TIMES

Por Combate.com — Miami, EUA


A série de 15 vitórias consecutivas de Jailton Malhadinho chegou ao final neste sábado, no card preliminar do UFC 299, em Miami, EUA. O peso-pesado brasileiro dominou o primeiro round contra o americano Curtis Blaydes, quinto colocado do ranking da categoria no Ultimate, mas acabou sentindo a potência das mãos do adversário no segundo assalto e terminou derrotado por nocaute técnico aos 36 segundos do período.

Jailton Malhadinho tenta uma entrada de queda em Curtis Blaydes no UFC 299 — Foto: Chris Unger/Zuffa LLC via Getty Images

Malhadinho não demorou nem 20 segundos para tentar sua primeira entrada de queda. Blaydes pareceu que defenderia num primeiro momento, mas o brasileiro trocou a pegada e completou a queda. O americano levantou e não adiantou: levou outra queda em seguida. O baiano seguiu agarrado, dando rasteiras no adversário sempre que ele levantava. Foram sete quedas só nos primeiros três minutos, nove no total no primeiro round. Na última, Malhadinho pulou nas costas e mochilou, porém não conseguiu progredir.

No segundo assalto, o baiano novamente foi nas pernas em pouco tempo. Contudo, desta vez um uppercut de Blaydes pegou de encontro e machucou Malhadinho. Ele insistiu em agarrar a perna esquerda, enquanto o americano soltou as marretadas na lateral da cabeça. O brasileiro não suportou e acabou sofrendo o nocaute técnico.

- Foi um golpe limpo, ele estava com a cabeça para baixo, eu enfiei a cabeça dele no chão e acertei as marretadas. Eu sei eu bato pesado, que bato mais pesado que ele - disse Blaydes, que pediu uma luta contra o campeão interino da divisão, Tom Aspinall.

Junior Cigano projeta duelo entre Renan Problema e Francis Ngannou

Junior Cigano projeta duelo entre Renan Problema e Francis Ngannou

Michel Pereira arrasa em primeira luta no peso-médio

Michel Pereira comemora a vitória no UFC 299 — Foto: Chris Unger/Zuffa LLC via Getty Images

O "Paraense Voador" subiu de peso e já alçou voo no peso-médio (83,9kg). Em sua primeira apresentação na nova categoria, Michel Pereira atropelou o polonês Michal Oleksiejczuk e o finalizou em apenas 1min01s. Michel machucou o polonês com um chute e um direto na linha de cintura. O brasileiro sentiu o cheiro do sangue e foi para cima. Após mais duas joelhadas no plexo solar, ele pegou as costas e fechou o mata-leão. Oleksiejczuk não bateu e apagou.

- Esta categoria é melhor para mim, eu treino melhor, como melhor. O Michal é um lutador muito bom, mas eu estava muito focado hoje - disse Michel Pereira, que ainda pediu para luar no próximo evento do UFC no Brasil.

Philipe Lins vence quarta seguida

Philipe Lins conecta golpes em Ion Cutelaba no UFC 299 — Foto: Megan Briggs/Getty Images

Ex-campeão peso-pesado da PFL, o hoje peso-meio-pesado (93kg) Philipe Lins conquistou sua quarta vitória seguida no UFC ao bater Ion Cutelaba por decisão unânime (triplo 29-28). Sua estratégia foi clara: circular bastante para não deixar o moldavo confortável na trocação e alternar golpes na longa distância com clinches e quedas.

Deu certo na maior parte do combate. Cutelaba chegou a emplacar um knockdown com um direto de direita que pegou Lins desequilibrado no primeiro round, mas o brasileiro se levantou rapidamente. No resto do assalto e da luta, Philipe conectou bem na longa distância e acertou muitos chutes baixos. Um desses golpes na panturrilha no início do segundo round machucou Cutelaba, e o brasileiro o derrubou e controlou por cima. No terceiro assalto, o pernambucano emplacou mais uma queda em que pegou as costas, e teve vantagem no clinche na maior parte do período.

