da Série B Capixaba, Pinheiros perde sete pontos no TJD-ES, por escalação irregular — Foto: TJD-ES

De acordo com a decisão da Primeira Comissão Disciplinar, do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-ES), o Pinheiros violou o Parágrafo 3º, do Artigo 18 do Regulamento da Série B, que diz: “É vedada, nas partidas do CAMPEONATO, a participação de atletas não profissionais com idade superior a 20 anos, ou seja, 21 anos incompletos”.

Nas duas primeiras rodadas, contra Jaguaré (derrota) e São Mateus (empate), o atacante Eduardo Karany já havia completado 20 anos e ainda sim entrou em campo com registro não-profissional (amador).

Pela irregularidade, o Verdão do Norte foi condenado, de forma unânime, a perda de seis pontos - três de cada jogo. Além disso, o time teve um ponto subtraído, conquistado no empate diante do Sama. Por fim, o Pinheiros ainda recebeu uma multa de R$ 400.

Com pena, o Pinheiros passa a ter -6 pontos no Grupo Centro-Norte da Série B Capixaba. O clube pode recorrer da decisão. Porém, mesmo que consiga recuperar a pontuação perdida, não vai impedir eliminação, mesmo com um jogo por fazer, diante do Tupy, neste sábado, no Gil Bernardes.

Pinheiros repete erro de 2019

O Pinheiros reincidente em caso de escalação irregular. Há quatro anos, em 2019, o Verdão do Norte perdeu quatro pontos pelo mesmo problema. O jogador Victor Bernardo, que havia completado 20 anos, atuou com registro amador. Na ocasião, a condenação foi determinante para a eliminação do clube, ainda na primeira fase da Série B Capixaba.

Veja mais notícias no ge.globo/es e siga o ge ES no Instagram e no X.

Veja também

Mais do ge