TIMES

Por Redação do ge — Fortaleza, CE


Após a defesa de Richard e a confirmação do título do Campeonato Cearense para o Ceará, no sábado (6), uma confusão generalizada tomou conta da Arena Castelão. Jogadores e inegrantes das comissões técnicas trocaram agressões após o apito final. Em súmula, o árbitro Anderson Daronco relatou o ocorrido e acrescentou cartões vermelhos para os jogadores Bruno Ferreira e Aylon, do Ceará, e Brítez, do Fortaleza. Eles, no entanto, poderão jogar normalmente na primeira rodada do Cearense de 2024.

Confusão generalizada no gramado após título do Ceará sobre o Fortaleza

Confusão generalizada no gramado após título do Ceará sobre o Fortaleza

Segundo Regulamento Geral de Competições (RGC), não haverá a suspensão automática para os atletas expulsos na final do Cearense de 2024. Logo, Bruno Ferreira, Brítez e Aylon (além de Bruno Pacheco, expulso no tempo regulamentar), estão livres para atuar na primeira rodada do estadual de 2024.

Os jogadores, no entanto, serão julgados pelo Tribunal de Justiça Desportiva e, caso sejam punidos com jogos de suspensão, poderão cumprir a punição já na Taça Fares Lopes deste ano. A competição dá vaga ao campeão na Copa do Brasil da temporada seguinte.

Veja o trecho do RGC

Artigo 51 – O atleta ou membro de comissão técnica que forem expulsos de campo ou do banco de reservas ficarão automaticamente impedidos de participar da partida subsequente, independentemente do mérito e da data da decisão do julgamento da infração disciplinar pela Justiça Desportiva.

§ 1º - Se o julgamento ocorrer após o cumprimento da suspensão automática, sendo o atleta ou membro da comissão técnica suspenso, deduzir-se-á da pena imposta a partida não disputada em consequência da expulsão;

§ 2º - Os impedimentos automáticos referidos no caput deste artigo e no artigo 50 deste RGC consideram-se extintos se findada a competição ou a participação do clube em uma competição de caráter eliminatório.

Ceará, Fortaleza, Brítez — Foto: Fabiane de Paula/SVM

Veja as justificativas de cada uma das expulsões

Bruno Ferreira

Cartão Vermelho Direto Motivo: 1745 - Conduta violenta - Após o término da partida, uma confusão generalizada se formou entre os atletas de ambas equipes. Pude observar que o atleta supracitado trocou socos com o seu adversário de número 19 da equipe do Fortaleza, Sr Emanuel Britez.

Emanuel Brítez

Cartão Vermelho Direto Motivo: 1745 - Conduta violenta - Após o término da partida, uma confusão generalizada se formou entre os atletas de ambas equipes. Pude observar que o atleta supracitado trocou socos com o seu adversário de número 94 da equipe do Ceará, Sr. Bruno Ferreira Ventura Diniz. Cabe ressaltar que não foi possivel a apresentação do cartão vermelho direto dentro do campo de jogo.

Aylon

Cartão Vermelho Direto Motivo: 1745 - Conduta violenta - Após o término da partida, uma confusão generalizada se formou entre os atletas de ambas equipes. Pude observar que o atleta supracitado desferiu uma voadora contra o seu adversário de número 19 da equipe do Fortaleza, Sr Emanuel Britez. Cabe ressaltar que não foi possivel a apresentação do cartão vermelho direto dentro do campo de jogo.

Veja também

Mais do ge