O co-evento principal do UFC 267 foi uma aula de artes marciais. Disputado quase o tempo todo na trocação, o combate pelo cinturão interino do peso-galo (até 61kg) terminou com vitória de Petr Yan sobre Cory Sandhagen por decisão unânime (triplo 49-46) e renovou a credencial para disputar o título linear, que pertence a Aljamain Sterling.
A luta começou equilibrada na trocação, mas o volume de golpes de Sandhagen era maior. O americano ainda tentou uma queda na metade do round, mas Yan rechaçou a investida e o confronto seguiu lá e cá. O panorama pouco mudou na volta para o segundo assalto. Os dois alternaram bons momentos. Quando o russo encurtava, colocava golpes perigosos, mas Sandhagen utilizava bem sua envergadura para tocar o oponente.
Sandhagen entrou no terceiro round com movimentação incessante para controlar a distância, mas, com o decorrer do tempo, Yan passou a encurtar mais e buscar trocações francas com o americano. Em uma delas, uma canhota do russo levou o rival ao solo. Cory sobreviveu à blitz, ficou de pé novamente e aguentou até o fim do assalto.
Após aplicar knockdown no terceiro round, Yan dominou mais o centro do octógono e caminhou mais para a frente no quarto assalto. Dono de boxe refinado, ele tocou com frequência no rosto do americano, que já não conseguia colocar o volume de golpes do início da luta. Nos cinco minutos finais, o russo seguiu superior a Sandhagen, que impressionou pela boa movimentação, mas pecou ao atacar pouco.
Makhachev finaliza Hooker no primeiro round
Conhecido por ser o possível sucessor de Khabib Nurmagomedov, Islam Makhachev, que é companheiro de treinos do ex-campeão dos leves, não deu chances para Dan Hooker. O peso-leve (até 70kg) russo conseguiu uma queda logo no início, dominou o neozelandês no chão e finalizou com uma kimura aos 3m25s do primeiro round.
Makhachev elevou seu cartel para 21 vitórias e uma derrota. Ele vem de nove resultados positivos consecutivos. Já Hooker perdeu a terceira das últimas quatro lutas e está com 21 triunfos e 11 reveses na carreira.
Chimaev retorna com novo atropelo
Após mais de um ano sem lutar, Khamzat Chimaev provou que a expectativa em torno dele é justa. Contra o número 11 do peso-meio-médio (até 77kg), Li Jingliang, ele outra vez tirou seu adversário para nada e venceu por finalização com um mata-leão aos 3m16s do primeiro round. Agora são 10 vitórias em 10 lutas na carreira, sendo quatro delas no UFC.
Chimaev não demorou a colocar Jingliang para baixo. Ele tirou o chinês do ar e, antes de derrubar, ainda falou com Dana White, que estava na primeira fila. No solo, ele trabalhou bem seu ground and pound antes de ir para as costas e encaixar o mata-leão que "apagou" o rival.
UFC 267
30 de outubro de 2021, na Ilha da Luta (Abu Dhabi)
CARD PRINCIPAL:
Glover Teixeira venceu Jan Blachowicz por finalização aos 3m02s do R2
Petr Yan venceu Cory Sandhagen por decisão unânime (triplo 49-46)
Islam Makhachev venceu Dan Hooker por finalização aos 3m25s do R1
Alexander Volkov venceu Marcin Tybura por decisão unânime (30-27, 30-27 e 29-28)
Khamzat Chimaev venceu Li Jingliang por finalização aos 3m16s do R1
Magomed Ankalaev venceu Volkan Oezdemir por decisão unânime (30-27, 30-27 e 29-28)
CARD PRELIMNAR:
Amanda Ribas venceu Virna Jandiroba por decisão unânime (triplo 29-28)
Zubaira Tukhugov venceu Ricardo Carcacinha por decisão unânime (triplo 29-28)
Albert Duraev venceu Roman Kopylov por decisão unânime (30-27, 29-27 e 29-27)
Elizeu Capoeira venceu Benoit Saint-Denis por decisão unânime (triplo 29-26)
Michal Oleksiejczuk venceu Shamil Gamzatov por nocaute técnico aos 3m31s do R1
Lerone Murphy venceu Makwan Amirkhani por nocaute aos 14s do R2
Andre Petroski venceu Hu Yaozong por finalização aos 4m46s do R3
Tagir Ulanbekov venceu Allan Puro Osso por decisão dividida (28-29, 29-28 e 29-28)
Veja também