TIMES

Por Combate.com — St. Louis, EUA


A "Fera Negra" está de volta - em toda sua glória e infâmia. O peso-pesado americano Derrick Lewis se recuperou de uma derrota em sua última luta e venceu o brasileiro Rodrigo "Zé Colmeia" Nascimento à sua maneira, com um nocaute técnico aos 49 segundos do terceiro round, na luta principal do UFC Lewis x Nascimento, na noite de sábado em St. Louis, EUA. Depois, também celebrou de forma polêmica, com gesto obsceno - um "bunda-lelê" para a plateia.

De cueca, Derrick Lewis "abana" Rodrigo Zé Colmeia com os shorts após nocauteá-lo no UFC — Foto: Josh Hedges/Zuffa LLC via Getty Images

Lewis foi para cima desde o começo e deu pouco espaço para o brasileiro. Ele surpreendeu ao emplacar quedas logo no primeiro round. Zé Colmeia se recuperou e também aplicou uma queda, quase chegando à montada, mas foi raspado pelo americano. Lewis novamente pressionou no segundo assalto e machucou o brasileiro com uppercuts, cruzados e cotoveladas, mas o brasileiro derrubou no minuto final e chegou às costas do adversário.

No início do terceiro round, Lewis parecia ter cansado um pouco. Porém, rapidamente acertou um overhand de direita que derrubou o brasileiro e seguiu com socos na cabeça de Zé Colmeia até o árbitro encerrar a luta com 49 segundos de período. O americano comemorou com praticamente um striptease: tirou a bermuda e o protetor genital, e ainda fez um "bunda-lelê" para a plateia.

- Agradeço a St. Louis por verem minha bunda pelada. Não posso deixar um taxista brasileiro me bater. Eu tinha que bater nele - discursou Lewis após o combate.

Melhores momentos do KSW 94

Melhores momentos do KSW 94

Mais polêmicas no card

Além do gesto obsceno de Lewis, o evento foi recheado de outras polêmicas. Após vencer Nursulton Ruziboev por decisão unânime, o peso-meio-médio americano Joaquin Buckley desafiou Conor McGregor para uma luta - mas o fez de forma bastante ofensiva, insultando a linhagem do lutador irlandês.

- Conor McGregor, quero você! Você luta na (categoria) 77kg, mas não vai enfrentar um meio-médio, vai enfrentar um peso-leve. Qual é? Vai pegar um mini peso-leve. Vem pra cima de mim. Você diz que ganhou músculos, mas faz bullying com Sean O'Malley e Ryan Garcia (lutadores mais leves). Vem fazer bullying comigo, vamos ver qual é de verdade. Eu pesquisei o nome McGregor, e você vem de uma longa lista de vagabundos. Seu pai era vagabundo, seu avô era vagabundo, seu tataravô era um vagabundo, então dá pra dizer que sua mãe criou um vagabundo! Se você não responder, e eu aposto dinheiro que não tenho que você não vai responder, o mundo todo vai saber a verdade - disparou Buckley.

Na última luta do card preliminar, o americano Chase Hooper dominou o russo Viacheslav Borshchev e, quando trabalhava por um triângulo de mão, Borschev deu um tapa nas suas costas. O árbitro Keith Peterson interpretou como um tapa de desistência e encerrou o combate, o que gerou muitas reclamações do russo e de fãs nas redes sociais.

Nocautes rápidos

Dois lutadores surpreenderam com nocautes em menos de um minuto de luta. O mais rápido foi conquistado pelo neozelandês Carlos Ulberg, que bateu o americano Alonzo Menifield em apenas 14 segundos. Menifield começou o combate indo para cima de qualquer jeito e acabou derrubado com uma sequência de cruzados.

Esteban Ribovics comemora após nocautear Terrence McKinney no UFC — Foto: Josh Hedges/Zuffa LLC via Getty Images

No card preliminar, o argentino Esteban Ribovics nocauteou o lutador da casa Terrence McKinney com um chute alto de direita que deixou o americano deitado com a cabeça na grade, aos 37 segundos de luta.

Ferreira e Ricci vencem

Além de Zé Colmeia, outros dois brasileiros lutaram no evento, mas eles saíram vencedores. O peso-leve Carlos Diego Ferreira chegou a sofrer knockdowns no primeiro round, mas se recuperou, deu uma surra no polonês Mateusz Rebecki e emplacou um nocaute técnico aos 4min51s do terceiro assalto. A vitória rendeu ainda um bônus de Performance da Noite para o brasileiro, no valor de US$ 50 mil (cerca de R$ 257,8 mil). Já a peso-palha Tabatha Ricci venceu a americano Tecia Pennington por decisão dividida.

Carlos Diego Ferreira nocauteou Mateusz Rebecki no UFC St. Louis — Foto: Josh Hedges/Zuffa LLC via Getty Images

Confira os resultados completos do evento:

UFC Lewis x Nascimento
11 de maio de 2024, em St. Louis (EUA)
CARD PRINCIPAL:
Derrick Lewis venceu Rodrigo Zé Colmeia por nocaute técnico aos 49s do R3
Joaquin Buckley venceu Nursulton Ruziboev por decisão unânime (30-27, 30-26, 29-27)
Carlos Ulberg venceu Alonzo Menifield por nocaute aos 12s do R1
Carlos Diego Ferreira venceu Mateusz Rebecki por nocaute técnico aos 4min51s do R3
Sean Woodson venceu Alex Caceres por decisão unânime (29-28, 29-28, 30-27)
Waldo Cortes-Acosta venceu Robelis Despaigne por decisão unânime (30-27, 30-27, 29-28)
CARD PRELIMINAR:
Chase Hooper venceu Viacheslav Borshchev por finalização aos 3min00s do R2
Esteban Ribovics venceu Terrance McKinney por nocaute aos 37s do R1
Tabatha Ricci venceu Tecia Pennington por decisão dividida (29-28, 28-29, 29-28)
Trey Waters venceu Billy Goff por decisão unânime (30-27, 30-27, 29-28)
Charles Johnson venceu Jake Hadley por decisão unânime (triplo 29-28)
Veronica Hardy venceu JJ Aldrich por decisão unânime (triplo 29-28)

Veja também

Mais do ge