TIMES

Por Juscelino Filho — Fortaleza, CE


Só no primeiro tempo contra o Cuiabá, o Fortaleza levou quatro gols e teve dois jogadores expulsos. Sem dúvida, foram os piores 45 minutos iniciais da temporada. Não houve absolutamente nada de positivo no primeiro tempo tricolor. Um placar que é um baque para Vojvoda e companhia. Não na tabela, porque o time caiu apenas uma posição (agora é o 12°). No entanto, moralmente, o Laion foi a nocaute na Arena Pantanal, perdeu por 5 a 0 e sequer viu o que o atropelou. Um jogo para esquecer.

Cuiabá 5 x 0 Fortaleza | melhores momentos | 9ª rodada | Brasileirão 2024

Cuiabá 5 x 0 Fortaleza | melhores momentos | 9ª rodada | Brasileirão 2024

Nada houve de positivo

Parecia que o Fortaleza sequer havia entrado em campo. Logo na primeira chegada do Cuiabá, Cardona (que ganhou chance após partida ruim de Titi e ausência de Kuscevic) vacilou, afastou errado a bola e Clayson abriu o placar. Com passes errados no meio-campo, o Tricolor viu João Ricardo sofrer o segundo gol com 11 minutos. Ramon pegou bem de primeira de fora da área e ampliou.

Com 23 minutos de bola rolando, a posse de bola era favorável ao Laion (65%). No entanto, a equipe de Vojvoda finalizou apenas uma vez, contra seis do Dourado. Vojvoda preferiu mudar e sacou Rossetto para colocar Renato Kayzer. Não adiantou. Aos 38, João Ricardo falhou na saída de bola e Jonatan Cafú fez o terceiro.

A situação piorou quando Kayzer empurrou o técnico Petit e foi expulso. A reclamação tomou conta da partida e, na sobra, até Brítez recebeu vermelho por reclamação. E quando a bola voltou a rolar, o Cuiabá ainda fez o quarto com Isidro Pitta.

Fortaleza, Cuiabá — Foto: Leonardo Moreira / Fortaleza EC

E conseguiu ficar pior...

Na volta do intervalo, o Leão seguiu irreconhecível. Tinga colocou a mão na bola dentro da área e a arbitragem marcou pênalti após consulta ao VAR. Fernando Sobral fez o quinto dos donos da casa e o Leão sequer ameaçava o rival.

No fim, aquele pedido de "não é para esquecer, é para aprender" não pode ser aplicado neste caso. Porque absolutamente nada deu certo para o Tricolor do Pici de Juan Pablo Vojvoda. A derrota mexe na classificação do time, que agora é o 12° (caiu uma posição). O que não pode acontecer é o resultado (e a forma como ele aconteceu) alterar os planos de Vojvoda para a sequência da competição.

E agora?

O Fortaleza volta a campo na quarta-feira (19) contra o Grêmio, às 20h, na Arena Castelão. A partida é válida pela décima rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

Veja também

Mais do ge