TIMES

Por Marcelo Cardoso* — Brasília, DF

Daniel Borges / GloboEsporte.com

Vai começar o Candangão 2019! Seis jogos movimentam a rodada de abertura do campeonato neste fim de semana – três no sábado e outros três no domingo.

Brasiliense e Santa Maria abrem o campeonato na manhã de sábado, às 10h30, no Serejão. À tarde, Luziânia e Paracatu se enfrentam no interior goiano e, à noite, Gama e Bolamense fazem o último confronto do dia, no Bezerrão.

No domingo, a bola também rola desde cedo. Às 10h30, o Ceilândia recebe o Real no Abadião. Um pouquinho mais tarde, às 11h, Sobradinho e Capital medem forças no Augustinho Lima. Por fim, Formosa e Taguatinga fecham a rodada às 17h.

Brasiliense x Santa Maria

Sábado, 10h30 - Estádio Serejão (Taguatinga)

Brasiliense e Santa Maria abrem o Candangão 2019 no sábado de manhã. O jogo será no Serejão, em Taguatinga, que voltará a ser a casa do Jacaré depois de ficar fora do campeonato do ano passado – o Mané Garrincha foi a sede em 2018.

Principal candidato ao título, o Brasiliense, claro, é o favorito para o confronto. O clube, no entanto, terá de mostrar em campo que não se abalou com a situação envolvendo o atacante Jobson, que era uma das grandes esperanças de gols e foi afastado pela diretoria. Gilvan deve assumir a vaga de titular no ataque.

O Santa Maria ainda é uma incógnita para os torcedores. O time é quase todo diferente daquele que quase caiu em 2018 – apenas um jogador foi mantido, o lateral Jonathan. Por isso, a esperança é de dias melhores para a Águia, que aposta na experiência do atacante Diego para balançar as redes de Edmar Sucuri.

— Foto: Infografia

Brasiliense: Edmar Sucuri, Alex Murici, Welton Felipe, Badhiuga e Gleicinho; Emerson Martins, Geovane, Peninha e Luquinhas; Gilvan e Romarinho. Técnico: Adelson de Almeida

Santa Maria: Rhuan; Mateus, Cristiano, Carlão e Jonathan; Romário, Wesley e Biro; Dourado, Maiqui Rio e Diego. Técnico: Luiz Henrique

— Foto: Infografia

Almir Camargos apita o jogo. Ele será auxiliado por Lehi Sousa e Lucas Guerra. Marcos Antônio será o quarto árbitro

Luziânia x Paracatu

Sábado, 16h – Estádio Serra do Lago (Luziânia)

Goiás contra Minas Gerais no campeonato do Distrito Federal. Não é novidade, mas é sempre curioso. Luziânia e Paracatu fazem um dos já tradicionais embates de “forasteiros” do Candangão. Os times se enfrentam sábado no estádio Serra do Lago, em Luziânia.

Bicampeões candangos (2014 e 2016), os donos da casa são os favoritos para o confronto. O Azulão manteve a base do elenco dos últimos anos e chega como um dos fortes candidatos ao título do campeonato.

Já o Paracatu corre por fora, mas também chega com o discurso de chegar às fases finais. O time mineiro aposta no atacante Rychely, ex-Goiás, Bahia e Santos, para surpreender os goianos e sair com a vitória.

— Foto: Infografia

Luziânia: Márcio, Dedé, Barros, Perivaldo e Rafinha; Lucas, Matheus, Marllom, William e Alanzinho; Felipe. Técnico: Luiz Carlos Sousa

Paracatu: Gabriel, Rato, Pierre, Hícaro e Magal; Zé Wilson, Acerola e Mantega e Carlos Henrique (Maicon); Leandro Aguiar e Rychely. Técnico: Joel Cornelli

— Foto: infoesporte

Christiano Gayo apita o jogo. Ele será auxiliado por Luciano Benevides e Milton Alves. Maricleber Gois será o quarto árbitro

Gama x Bolamense

Sábado, 20h – Estádio Bezerrão (Gama)

Assim como em 2018, Gama e Bolamense medem forças logo na estreia do Candangão. No ano passado, também no Bezerrão, o Bolamense surpreendeu o Alviverde logo em sua primeira participação na elite regional e venceu por 2 a 1. Neste ano, será que a história se repete ou teremos um novo roteiro?

O Gama é o maior campeão local (11 títulos), e espera retomar o troféu que não vem desde 2015. Pelo lado do Bolamense, a expectativa é incomodar ainda mais os rivais este ano e chegar longe na segunda participação na elite do DF.

