TIMES

Por Combate.com — Rio de Janeiro


O atual campeão peso-leve do Bellator, Usman Nurmagomedov, foi suspenso pela Comissão Atlética do Estado da Califórnia (CSAC, na sigla em inglês) por seis meses neste sábado, devido a uma falha em exame antidoping em sua luta mais recente. A vitória sobre Brent Primus também foi anulada e transformada em "No Contest" (luta sem resultado).

Usman Nurmagomedov com o cinturão dos leves do Bellator após vencer Brent Primus, em luta agora anulada — Foto: Bellator MMA/Lucas Noonan

A notícia foi dada inicialmente pelo site "MMA Fighting". Contudo, apesar da falha e punição, Nurmagomedov não foi destituído do cinturão dos leves. Segundo Andy Foster, diretor executivo da CSAC, a falha do russo foi causada por um remédio prescrito por médicos - a substância não foi revelada.

Empresário do lutador, Ali Abdelaziz afirmou em comunicado enviado ao "MMA Fighting" que o remédio havia sido receitado para "uma doença que (Usman) teve". "Não é um esteroide anabolizante, EPO, GH, etc. Nenhum ganho (de performance). Ele vai fazer uma revanche contra Primus e retornar ao torneio", escreveu o agente.

Melhores Momentos da Bellator 300

Melhores Momentos da Bellator 300

Foster acrescentou ainda que Nurmagomedov se inscreveu no Programa Antidoping Voluntário (Vada, na sigla em inglês).

A luta na qual Usman Nurmagomedov teve o resultado positivo foi o evento principal do Bellator 300, no último dia 7 de outubro. O confronto era válido pela semifinal do GP peso-leve da organização, que vai pagar US$ 1 milhão (R$ 4,9 milhões) ao vencedor. O russo dominou o americano Brent Primus, venceu a luta por decisão unânime e se classificou à final do torneio.

Usman Nurmagomedov, 25, é primo do lendário Khabib Nurmagomedov e irmão de Umar Nurmagomedov, lutador do UFC. Ele está invicto em 18 lutas, agora com 17 vitórias e um "No Contest".

Veja também

Mais do ge