TIMES

Por Combate.com — Nova York, EUA


A estreia de Alex Poatan no UFC foi no melhor estilo "kickboxer". Com uma atuação segura no primeiro round, quando teve de lidar com o wrestling de Andreas Michailidis, o peso-médio brasileiro voltou para o segundo round disposto a acabar com a luta. E acabou de forma espetacular, com um nocaute com uma joelhada voadora, mostrando que está pronto para encarar qualquer um no evento.

Alex Poatan acerta a joelhada que nocauteou Andreas Michailidis no UFC 268 — Foto: Getty Images

- Eu treinei muito para essa luta e estou muito feliz. Agradeço a todos e ao meu oponente por fazer essa luta comigo. Eu vi que ele estava dando tudo, que ele entrou com receio das minhas porradas, e estava meio apavorado no fim do round, e cansou. No segundo round eu aproveitei pra finalizar a luta. Eu vi que ele caiu já sem condições, mas quando bateu no chão, eu vi que ele voltou, e eu tive que terminar o serviço - disse Poatan após a luta.

A luta começou com Michailidis trocando poucos golpes antes de derrubar Poatan junto à grade. O grego não conseguiu segurar o brasileiro no chão, mas dominou as suas costas e partiu para a pressão usando o peso do corpo para cansar Poatan. O brasileiro conseguiu fazer o giro e ficar de frente para Michailidis, que não o largava para não dar qualquer espaço. O árbitro levou a luta para o centro do octógono, mas o grego voltou a travar o brasileiro na grade até o fim do round.

Muito cansado na volta para o segundo round, Michailidis também apresentava um inchaço grande abaixo do olho esquerdo. No início do round, Poatan esquivou-se de um chute baixo do grego e aplicou uma joelhada voadora que implodiu Michailidis, conseguindo um nocaute sensacional.

Dustin Jacoby vence John Allan por pontos

Em uma luta morna e amplamente controlada pelo americano Dustin Jacoby, o peso-meio-pesado brasileiro John Allan foi derrotado por decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28 e 30-27), chegando à sua terceira luta seguida sem vitórias, enquanto o americano atingiu a marca de sete lutas de invencibilidade.

Dustin Jacoby acerta chute alto em John Allan no UFC 268 — Foto: Getty Images

A luta começou com os dois atletas buscando os chutes nas pernas. Enquanto Jacoby preparava os ataques com jabs para entrar no raio de alcance do brasileiro, Allan se movimentava e buscava os ataques em velocidade no contragolpe. O americano passou a conectar mais golpes na metade do round, enquanto o brasileiro perdia a precisão. Jacoby usava bem sua maior envergadura e mantinha Allan à distância, conseguindo pontuar sem receber muitos golpes.

John Allan tee poucos momentos de acerto nos ataques a Dustin Jacoby no UFC 268 — Foto: Getty Images

O segundo round trouxe Jacoby usando muito os jabs para manter Allan à distância e preparar os diretos de direita. Allan seguia tento dificuldade em se aproximar do americano, e recebia golpes duros. Aparentando algum desgaste, o brasileiro não conseguia controlar Jacoby quando conseguia furar o raio de ação do rival. No minuto final do segundo round, Jacoby acertou uma dedada no olho de Allan pela segunda vez, mas não foi penalizado com a perda de ponto.

Com a vantagem de ter vencido os dois primeiros rounds, Dustin Jacoby tentou controlar o terceiro round mantendo John Allan à distância com jabs e chutes altos. O brasileiro não conseguiu reverter o panorama do combate, mesmo tentando atacar o americano constantemente.

Bruno Souza estreia com derrota para armênio

Fazendo sua estreia no UFC, o ex-campeão peso-pena do LFA Bruno Souza, que aceitou a luta com uma semana de antecedência substituindo TJ Laramie e não bateu o peso, acabou sendo derrotado pelo armênio Melsik Baghdasaryan por decisão unânime dos juízes (triplo 29-28), encerrando uma sequência invicta de 10 lutas.

