TIMES

Por Tiago Taam — Cariacica, ES


A Desportiva Ferroviária não teve o fim esperado no Campeonato Capixaba, sendo eliminada precocemente, nas quartas de final. Para voltar à Série D do Brasileirão, a Tiva precisa vencer a Copa Espírito Santo e têm convencido. Os grenás possuem o melhor aproveitamento em toda a temporada futebol capixaba.

Desportiva Ferroviária vence mais uma pela Copa Espírito Santo 2024 — Foto: Bruno Lino/Desportiva Ferroviária

Se no Campeonato Capixaba quem encantou foi o Rio Branco-ES, na Copa Espírito Santo é diferente. Arquirrival do Capa-Preta, a Desportiva Ferroviária 'rouba a cena' em campanha invicta, até o momento. Líder e demonstrando um futebol bonito, com muitas oportunidades criadas, o torcedor volta a sonhar com um título e, consequentemente, em voltar ao Campeonato Brasileiro Série D. Orgulhoso, o técnico Emerson Nunes credita o feito à continuidade do trabalho.

- Acredito que isso se deve muito a continuidade do trabalho. Em qualquer área se leva muito tempo para construir algo solido e como temos trabalhado praticamente com o mesmo grupo a mais de 5 meses, isso tem gerado evolução a cada dia de treino realizado. Isso tem nos permitido desenvolver as valências necessárias para um grupo de futebol no âmbito tático, técnico, físico e mental. Estamos bem cientes que ainda temos que evoluir em todas essas áreas, mas já temos visto nos jogos o resultados dos treinamentos. Cabe a nós trabalharmos mais e mais, pois sempre tem algo a ser melhorado - opina Emerson Nunes ao ge.globo.

Um dos protagonistas da Desportiva Ferroviária em 2024, o atacante Luiz Felipe exalta o ano vivido pela Locomotiva Grená. Antes sendo um importante coadjuvante com Victor Rangel, a promessa amadureceu ainda mais após a saída de sua dupla e principal referência do clube.

- Essa conquista é realmente impressionante, especialmente se considerarmos as dificuldades que o clube enfrenta. Isso não mostra apenas a qualidade técnica e a determinação do nosso time e da comissão técnica, mas também a capacidade de superação do nosso grupo. Estamos bastante fechados, todos em busca do mesmo objetivo, para concluir a campanha que a equipe vem fazendo - disse Luiz Felipe ao ge.globo.

Confira o aproveitamento das equipes capixabas em 2024

  1. Desportiva Ferroviária - 62,9%
  2. Rio Branco-ES - 62,5%
  3. Porto Vitória - 55%
  4. Capixaba - 52,3%
  5. Linhares FC - 52,3%
  6. Jaguaré - 51,5%
  7. Rio Branco VN - 51,1%
  8. Vitória-ES - 45%
  9. Real Noroeste - 41,3%
  10. Serra - 29,6%
  11. Nova Venécia - 25%
  12. Estrela do Norte - 14,8%
  13. Vilavelhense - 9,5%
  14. Sport-ES - 4,1%

Antes, líder disparado de aproveitamento durante e após o Estadual 2024, o Rio Branco-ES caiu de produção. Até o momento, o Capa-Preta venceu apenas duas partidas na Copa Espírito Santo. Faltando uma rodada para o fim da primeira fase, o Brancão é apenas o sexto colocado, atrás de equipes de menor investimento, como Linhares FC e Capixaba.

Veja mais notícias no ge.globo/es e siga o ge ES no WhatsApp, Facebook e no X.

Veja também

Mais do ge