TIMES

Por Adriano Albuquerque, Edgar Alencar, Gleidson Venga e Zeca Azevedo — São Paulo


Melhores momentos Spaten Fight Night: Hebert Conceição x Esquiva Falcão

Melhores momentos Spaten Fight Night: Hebert Conceição x Esquiva Falcão

Se o evento principal do Spaten Fight Night, no último sábado, foi uma luta de exibição de boxe entre Anderson Silva e Chael Sonnen, o duelo entre os medalhistas olímpicos Hebert Conceição e Esquiva Falcão foi cercado por muita rivalidade. Melhor para o campeão em Tóquio 2020, que venceu por pontos (97-93, 97-92 e 98-91) após dez rounds e conquistou o cinturão brasileiro.

Após a vitória, Hebert Conceição falou sobre a rivalidade com Esquiva Falcão, que aumentou a expectativa para o combate com muitas provocações de ambos os lados. Com o cinturão brasileiro garantido, o campeão olímpico mandou um recado ao medalhista de prata em Londres 2012.

- Na verdade, não é um problema (com Esquiva) só meu, é um problema de todo boxeador brasileiro, que ouve muita besteira do Esquiva. Espero que, depois dessa luta, ele se coloque no seu lugar e passe a respeitar todos nós atletas, assim como eu e todos os atletas de esportes de contato respeitam ele.

Hebert Conceição golpeia Esquiva Falcão no Spaten Fight Night — Foto: Wander Roberto/Divulgação

Melhor durante praticamente toda a luta, Hebert Conceição explicou a estratégia contra Esquiva Falcão e fez uma crítica ao árbitro do confronto, que não abriu vantagem quando o medalhista de prata em Londres 2012 sofreu um knockdown.

- Foi uma luta muito difícil, um atleta muito experiente que eu enfrentei, mais de 30 lutas, mas foi um combate em que eu me posicionei muito bem taticamente. Meu jogo era manter a média e longa distância. Nos primeiros rounds, eu consegui abrir uma boa vantagem e, no final, o gás foi apertando um pouquinho, ele foi aumentando o ritmo também, porque sabia que estava perdendo, a luta foi ficando mais difícil, mais truncada, mas o meu boxe se sobressaiu, e eu mostrei que vim melhor preparado. Não subestimei meu adversário e saí com a mão erguida no final.

- (No quarto round), eu acertei uns bons golpes na cabeça dele, vi que ele sentiu, mas eu também senti muito a minha mão direita, que ficou muito machucada e inchada, e acabei não tendo o poder de nocaute para finalizar. Eu também soube ser experiente, não ir com tanto ímpeto porque ainda faltavam muitos rounds pela frente, e eu queria vencer, independentemente de qual via.

Mas eu acertei um gancho no último segundo, ele caiu, acusou o golpe e era para ter aberto a contagem. O gongo não salva o adversário, mas não foi feito pelo árbitro, infelizmente, e foi bom para ele, que conseguiu voltar e se recuperar porque é um cara experiente, soube cadenciar.
— Hebert Conceição

Hebert Conceição, que lutou no peso até 74kg, também fez questão de valorizar a conquista do cinturão brasileiro pelo Conselho Nacional de Boxe.

- Foi meu primeiro cinturão profissional de muitos que estão por vir. Já tendo alcançado uma medalha de ouro olímpica, eu poderia falar que não tem tanta relevância um título brasileiro, mas como eu recomecei minha carreira no boxe profissional, eu digo que é uma honra ter um cinturão brasileiro do Conselho Nacional de Boxe. Acho importante que uma figura como eu, que tem uma história grande, relevante no esporte, ter um cinturão dentro do Brasil. Valoriza mais o nosso Conselho, a nossa organização, o boxe profissional brasileiro, então é uma honra ter me tornado campeão brasileiro.

Hebert Conceição comemora título brasileiro — Foto: Reprodução/Combate

Por fim, o campeão olímpico revelou os próximos passos na carreira, que incluem um merecido descanso depois da batalha contra Esquiva Falcão.

- Agora, eu espero descansar um pouco, foi um camp muito duro, dias e dias dedicado à essa luta, mesmo com a indecisão, a incerteza de que iria acontecer, mas, mesmo assim, me mantive focado e treinando durante o período para esse combate. Quero descansar um pouquinho e pensar na melhor estratégia, já que vou entrar no ranking das principais organizações. Espero ter antecipado um ano, um ano e meio na minha carreira profissional, quero ter a oportunidade de fazer alguma outra grande luta e já poder virar o cinturão em breve.

Anderson Silva se despede do público brasileiro em exibição de boxe

Anderson Silva se despede do público brasileiro em exibição de boxe

Veja também

Mais do ge