Munhoz e dos Anjos saem derrotados

Kyler Phillips conecta joelhada em Pedro Munhoz no UFC 299 — Foto: Chris Unger/Zuffa LLC via Getty Images

Décimo-terceiro no ranking do peso-galo do UFC, o brasileiro Pedro Munhoz foi superado pelo americano Kyler Phillips por decisão unânime (triplo 30-27). O brasileiro tentou pressionar e encurtar a distância, mas o americano era muito veloz tanto na movimentação quanto nos golpes. Munhoz só conseguiu uma queda, logo no segundo minuto, mas Phillips se desvencilhou e levantou logo em seguida.

Ainda no primeiro round, o americano conectou um uppercut e uma joelhada de encontro, que abriu um corte acima do olho esquerdo do brasileiro. Ele também acertou dois cutucões inadvertidos nos olhos, o que acabou atrapalhando, já que interrompeu um momento em que parecia encaminhar um nocaute. Pelo resto da luta, Phillips conectou mais e melhor, enquanto evitava a aproximação de Pedro. Foi a segunda derrota consecutiva do paulista.

Mateusz Gamrot acerta golpe em Rafael dos Anjos no UFC 299 — Foto: Chris Unger/Zuffa LLC via Getty Images

O niteroiense Rafael dos Anjos também sofreu seu segundo revés seguido, desta vez nas mãos do polonês Mateusz Gamrot por decisão unânime (29-28, 29-28, 30-27). O brasileiro chegou a se aproximar da vitória no primeiro round, quando uma canelada de encontro machucou o polonês e ele deu sequência com um direto para obter um knockdown. Contudo, Gamrot se recuperou e passou a investir na luta agarrada. Ele derrubou o ex-campeão peso-leve em todos os rounds e, mesmo sem encaixar nenhuma tentativa de finalização, foi um carrapato por todo o restante do combate.

Medalhista olímpico assombra em estreia relâmpago

A aguardada estreia do peso-pesado cubano Robelis Despaine no UFC excedeu as altas expectativas que a precederam. O medalhista de bronze olímpico no taekwondo só precisou de 18 segundos para despachar o americano Josh Parisian com um nocaute impressionante. O kickboxer se desequilibrou ao tentar um chute alto e caiu sentado. Parisian tentou pressionar, mas o cubano se levantou rapidamente e, andando para trás, acertou um cruzado de direita "no botão", no queixo. O americano desabou e o árbitro Andrew Glenn encerrou a luta em seguida.

Robelis Despaigne comemora sua vitória por nocaute no UFC 299 — Foto: Chris Unger/Zuffa LLC via Getty Images

Foi a quinta vitória de Despaigne em cinco lutas de MMA na carreira, todas por nocaute - as quatro últimas em menos de 19 segundos.

UFC 299
9 de março de 2024, em Miami (EUA)
CARD PRINCIPAL:
Sean O'Malley venceu Marlon Vera por decisão unânime (50-45, 50-45, 50-44)
Dustin Poirier venceu Benoit Saint Denis por nocaute aos 2min32s do R2
Michael Page venceu Kevin Holland por decisão unânime (triplo 29-28)
Jack Della Maddalena venceu Gilbert Burns por nocaute aos 3min43s do R3
Petr Yan venceu Song Yadong por decisão unânime (triplo 29-28)
CARD PRELIMINAR:
Curtis Blaydes venceu Jailton Malhadinho por nocaute técnico aos 36s do R2
Maycee Barber venceu Katlyn Cerminara por decisão unânime (30-27, 30-27, 29-28)
Mateusz Gamrot venceu Rafael dos Anjos por decisão unânime (29-28, 29-28, 30-27)
Kyler Phillips venceu Pedro Munhoz por decisão unânime (triplo 30-27)
Philipe Lins venceu Ion Cutelaba por decisão unânime (triplo 29-28)
Michel Pereira venceu Michal Oleksiejczuk por finalização a 1min01s do R1
Robelis Despaigne venceu Josh Parisian por nocaute aos 18s do R1
Assu Almabayev venceu CJ Vergara por decisão unânime (triplo 30-27)
Joanne Wood venceu Maryna Moroz por decisão dividida (29-28, 28-29, 29-28)

Veja também

Mais do ge