TIMES

Por Combate.com — Las Vegas, EUA


Quase dois anos depois da última luta, com uma cirurgia no meio do caminho e uma participação polêmica no Big Brother Brasil, Antônio Carlos “Cara de Sapato” Jr. voltou em grande estilo ao cage em que foi campeão em 2021.

Na primeira rodada da temporada regular de 2024 da categoria meio-pesado (até 93,4kg), o lutador paraibano usou sua apurada técnica do jiu-jitsu para finalizar o camaronês Simon Biyong com 4min34s do primeiro round, aplicando um mata-leão justo no card em Las Vegas (EUA).

Os melhores momentos da PFL 2

Os melhores momentos da PFL 2

Cara de Sapato desabafou após vitória citando acusação após o BBB 23 — Foto: PFL

O triunfo no primeiro round fez Cara de Sapato somar seis pontos nesta primeira rodada, a pontuação máxima possível. Mas em função dos resultados dos outros lutadores, que venceram mais rápido, Sapato terminou a rodada em quinto lugar, fora da zona de classificação aos playoffs. O brasileiro busca seu segundo título na organização e, por consequência, seu segundo milhão de dólares. Na entrevista, Sapato desabafou sobre o desfecho do caso em que era acusado de importunação sexual no reality show, em que a Justiça rejeitou a denúncia.

- Queria mandar aqui um beijo para todos os meus fãs, pra todo mundo, e dizer que essa foi a segunda vitória essa semana. Eu tive uma grande vitória na terça-feira e tô muito feliz, porque foi um tempo de muito aprendizado, de muita evolução, e que a gente conseguiu vencer no final das contas. Não tem acusação nenhuma contra a gente - disse Sapato em português ainda em cima do cage após a vitória.

Cara de Sapato faz desabafo após vencer luta pela PFL

Cara de Sapato faz desabafo após vencer luta pela PFL

Logo nos primeiros segundos de luta, a mão esquerda de Biyong entrou forte com um cruzado que balançou Sapato. O brasileiro seguiu de pé e respondeu com um jab. Com pouco mais de um minuto de luta, Sapato fintou e entrou em queda, e Biyong se escorou na grade e fez a esgrima para defender. Sapato não desistiu da posição até que primeiro conseguiu ir para as costas do camaronês, e daí sim levou o duelo para baixo.

No chão, Sapato fechou o cadeado na linha de cintura e passou a bater no camaronês para abrir espaço para a finalização. Com pouco mais de dois minutos para trabalhar a posição, o brasileiro insistiu até conseguir fechar a cana do braço no pescoço de Biyong, que não resistiu e deu os três tapinhas para desistir.

Antônio Cara de Sapato venceu Simon Biyong por finalização aos 4min34s do R1 — Foto: PFL

Josh Silveira vence Sadibou Sy com anticlímax

Josh Silveira venceu Sadibou Sy por nocaute técnico a 1min14s do R1 — Foto: PFL

Um duelo da categoria dos meio-pesados (até 93,4kg) terminou num anticlímax em Las Vegas. O ex-campeão meio-médio (até 77,1kg) Sadibou Sy, sueco que subia duas categorias, acabou lesionando o dedo com apenas 1min14s de luta, o que o obrigou a desistir da luta, enquanto Josh Silveira ficou a vitória por nocaute técnico no primeiro round. O americano, filho do treinador brasileiro Conan Silveira, somou seis pontos na classificação.

Com um minuto de luta, Josh pôs Sadibou para baixo, mas nem evoluiu na posição. Logo o advesário pediu para a luta ser paralisada. No replay foi possível ver que o sueco, quando derrubado, caiu com todo o peso do corpo em cima do dedo polegar ao apoiá-lo no chão, causando a lesão.

Impa Kasanganay atropela Alex Polizzi

Impa Kasanganay venceu Alex Polizzi por nocaute técnico aos 3min29s do R1 — Foto: PFL

O atual campeão meio-pesado (até 93kg) da PFL Impa Kasanganay mostrou logo na primeira rodada da temporada regular de 2024 que buscará o bicampeonato. Nesta sexta-feira, o americano somou seis pontos ao nocautear o ex-Bellator Alex Polizzi com 3min29s do primeiro round. Ele também se recuperou da derrota que teve em fevereiro para Johnny Eblen, quando lutou nos médios (até 84,4kg) no card “PFL x Bellator: Campeões”.

Kasanganay colocou pressão desde o início, até que quando Polizzi chutou acabou com a perna catada e o campeão tentou derrubá-lo. Polizzi tentou inverter a posição, mas Kasanganay conseguiu cair por cima. Polizzi tentou ir na perna de Kasanganay, mas sem sucesso. Polizzi levou Kasanganay para a grade, mas não conseguiu derrubar o adversário. Kasanganay, quando se soltou, logo disparou um cruzado de direita que balançou Polizzi. Era a senha para a vitória. Kasanganay passou a castigar o rival, que até sobreviveu bastante, mesmo de pé, e até tentou sair numa finalização no desespero, mas o campeão chegou ao nocaute antes do gongo do primeiro round.