Melsik Baghdasaryan golpeia Bruno Souza na sua vitória no UFC 268 — Foto: Getty Images

O primeiro round começou com os dois lutadores buscando os chutes baixos. Souza mantinha a base do caratê e se movimentava bem. Já Baghdasaryan buscava os contra-ataques. O brasileiro tentava entradas em velocidade na guarda do armênio, saindo em seguida e desferindo chutes na linha de cintura. Pouco após a metade do round, Souza tentou um "single leg" para buscar a derrubada, mas Baghdasaryan defendeu-se bem, evitando ir para o chão.

O segundo round começou com Baghdasaryan mostrando mais agressividade, buscando o ataque logo de cara. Souza se defendeu, mas um segundo ataque do armênio acertou o olho esquerdo do brasileiro, que acusou ter sentido o soco. Mantendo o estilo elusivo do caratê Machida, o brasileiro evitava a aproximação do rival, e contra-atacava Baghdasaryan usando a sua envergadura para atingir o rival. A luta melhorou no minuto final do round, com os dois atletas tentando pontuar.

Bruno Souza ataca Melsik Baghdasaryan no UFC 268 — Foto: Getty Images

Bruno Souza começou melhor o terceiro round, conectando uma boa combinação de jab e direto no rosto de Baghdasaryan após o arménio tentar um chute de cima para baixo que passou perto da cabeça do brasileiro. O panorama da luta se manteve similar ao dos rounds anteriores. Souza tentou novamente a derrubada com "single leg" no fim do round, mas o armênio novamente se defendeu, e passou a deixar o tempo passar, evitando os ataques de Souza até o fim da luta.

Chris Barnett aposenta Gian Villante com nocautaço

Quem vê carcaça não vê agilidade. O gordinho Chris Barnett, do alto dos seus 119kg, conseguiu um nocaute sensacional sobre Gian Villante no UFC 268. Com um chute alto rodado espetacular aos 2m23s do segundo round, ele derrubou o rival, que já havia anunciado que esta seria a sua luta de aposentadoria. Para completar, completou o espetáculo comemorando com uma cambalhota no ar, caindo sentado e vibrando muito no octógono.

Chris Barnett Gian Villante UFC 268 — Foto: Getty Images

- Esse cara tem uma cabeça de cimento! Meu pé está queimando de dor. Esse cara aqui está se aposentando, e essa é a sua cidade. Aplaudam ele o mais alto que puderem, porque ele merece! - disse Chris Barnett após a luta.

Chris Barnett festeja sentado após cambalhota no ar a vitória sobre Gian Villante no UFC 268 — Foto: Getty Images

Ian Garry arrasa Jordan Williams na estreia

O peso-meio-médio irlandês Ian Garry fez jus à badalação em torno do seu nome. Com uma estreia espetacular no octógono, o lutador nocauteou o americano Jordan Williams aos 4m59s do primeiro round com um cruzado de direita devastador, que apagou o rival no último segundo do round. Invicto aos 23 anos, o lutador chegou à sua oitava vitória em oito lutas como profissional.

Ian Garry acerta o cruzado que nocauteou Jordan Williams no UFC 268 — Foto: Getty Images

- É fantástico lutar no palco em que Ali, Tyson, Mayweather, Pacquiao e todos os grandes nomes do mundo já se apresentaram. Fiquei nervoso pela primeira vez na minha vida, é claro, mas aos poucos me acalmei. Vou ser campeão mundial, e vou repetir as palavras de um certo irlandês que já esteve aqui: "Não estou aqui pra participar. Estou aqui para dominar" - disse Garry, parafraseando ninguém menos o compatriota Conor McGregor.

Jordan Williams acerta um direto em Ian Garry no UFC 268 — Foto: Getty Images

Após um começo nervoso, no qual recebeu dois bons golpes de Williams, Garry aos poucos se acalmou na luta e impôs o seu jogo. Controlando o americano na grade e aplicando duas boas joelhadas altar, o irlandês aproveitou um erro de ataque de Williams, no qual deixou o rosto exposto, e aplicou um belo cruzado de direito em cheio no queixo do rival, que caiu desacordado a um segundo do intervalo.

