TIMES

Por Lucas Magalhães — Brasília


Donos das melhores campanhas da primeira fase do Candangão, Capital e Ceilândia começam, na tarde deste domingo, a decidir quem ficará com o título local em 2024. O primeiro jogo da final está marcado para às 15h30, no Estádio Mané Garrincha. A principal arena do futebol do DF volta a receber a decisão da competição após um hiato de três anos.

Estádio Mané Garrincha será o palco da decisão do Candangão 2024 — Foto: Lucas Magalhães

Na final, nenhuma das equipes terá a vantagem de jogar por dois resultados iguais. O regulamento do Candangão prevê que, no caso de igualdade no placar agregado, o título será decidido nos pênaltis.

Capital e Ceilândia chegam para a decisão deste domingo depois de passar pelas semifinais de maneiras distintas. O Capital não teve problemas para despachar o Brasiliense, que terminou a fase de classificação na 4ª posição.

A equipe tricolor venceu o jogo de ida, no Estádio Serejão, por 3 a 1, e ampliou a vantagem que já tinha no início do confronto. Por ter feito a melhor campanha, o time jogava por dois empates. No jogo de volta, realizado no Estádio JK, o Capital voltou a vencer, desta vez por 3 a 2, e alcançou, pela primeira vez na história, a final do Candangão. O resultado rendeu provocações nas redes sociais.

Para a final do Candangão, o Capital não contará mais com o lateral-esquerdo ganês Michael Quarcoo. O jovem de 19 anos, que foi um dos destaques do clube na Copinha deste ano, acertou a transferência para o Fortaleza e não faz mais parte do plantel comandado por Paulinho Kobayashi.

Ceilândia quer o tricampeonato

Depois de bater na trave por duas vezes consecutivas em 2021 e 2022, quando ficou com o vice-campeonato do Candangão, o Ceilândia chega à decisão deste ano de olho no tricampeonato. A equipe não conquista o torneio local desde o já distante ano de 2012 e espera que a boa campanha na primeira fase seja um incentivo a mais para que o time volte a erguer o troféu.

A segunda colocação na primeira fase foi conquistada na última rodada, graças ao tropeço do Gama, que deixou escapar a vitória contra o Real Brasília depois de estar vencendo por 2 a 0. Com apenas uma derrota em toda a primeira fase, o Gato Preto chega embalado à decisão. Mas o revés não foi apenas um resultado negativo: na 5ª rodada, a equipe foi atropelada pelo Capital por 5 a 1.

Na semifinal, o Ceilândia despachou o badalado Gama. Depois de um empate sem gols no Bezerrão, no jogo de ida, o Gato Preto fez valer o mando de campo e, ainda no primeiro tempo do jogo da volta, abriu vantagem de 4 a 0.

Gama e Ceilândia empataram em 0 a 0, no Estádio Bezerrão — Foto: Lucas Bolzan/S.E. do Gama

No segundo tempo, o Gama chegou a reagir, descontou o placar para 4 a 3, mas não conseguiu virar o jogo e viu o Ceilândia garantir vaga na decisão pela terceira vez nos últimos quatro anos.

Ingressos a preços populares

Para a decisão do Candangão, os ingressos custarão preços populares. Ficou definido que as entradas custarão R$ 10 a meia-entrada e R$ 20 a inteira. Os bilhetes para o jogo poderão ser adquiridos pela internet.

Veja também

Mais do ge