Rob Wilkinson nocauteia e lidera classificação

Robert Wilkinson venceu Tom Breese por nocaute técnico a 1min10s do R1 — Foto: PFL

Com apenas 1min10s de luta, Rob Wilkinson nocauteou Tom Breese pela primeira rodada da temporada regular do meio-pesado (até 93,4kg) e colocou seis pontos na conta, liderando a classificação. Campeão da categoria em 2022, o australiano voltou nesta noite a lutar depois de ser flagrado em antidoping logo após a primeira rodada da temporada 2023, quando havia vencido Thiago Marreta em luta que virou “no contest”.

Breese, que entrou no lugar de Phil Davis, começou já levando a pior com o volume de golpes de Wilkinson, mas num contragolpe andando para trás conectou um cruzado de direita que balançou o australiano. Wilkinson absorveu o golpe na sequência e manteve o ímpeto. Depois de conectar joelhas no clinche, uma ombrada de direita foi o início do fim pata Breese. Ela desnorteou o inglês, que caiu e virou apenas presa fácil para mais golpes de Wilkinson.

Yagshimuradov atropela Jakob Nedoh no R1

Dovletdzhan Yagshimuradov venceu Jakob Nedoh por nocaute técnico a 2min54s do R1 — Foto: PFL

No primeiro duelo da noite na divisão dos meio-pesados (até 94,4kg) na temporada regular de 2024, o turcomeno Dovletdzhan Yagshimuradov venceu o esloveno Jakob Nedoh por nocaute técnico aos 2min54s do primeiro round. O triunfo, que veio num verdadeiro atropelo de Yagshimuradov, coloca seis pontos na conta do turcomeno de 34 anos, que estreou na PFL vindo do elenco do Bellator.

Dovletdzhan Yagshimuradov se impôs na trocação desde o gongo inicial do duelo. Ele disparou uma sequência dura de golpes que balançaram Jakob Nedoh, principalmente com ganchos poderosos, mas o rival resistiu de forma impressionante. Ainda assim, o turcomeno não descansou e seguiu em busca do nocaute, até que um cruzado de direita derrubou Nedoh. Yagshimuradov só disparou mais um golpe por cima até o árbitro encerrar a luta.

Fora da temporada, Marcelo Nunes vence

Marcelo Nunes venceu Jordan Heiderman por finalização aos 2min40s do R1 — Foto: PFL

Na única luta da noite que não valia pela temporada regular, o brasileiro Marcelo Nunes precisou de apenas 2min40s para vencer o americano Jordan Heiderman em confronto no peso-pesado (até 120,7kg). O lutador paulista de 35 anos aplicou uma chave de braço para emendar a segunda vitória na organização. Marcelo Nunes chega a quatro vitórias em cinco lutas na PFL.

Com quase um minuto de luta, Marcelo grudou no americano e foi para as costas, conseguindo levar Jordan para o chão. O americano conseguiu girar, mas o brasileiro seguiu por cima, tentando evoluir na posição. Quando o round se aproximava da metade, Marcelo Nunes quase chegou na montada, mas perdeu a posição com o americano raspando para ficar por cima. Foi então que Marcelo saiu primeiro num triângulo, mas perdeu ajuste, mas depois passou para uma chave de braço que dessa vez obrigou Jordan Heiderman a desistir.

Classificação do meio-pesado

Peso-meio-pesado (93kg)

Posição Lutador PFL Recorde Pontuação
1. Robert Wilkinson 1-0 6 pontos
2. Josh Silveira 1-0 6 pontos
3. Dovletdzhan Yagshimuradov 1-0 6 pontos
4. Impa Kasanganay 1-0 6 pontos
5. Antônio Cara de Sapato 1-0 6 pontos
6. Simon Biyong 0-1 0 ponto
7. Alex Polizzi 0-1 0 ponto
8. Jakob Nedoh 0-1 0 ponto
9. Sadibou Sy 0-1 0 ponto
10. Tom Breese 0-1 0 ponto

Confira os resultados da PFL 2 - peso-meio-pesado e peso-leve:

CARD PRINCIPAL:
Impa Kasanganay venceu Alex Polizzi por nocaute técnico aos 3min29s do R1
Robert Wilkinson venceu Tom Breese por nocaute técnico a 1min10s do R1
Clay Collard venceu Patricky Pitbull por nocaute técnico a 1min32s do R2
Michael Dufort venceu Mads Burnell por finalização a 1min03s do R2
Josh Silveira venceu Sadibou Sy por nocaute técnico a 1min14s do R1
CARD PRELIMINAR:
Antônio Cara de Sapato venceu Simon Biyong por finalização aos 4min34s do R1
Dovletdzhan Yagshimuradov venceu Jakob Nedoh por nocaute técnico a 2min54s do R1
Brent Primus venceu Bruno Robusto por finalização a 1min49s do R2
Gadzhi Rabadanov venceu Solomon Renfro por decisão unânime (triplo 29-28)
Elvin Espinoza venceu Adam Piccolotti por nocaute técnico aos 2min23s do R3
Marcelo Nunes venceu Jordan Heiderman por finalização aos 2min40s do R1

Veja também

Mais do ge