TIMES

Por Combate.com — Las Vegas, EUA


Jamahal Hill prometeu tudo, não entregou nada. Já Alex Poatan mostrou - de novo - que está no UFC para fazer história. Na primeira defesa de título no meio-pesado (até 93kg) - depois de já ser campeão dos médios (até 84,4kg) -, o brasileiro nocauteou o americano com 3min14s de luta, ainda no primeiro round.

Alex Poatan manteve o cinturão meio-pesado do UFC — Foto: Jeff Bottari/Zuffa LLC via Getty Images

Na entrevista após a vitória, Poatan ainda disparou que quer estar no card do UFC 301, no Rio de Janeiro, no dia 4 de maio. E no peso-pesado (até 120kg).

- O foco é sempre estar defendendo o cinturão, não importa quem vem. Falei que queria lutar no Brasil e que se desse tudo certo... Foi tudo dentro do planejado, saindo sem lesões, gostaria de lutar no Brasil, sei que é pouco tempo. Vamos ver o que acontece, sempre falei que queria fazer isso. Sei que precisa de uma promoção para uma defesa de cinturão, então não me importa, quero fazer uma luta no peso-pesado - disparou.

- Vocês viram o que eu estava fazendo, primeiro tomei uma mão, acho que a esquerda dele, é um cara muito forte, falei isso em todas as entrevistas, tinha que ficar esperto, e aquele golpe me acendeu. Fiquei atento o tempo todo para não fugir da estratégia. Vocês viram que eu fazia ele errar o tempo todo. Estava errando alguns chutes ali, mas estava achando a distância para entrar de mão. Foi perfeito tudo que a gente fez aqui - completou.

Poatan começou a luta disparando chutes na base, mas Jamahal respondia na mesma moeda com os chutes baixos. Poatan passou então a mirar na linha de cintura ao bater com a mão da frente. A mão esquerda do americano chegou a entrar com perigo. O brasileiro mantinha o jab no corpo, sem ter soltado a mão em cima. Eis que na primeira que soltou em cima, o já famoso cruzado de esquerda no rosto derrubou Hill. Poatan foi para cima e disparou uma infinidade de golpes até a luta ser interrompida pelo árbitro.

Poatan nocauteou Jamahal Hill ainda no primeiro round no UFC 300 — Foto: Jeff Bottari/Zuffa LLC via Getty Images

Outra curiosidade foi que, no instante anterior ao cruzado decisivo, Hill disparou um chute na região genital do brasileiro. O árbitro Herb Dean tentou entrar para separar a luta, preocupado com Poatan, mas o brasileiro o afastou indicando que seguiria tranquilamente na luta. E na sequência aplicou o nocaute da vitória.

- Para ser sincero, quando entro nesse octógono esqueço que sou o campeão. Venho fazendo meu trabalho. Assim como na vida pessoal, esqueço que sou o campeão, não deixo esse cinturão subir para minha cabeça. E aqui a mesma coisa, não deixo subir para a cabeça (qualquer provocação), venho focado e quero ganhar o cinturão, não defender o cinturão - completou Poatan.

Holloway demole Gaethje no último segundo

O cinturão BMF (sigla para "cara mais durão", em tradução livre) do UFC tem novo dono. E está em boas mãos. Aliás, em ótimas mãos. O havaiano Max Holloway, ex-campeão dos penas (até 65,8kg), implodiu Justin Gaethje no último segundo do quinto e último round, após disparar um cruzado de direita em cheio na boca do rival numa troca insana de golpes. Gaethje caiu completamente apagado após o golpe sofrido. A luta aconteceu no peso-leve (até 70,8kg).

Mesmo tendo lutado nos leves nesta noite, Holloway avisou que vai voltar ao peso-pena, e aproveitou para desafiar o agora campeão Ilia Topuria, que estava na plateia em Las Vegas.

Max Holloway é o novo campeão BMF do UFC — Foto: Jeff Bottari/Zuffa LLC via Getty Images

No primeiro round, Holloway já mostrava que Gaethje teria que jogar por uma mão. O havaiano era muito mais rápido nos golpes e com um volume difícil de acompanhar. Ao mesmo tempo, Gaethje trabalha duros chutes baixos para tentar minar a base do adversário. Os chutes rodados de Holloway também já estavam lá, como ficariam até o final da luta.

No segundo round, Gaethje levou uma dedada no olho, mas voltou para a luta. Àquela altura, ele já tinha um sangramento no rosto. Holloway se mantinha mais veloz e Gaethje com dificuldade para encontrar o adversário. E ais que Holloway disparou nova dedada, agora no olho direito de Gaethje. O lutador foi atendido de novo e seguiu na luta, enquanto o árbitro Marc Goddard não advertiu Holloway. No terceiro round, um chute rodado de Holloway balançou Gaethje, que depois ainda levou outro golpe duro, mas resistiu no duelo.

Holloway disparou um cruzado de direita que desmontou Gaethje no último segundo — Foto: Jeff Bottari/Zuffa LLC via Getty Images

No quarto round, faltando um minuto para o fim, uma cotovelada de Gaethje entrou limpa e balançou Holloway. Um cruzado de Gaethje também apareceu na sequência. Melhor na metade final do round, Gaethje tinha ali seu melhor momento. No último round, Holloway conectou alguns golpes giratórios, até que no minuto final os dois entregaram tudo que ainda tinham. Na troca de golpes francos no meio do cage, um cruzado de direita de Holloway acertou precisamente na boca de Gaethje, que já caiu apagado no último segundo.