— Foto: Infografia

Gama: Rodrigo Calaça; Alex Santos, Samuel, Emerson e Mário Henrique; Tarta, Victor Xavier, Gilsinho e Norton; Wisman e Jefferson Maranhão. Técnico: Vilson Taddei

Bolamense: Kayky, Pedro Henrique, David, Edson Misael e Michel Henrique; Augusto, Max Carrasco, Reis e Lucas Kattah; Danic e Alessandro. Técnico: PC Alencar

— Foto: infoesporte

Vanderlei Soares apita o jogo. Ele será auxiliado por Renato Gomes e Lucas Modesto. Leandro Almeida será o quarto árbitro

Ceilândia x Real

Domingo, 16h – Estádio Abadião (Ceilândia)

Ceilândia e Real faz o que promete ser um dos confrontos mais equilibrados da rodada inaugural do Candangão 2019. As equipes fizeram forte pré-temporada e pintam neste início de ano na lista de fortes candidatos ao título regional deste ano.

O grande atrativo do jogo é o reencontro do meia Filipe Cirne com seu ex-clube. Hoje no Real, o camisa 10 foi um dos destaques do Ceilândia nos vice-campeonatos de 2016 e 2017.

Header escalações prováveis — Foto: Infografia

Ceilândia: Vinicius; Dudu Lopes, Felipe Marcelino, Cocada e Samir; Caio, Helinho e Gustavo Gago; Formiga, Tatuí e David Denner. Técnico: Jairo Araújo

Real: Léo Rodrigues; Luan, Hyago, Wesley e China; Graxa, Andrei Alba e Filipe Cirne; Nelisson, Roger Gaúcho e Daniel. Técnico: Paulo Pereira

header arbitragem — Foto: infoesporte

Sávio Sampaio apita o jogo. Ele será auxiliado por Ciro Chaban e José Reinaldo. Marcello Rudá será o quarto árbitro

Sobradinho x Capital

Domingo, 11h – Estádio Augustinho Lima (Sobradinho)

O campeão da elite contra o vencedor da divisão de acesso. Esse é o roteiro do embate entre Sobradinho e Capital na estreia do Candangão 2019. Assim como Ceilândia e Real, o jogo tem tudo para ser um dos mais equilibrados da primeira rodada.

Por ser o atual detentor do troféu, claro, o Sobradinho é o favorito para o duelo. Mas o time do técnico Victor Santana ainda é um completo mistério. Ninguém sabe os prováveis titulares contra o Capital. Mas uma coisa é certa, João de Deus assume a 9 do artilheiro de 2018 Michel Platini, que foi para o Brasiliense.

Já o rival, do diretor Marcelinho Carioca, aposta na velocidade de seus jovens atletas para surpreender o atual campeão na estreia. Olhos na dupla de atacantes Vitor Anjinho e Guga Ferreira, que deve dar trabalho à defesa do Leão.

— Foto: Infografia

Sobradinho: o time do técnico Victor Santana não quis revelar um provável 11 inicial.

Capital: Matheus Lorenzo; Júlio Languinho, Luan Carlos, Daniel Felipe e Fabrício Teixeira; Judvan Lucas, Julen Sandy, Douglas Dougão e Igor Moura; Anjinho e Guga Ferreira. Técnico: Hugo Almeida

header arbitragem — Foto: infoesporte

Rafael Diniz apita o jogo. Ele será auxiliado por Leila Cruz e Daniel Henrique. Pedro Alves será o quarto árbitro

Formosa x Taguatinga

Domingo, 16h – Estádio Diogão (Formosa)

Formosa e Taguatinga devem ser rivais diretos na parte do meio pra baixo da tabela. Por isso, a partida de estreia é de suma importância para as intenções das duas equipes no campeonato.

Os favoritos são os goianos, que jogam em casa. O Tsunami do Cerrado tem no elenco várias caras conhecidas do futebol candango – como Everton Cézar, Agenor e Glauber – e aposta na experiência para vencer na estreia e chegar mais longe neste Candangão.

O TEC aposta no ímpeto defensivo e no atacante Weslley Brasília para começar o campeonato com vitória. De volta à elite do DF depois de 19 anos, a Águia busca se estabilizar na primeira divisão e consolidar seu retorno ao futebol. O time é o quarto maior campeão local, com cinco títulos.

Header escalações prováveis — Foto: Infografia

Formosa: Matheus, Glauber (Juninho Arinos), Elton, Paganelli e Aelson (Gabriel Costa); Agenor, Foguinho e Rato; Éverton Cézar, Jean Bala (Neiva) e Jessuí (Allandelon). Técnico: Heli Carlos.

Taguatinga: Diogo; Amaral, Índio, Bruno Brito e Renato; Alex Piauí, Didão, Jhonatan, Rodrigo Menezes; Marquinhos e Weslley Brasília. Técnico: Ricardo Antônio.

header arbitragem — Foto: infoesporte

Maguielson Lima apita o jogo. Ele será auxiliado por Kleber Alves e Muller Aniceto. Luiz Paulo Aniceto será o quarto árbitro

* Sob supervisão de José Maurício

Veja também

Mais do ge