TIMES

Por Combate.com — Rio de Janeiro


O UFC 302 foi realizado neste sábado, em Newark, nos Estados Unidos, e teve Islam Makhachev defendendo seu título dos leves com sucesso diante de Dustin Poirier, em uma disputa bem movimentada. Entre os brasileiros, Jailton Malhadinho e André Lima venceram, enquanto Paulo Borrachinha, Elizeu Capoeira e Cesar Almeida acabaram derrotados.

Islam Makhachev venceu Dustin Poirier por finalização aos 2min42s do R5 — Foto: Jeff Bottari/Getty Images

Makhachev finaliza e chega perto de recorde de Anderson Silva

A luta principal do evento foi válida pelo cinturão dos leves e Islam Makhachev não teve moleza para defender seu título contra Dustin Poirier. Após um primeiro round totalmente dominado pelo campeão, o americano começou a dificultar a vida de Makhachev ao defender bem as tentativas de queda e conectar bons golpes em pé.

O lutador russo, no entanto, mesmo diante das dificuldades impostas pelo rival, conseguia impor seu jogo e levava ligeira vantagem. No quarto round, Poirier foi mais agressivo, abriu um corte na testa do adversário e empolgou a todos para o rumo do duelo nos minutos finais.

Mas aí valeu a categoria do campeão. Makhachev voltou determinado ao último round, buscando a queda o tempo todo. Poirier tentou se defender de todas as maneiras, mas, em uma tentativa de escapar, acabou finalizado ao ser pego em um bem ajustado d´arce choke, encerrando o duelo.

Islam Makhachev venceu Dustin Poirier por finalização aos 2min42s do R5 — Foto: Jeff Bottari/Getty Images

Com mais um resultado positivo, Makhachev chegou à sua 14ª vitória seguida no UFC e está a duas de alcançar Anderson Silva, recordista neste quesito, com 16. O campeão afirmou ainda no octógono seu desejo de subir de peso para lutar pelo título dos meio-médio, atualmente sob posse de Leon Edwards.

Poirier, por sua vez, declarou que, apesar de não ter 100% de certeza, esta pode ter sido sua última luta de MMA na carreira.

Borrachinha e Capoeira perdem no card principal

Dois brasileiros estiveram em ação no card principal, e ambos amargaram derrotas.

Paulo Borrachinha fez um combate morno contra Sean Strickland. O duelo foi todo em pé, e o americano foi pra cima do seu adversário durante boa parte da luta, mas sem aumentar o ritmo para definir. O brasileiro, por outro lado, circulava bastante e se movimentava mais, mas teve problemas para se encontrar com o estilo do ex-campeão dos médios.

O combate teve cinco rounds e o público chegou a vaiar em algumas oportunidades. A luta foi para os juízes e Strickland venceu na decisão dividida.

Sean Strickland venceu Paulo Borrachinha por decisão dividida — Foto: Jeff Bottari/Getty Images

Abrindo o card principal, Elizeu Capoeira encarou Randy Brown e não conseguiu impor seu jogo. O melhor momento do brasileiro foi no segundo round, quando pegou as costas e por pouco não finalizou com um estrangulamento. Brown resistiu e seguiu na luta, vencendo na decisão unânime dos juízes.

Randy Brown venceu Elizeu Zaleski por decisão unânime — Foto: Jeff Bottari/Getty Images

Malhadinho se reencontra com a vitória

Após sofrer seu primeiro revés no evento, no UFC 299, quando perdeu para Curtis Blaydes, Jailton Malhadinho voltou ao octógono menos de três meses depois para encarar Alexander Romanov, em um confronto no card preliminar.

O brasileiro não quis saber de enrolação e nos segundos iniciais colocou sua estratégia em jogo, aplicando uma queda em seu adversário. Malhadinho então começou a trabalhar a luta no solo e avançou até pegar as costas de Romanov. O lutador da Moldávia tentou se defender, mas acabou finalizado aos 2min27s do primeiro round.

Jailton Malhadinho venceu Alexander Romanov por finalização aos 2min27s do R1 — Foto: Jeff Bottari/Getty Images

Na luta de abertura do evento, André Lima teve pela frente o duro Mitch Raposo, e fez uma luta equilibrada. Após três rounds, o brasileiro venceu na decisão dividida, mantendo sua invencibilidade no MMA em suas nove lutas na carreira, a segunda no Ultimate.

Andre Lima venceu Mitch Raposo por decisão dividida — Foto: Jeff Bottari/Getty Images

Já Cesar Almeida não conseguiu sair vitorioso no UFC 302. No duelo contra Roman Kopylov, valeu a versatilidade do lutador russo. Enquanto o brasileiro levava perigo na trocação, Kopylov aplicou boas quedas em momentos decisivos, anulando as principais armas do seu oponente, e levando a vitória na decisão dividida.

Roman Kopylov venceu Cesar Almeida por decisão dividida — Foto: Jeff Bottari/Getty Images

Veja abaixo os resultados completos do evento:

UFC 302
1 de junho de 2024, em Newark (EUA)
CARD PRINCIPAL
Islam Makhachev venceu Dustin Poirier por finalização aos 2min42s do R5
Sean Strickland venceu Paulo Borrachinha por decisão dividida (46-49, 50-45, 49-46)
Kevin Holland venceu Michal Oleksiejczuk por finalização com 1min34s do R1
Niko Price venceu Alex Morono por decisão unânime (triplo 29-28)
Randy Brown venceu Elizeu Zaleski por decisão unânime (triplo 29-28)
CARD PRELIMINAR
Roman Kopylov venceu Cesar Almeida por decisão dividida (29-28, 28-29, 30-27)
Jailton Malhadinho venceu Alexander Romanov por finalização aos 2min27s do R1
Grant Dawson venceu Joe Solecki por decisão unânime (29-28, 30-27, 30-27)
Jake Matthews venceu Phil Rowe por decisão unânime (30-27, 29-28, 29-28)
Bassil Hafez venceu Mickey Gall por decisão unânime (30-27, 30-27, 29-28)
Ailin Perez venceu Joselyne Edwards por decisão unânime (30-27, 29-28, 29-28)
Andre Lima venceu Mitch Raposo por decisão dividida (30-27, 29-28, 28-29)

Veja também

Mais do ge