Weili Zhang mantém cinturão peso-palha

O duelo chinês entre Weili Zhang e Xiaonan Yan levantou o público em Las Vegas neste sábado, nos EUA, num duelo em que a desafiante vendeu caro a derrota, mas sucumbiu para a campeã peso-palha (até 52,2kg) na decisão unânime (triplo 49-45). Essa foi a segunda defesa de título de Zhang neste segundo reinado, que começou ao tomar o cinturão de Carla Esparza em novembro de 2022, para depois fazer uma defesa contra Amanda Lemos em agosto do ano passado.

Zhang fez segunda defesa de título no peso-palha em sequência — Foto: Jeff Bottari/Zuffa LLC via Getty Images

No primeiro round, Xiaonan aplicou boa queda e depois disparou um direto de direita que derrubou Zhang, que quicou e subiu rapidamente. No último minuto, Zhang aplicou "ippon”, caiu por cima na montada e depois foi para as costas, fechando o mate-leão. Xiaonan não bateu até o gongo soar, mas quando Zhang soltou parecia que ela tinha apagado.

De volta para o segundo round, Zhang de início conectou um golpe no frontal da compatriota e depois foi para as costas. Zhang espalhou Xiaonan e foi descendo o braço para abrir espaço ou chegar no nocaute. Zhang ficou num ground and pound firme, até que fechou o mata-leão, mas depois passou para o katagatame. Xiaonan sobreviveu até o fim do round.

Weili Zhang vence compatriota Xiaonan nos pontos — Foto: Chris Unger/Zuffa LLC via Getty Images

No terceiro round, Xiaonan disparou um chute na linha de cintura e jogou Zhang longe. Xiaonan jogou boa cominação na sequência. Depois, um direto de encontro derrubou Zhang. Ainda entrou um golpe de encontro de Xiaonan, que depois derrubou. Zhang se levantou, mas Xiaonan derrubou com a técnica do sandá.

No quarto round, Xiaonan derrubou Zhang mais uma vez. Zhang depois devolveu a queda e derrubou e grudou, tentando também evitar a luta em pé de Xiaonan. Zhang se manteve dominante no chão e Xiaonan resistiu até o fim. Por fim, no último round, Zhang voltou a se manter em posição de domínio no solo e esperou o relógio encerrar o duelo para levar a melhor nos pontos.

Kayla Harrison massacra e finaliza Holm

A torcida em Las Vegas era toda da ex-campeã Holly Holm, mas ela não viu a cor da luva de Kayla Harrison, bicampeã olímpica de judô que fazia sua estreia no UFC neste sábado. Com 1min47s do segundo round, Kayla aplicou um mata-leão para vencer a número 5 do ranking peso-galo (até 61,7kg) - divisão em que também estreava após descer dos leves (até 70,8kg). Após a vitória, Kayla prometeu ser campeã da divisão até o fim do ano.

Kayla Harrison promoveu um atropelo para cima de Holly Holm — Foto: Cooper Neill/Zuffa LLC via Getty Images

No primeiro round, Kayla disparou um chute que Holly travou, mas a ex-judoca levou a rival para a grade. Ali, aplicou uma queda, mas Holly reverteu a posição e ficou por cima. Kayla não demorou a se levantar e logo colocou Holly de costas no chão. Ali, passou a jogar socos e cotoveladas ao amassar a ex-campeã. Holly Holm conseguiu sobreviver até o fim da parcial.

Kayla Harrison voltou para o segundo round disposta a impressionar. Primeiro, disparou um chute alto e emendou com uma entrada de queda. Na grade, laçou o pescoço e quase saiu numa guilhotina, mas Holly escapou. Depois, Kayla emendou uma nova queda no melhor estilo judoca com um o-soto-gari. Dali, ficou na montada e logo estava nas costas, onde não encontrou dificuldades para apertar o mata-leão e sair com a vitória.

Confira os resultados completos do UFC 300:

CARD PRINCIPAL:
Alex Poatan venceu Jamahal Hill por nocaute aos 3min14s do R1
Weili Zhang venceu Yan Xiaonan por decisão unânime (triplo 49-45)
Max Holloway venceu Justin Gaethje por nocaute aos 4min59s do R5
Arman Tsarukyan venceu Charles do Bronx por decisão dividida (28-29, 29-28 e 29-28)
Bo Nickal venceu Cody Brundage por finalização aos 3min38s do R2
CARD PRELIMINAR:
Jiri Prochazka venceu Aleksandar Rakic por nocaute técnico aos 3min17s do R2
Aljamain Sterling venceu Calvin Kattar por decisão unânime (triplo 30-27)
Kayla Harrison venceu Holly Holm por finalização a 1min47s do R2
Diego Lopes venceu Sodiq Yusuff por nocaute técnico a 1mins29s do R1
Renato Moicano venceu Jalin Turner por nocaute técnico aos 4min11 do R2
Jéssica Bate-Estaca venceu Marina Rodriguez por decisão dividida (28-29, 29-28 e 29-28)
Bobby Green venceu Jim Miller por decisão unânime (30-27, 30-25 e 29-26)
Deiveson Figueiredo venceu Cody Garbrandt por finalização aos 4min02s do R2

Veja também

Mais do ge