TIMES

Por Caio Maciel e Gabriel Oliveira — São Paulo


Felipe "brTT", hexacampeão brasileiro de League of Legends, um dos games mais populares do mundo, estreia no boxe, em lutra contra o músico Caio Nog, no Fight Music Show 3, neste sábado, 26 de agosto, com transmissão ao vivo do Combate. Um dos principais nomes dos esportes eletrônicos do Brasil, brTT contou, em entrevista à TV Globo, que marcar a primeira luta acabou sendo a consequência dos treinos que começou a fazer como uma maneira de enfrentar uma depressão.

BRTT: boxe resgata lenda do esports do "fundo do poço"

BRTT: boxe resgata lenda do esports do "fundo do poço"

— Alimentação, ânimo, auto-estima, eu deixei tudo de lado. Até que um dia eu olhei para o espelho e pensei 'o que eu estou fazendo da minha vida'. O boxe me puxou do fundo do poço. Eu não vou dizer que tenha sido só o boxe. A música também. Foi uma coisa na qual eu me reencontrei bastante, me ajudou bastante nesse processo. Eu colocaria o boxe e a música, duas coisas que somaram bastante — contou brTT sobre a fase em que, admite, estava "bastante depressivo".

BrTT em treino de preparação para luta de boxe — Foto: Reprodução/TV Globo

Em novembro de 2021, o jogador anunciou uma pausa nas competições de LoL, aos 30 anos, depois de conquistar seis títulos do Campeonato Brasileiro (CBLOL), sendo o maior vencedor do país, e ainda não retornou, embora não descarte essa possibilidade. Ele começou a praticar boxe e a produzir músicas de rap, inclusive fazendo shows.

— Eu não estava achando muita motivação para levantar da cama, às vezes eu acordava e ficava horas na cama. Saía da cama meio-dia, 1, 2, 3 da tarde, dependendo do dia. Eu pensei: 'Estou precisando de alguma coisa para me motivar pelo menos a viver'. Fui atrás de um esporte, não estava querendo fazer academia. Estava realmente procurando um esporte que eu curtia e com o qual iria me divertir fazendo — relembrou brTT.

— Um amigo meu passou o nome do Alex, que é o meu treinador hoje em dia. A gente começou a treinar em casa. A partir de uma semana de treino eu já mudei absurdamente meus hábitos. Eu mudei completamente meu ânimo quanto à vida, quanto à minha vontade de levantar da cama e tal para praticar o esporte, para sorrir, para viver.

Estreia nos ringues

BrTT relatou que logo passou a treinar boxe sério, de três a quatro vezes por semana, e pensou na ideia de lutar contra um influenciador ao ver o primeiro Fight Music Show que teve Acelino "Popó" Freitas e o youtuber Whindersson Nunes se enfrentando.

— A partir daquele momento, deu mais vontade ainda de lutar. O problema é a gente não achava adversário, toda hora aparecia um nome e a pessoa desistia. Faz uns dois anos que a gente está nessa procura, treinando muito sério e com profissionais. Agora finalmente fechou a luta e vamos pra cima.

O adversário é outro lutador amador, a quem brTT conhece pelo trabalho na música.

— Conheço muita música dele, mas, agora é outra área, né, é uma área que eu diria que os dois não têm tanta aptidão. Os dois são amadores e estão começando agora. Não tem muito o que esperar do que ele vai mostrar em cima do ringue, eu só sei o que eu posso mostrar, estou fazendo meu trabalho, praticando e treinando.

LoL e boxe

Embora a competição nos games seja bem diferente de uma luta de boxe, brTT acredita que pode usar a sua experiência de hexacampeão para se dar bem no ringue.

— Estou usando bastante os meus conhecimentos de atleta. Por mais que eu competisse em outra modalidade, eu sei muito bem essa fórmula de aprendizado, eu sei como um atleta pode melhorar, o que precisa trabalhar. Estou tentando trazer muito isso para o boxe, para o meu aprendizado e para os meus treinamentos.

Na entrevista antes da luta, brTT se disse ansioso e visualizando as situações da luta para se preparar melhor para elas.

— Eu tento visualizar ao máximo as coisas que podem acontecer na luta, porque, caso aconteça na hora, eu já esteja mais preparado, mas o que eu tento mais visualizar sou eu saindo com a vitória, sempre.

Sem medo

Questionado se, consagrado no LoL, não tem medo de colocar a sua história em risco em caso de derrota no boxe, brTT é enfático ao dizer que não.

— Nunca. Caso eu vá perder, e isso é uma coisa que nem passa na minha cabeça, o importante para mim é, no final, estar de consciência de tranquila que eu fiz o máximo nos meus treinamentos enquanto eu estava praticando, para não ter nenhum arrependimento. Estou de consciência tranquila que eu estou fazendo meu máximo, estou me dedicando ao máximo como se eu fosse lutar contra o campeão mundial. Seja quem for que eu vá enfrentar, vou estar preparado.

O FMS 3, a ser realizado no Clube Hebraica, em São Paulo, conta com lutas de MMA e de boxe entre influenciadores e o esperado confronto entre o tetracampeão mundial Popó e o youtuber Junior Dublê.

O Combate transmite ao vivo o Fight Music Show 3 na íntegra a partir de 19h15 (no horário de Brasília). O Combate.com e o YouTube do Combate também exibem ao vivo as duas primeiras lutas do evento.

Veja também

Mais do ge