Imavov vence Shahbazyan por nocaute

Em uma luta dura, com bons momentos para ambos os lutadores, o peso-médio russo naturalizado francês Nassourdine Imavov venceu o americano de origem armênia Edmen Shahbazyan por nocaute técnico aos 4m42s do segundo round. Esta foi a terceira vitória de Imavov em quatro lutas no UFC. Já Shahbazyan sofreu sua terceira derrota consecutiva.

Nassourdine Imavov aplica as cotoveladas que nocautearam Edmen Shahbazyan no UFC 268 — Foto: Getty Images

Os dois rounds foram muito movimentados, com equilíbrio no primeiro e domínio claro de Imavov no segundo. O russo tentou por quatro vezes a finalização com um triângulo de mão e com uma gravata técnica, mas Shahbazyan resistiu bravamente. Mas, cansado, acabou caindo por baixo junto à grade, e, preso em um crucifixo, ficou com a cabeça exposta, recebendo cotoveladas seguidas de cima para baixo até o árbitro encerrar a disputa.

Chris Curtis coroa espera com nocaute sobre Phil Hawes

Quem estivesse assistindo à luta entre os pesos-médios Phil Hawes e Chris Curtis jamais poderia imaginar que Hawes, que vinha de sete vitórias seguidas e dominava a disputa amplamente diante de um Curtis que fazia sua estreia e era praticamente um alvo fixo, viria a sofrer dois golpes duros e cair nocauteado aos 4m27s do primeiro round.

Chris Curtis acerta um direto de esquerda em Phil Hawes no UFC 268 — Foto: Getty Images

A vitória de Curtis coroou uma espera de mais de 12 anos até que ele entrasse no UFC, passando por uma negativa de Dana White no Contender Series de 2018. O americano parecia nervoso no começo do combate, mas acabou mostrando que a sua postura, na verdade, era pela paciência de esperar por uma brecha na guarda de Hawes. A brecha apareceu, e ele aplicou um cruzado de esquerda na cabeça que abalou o rival. Uma joelhada na linha de cintura na sequência derrubou Hawes, que não resistiu e acabou nocauteado.

Confira todos os resultados do evento:

CARD PRINCIPAL
Kamaru Usman venceu Colby Covington por decisão unânime (48-47, 48-47 e 49-46)
Rose Namajunas venceu Weili Zhang por decisão dividida (48-47, 47-48 e 49-46)
Marlon Vera venceu Frankie Edgar por nocaute técnico aos 3m50s do R3
Shane Burgos venceu Billy Quarantillo por decisão unânime (triplo 29-28)
Justin Gaethje venceu Michael Chandler por decisão unânime (29-28, 29-28 e 30-27)
CARD PRELIMINAR
Alex Poatan venceu Andreas Michailidis por nocaute técnico aos 18s do R2
Bobby Green venceu Al Iaquinta por nocaute técnico aos 2m25s do R1
Chris Curtis venceu Phil Hawes por nocaute técnico aos 4m27s do R1
Nassourdine Imavov venceu Edmen Shahbazyan por nocaute técnico aos 4m42s do R2
Ian Garry venceu Jordan Williams por nocaute aos 4m59s do R1
Chris Barnett venceu Gian Villante por nocaute técnico aos 2m23s do R2
Dustin Jacoby venceu John Allan decisão unânime (29-28, 29-28 e 30-27)
Melsik Baghdasaryan venceu Bruno Souza por decisão unânime (triplo 29-28)
Ode Osbourne venceu CJ Vergara por decisão unânime (triplo 29-28)

UFC Holloway x Rodriguez: Duelo de pesos-penas de elite você só assiste no Combate! — Foto: Infoesporte

Veja também

Mais do ge