TIMES

Por Combate.com — Las Vegas, EUA


Após quase um ano longe do octógono, Jairzinho Rozenstruik retornou com vitória ao UFC. O peso-pesado foi dominante e venceu Shamil Gaziev por nocaute técnico neste sábado, em Las Vegas, nos EUA. Em luta morna e com poucas ameaças, o surinamês acabou com a invencibilidade do russo. Na coluta principal, o brasileiro Vitor Petrino venceu Tyson Pedro e manteve os 100% de aproveitamento na carreira.

- Foi incrível, tive tempo para trabalhar muitas coisas. Queria nocauteá-lo, mas não me apressei, trabalhei minha paciência. Trabalhei algumas coisas, e essa (a paciência) foi uma delas - disse após o duelo.

Jairzinho Rozenstruik venceu Shamil Gaziev no UFC em Las Vegas — Foto: Getty Images

Além de Vitor Petrino, outros dois brasileiros entraram em ação no evento deste sábado. No card preliminar, Vinícius Oliveira venceu Bernardo Sopai por nocaute com uma joelhada voadora espetacular, e Claudio Ribeiro foi superado por Christian Leroy Duncan.

A luta principal

Sem encurtar a distância, Gaziev tentou algumas entradas de queda, mas sem sucesso, ainda no primeiro round. Enquanto isso, Jairzinho foi dando sinais da potência de sua direita, apresentando um maior volume e encaixando alguns bons golpes no rosto do adversário. O russo chegou a levar o surinamês para a grade e, posteriormente, a menos de um minuto do fim do primeiro assalto, ao chão, mas não conseguiu trabalhar o ground and pound.

No segundo round, Gaziev chegou a acertar uma boa joelhada, mas Jairzinho foi trabalhando os jabs de maneira contínua. O russo buscou o single leg, no entanto, o surinamês defendeu bem na grade, onde ambos trocaram joelhadas na linha de cintura.

Vitor Belfort desafia Popó: "Se ele não lutar, vai ficar feio"

Vitor Belfort desafia Popó: "Se ele não lutar, vai ficar feio"

Jairzinho subiu de produção no terceiro round. O surinamês soltou mais jabs no rosto do adversário, além de low kicks e socos na linha de cintura de Gaziev, que conectou um volume muito menor de golpes.

No assalto seguinte, Jairzinho repetiu o roteiro, mas Gaziev buscou encurtar a distância e levar o adversário para a grade, tentando a queda. Jairzinho, por sua vez, defendeu bem e retomou a estratégia de abusar dos jabs. Depois de encontrar a melhor distância, o surinamês partiu para uma boa sequência de cruzados e diretos no rosto do russo, já bastante ensanguentado. Nos instantes finais, até arriscou atacar no single leg e aplicou uma boa sequência até o fim do round.

Castigado, Shamil Gaziev não conseguiu retornar para o quinto round, e o nocaute técnico foi decretado.

Petrino segue invicto

Em seu primeiro co-evento principal da carreira, na categoria peso-meio-pesado (até 92,9kg), Vitor Petrino foi dominante, venceu Tyson Pedro por decisão unânime e manteve sua invencibilidade. O duelo ainda ficou marcado pela aposentadoria do australiano, que decidiu pendurar as luvas após sair derrotado do octógono. Na entrevista depois do duelo, o brasileiro desafiou Anthony Smith, que estava assistindo ao evento e é o 10º colocado no ranking da divisão.

- Dana, estou mostrando que posso estar no top 15. Vejo que o Anthony Smith está aqui. Anthony, vamos fazer isso acontecer - disse Petrino.

Vitor Petrino venceu Tyson Pedro no UFC em Las Vegas — Foto: Getty Images

No primeiro round, o brasileiro teve maior volume e acertou golpes mais contundentes em um duelo com trocação franca. No assalto seguinte, o confronto ficou mais equilibrado. Enquanto Tyson Pedro apresentou um número maior de golpes, Petrino foi mais contundente.

Petrino voltou ainda mais contundente no terceiro round, andando para frente e dando as cartas do duelo. Depois de levar a luta para a grade, o brasileiro tentou aplicar a queda, em um primeiro momento defendida pelo australiano. Na tentativa seguinte, no entanto, ele conseguiu erguer o adversário antes de jogá-lo com sucesso no solo. Pedro tentou levantar em algumas oportunidades, mas foi levado ao chão novamente por Vitor, que buscou uma finalização por mata-leão e katagatame. Apesar de não ter conseguido encaixar os golpes, o brasileiro apresentou amplo domínio até o fim do round final e levou a melhor no confronto.

Após a 11ª vitória da carreira invicta de Petrino, o australiano anunciou a decisão de pendurar as luvas. Aos 32 anos, Pedro deixa o MMA com 10 vitórias e quatro derrotas.

- Não quero tentar roubar os holofotes do Vitor. Não foi minha melhor performance, mas queria agradecer ao UFC e à minha equipe. Sempre quis mostrar para minha filha que com trabalho duro conseguimos chegar longe. Não é um adeus, é um até breve - disse Tyson Pedro.

Tyson Pedro anunciou a aposentadoria no UFC em Las Vegas — Foto: Getty Images

Veja todos os resultados do evento:

UFC
2 de março de 2024, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL
Jairzinho Rozenstruik venceu Shamil Gaziev por nocaute técnico aos 5min do R4
Vitor Petrino venceu Tyson Pedro por decisão unãnime (30-27, 30-27, 29-28)
Muhammad Mokaev venceu Alex Perezpor decisão unânime (triplo 29-28)
Umar Nurmagomedov venceu Bekzat Almakhan por decisão unânime (30-25, 30-26, 30-26)
Steve Erceg venceu Matt Schnell por nocaute aos 26s do R2
CARD PRELIMINAR
Eryk Anders venceu Jamie Pickett por decisão unânime (29-27, 29-28, 29-28)
Vinícius Oliveira venceu Bernardo Sopaj por nocaute aos 4min41s do R3
Aiemann Zahabi venceu Javid Basharat por decisão unânime (triplo 29-28)
Christian Leroy Duncan venceu Claudio Ribeiro por nocaute técnico a 1min57s do R2
Ludovit Klein venceu A.J. Cunningham por nocaute aos 4min36s do R1
Loik Radzhabov venceu Abdul-Kareem Al-Selwady por nocaute aos 49s do R3

Veja também

Mais do ge