TIMES

Por Cartola — Rio de Janeiro


Todo ano o Cartola tenta adequar as posições dos jogadores àquilo que eles têm desempenhado no período mais recente em seus clubes. Com isso, muito comum é que se tenha um número importante de atletas com novas posições no game em relação à temporada anterior. Desta vez não será diferente.

Para a sorte dos cartoleiros, a maioria das mudanças para 2024 fará com que jogadores que não concorriam ao SG possam conquistá-lo. Além disso, um dos principais jogadores do futebol brasileiro na atualidade deixa de aparecer como atacante e será meia no mercado cartoleiro. Estamos falando de Lucas Moura, do São Paulo. Ou seja, a possibilidade de escalar esse jogador vai aumentar, já que ele não mais disputará vaga com os atacantes do seu time no game.

Lucas Moura poderá ser escalado como meia no Cartola — Foto: Marcello Zambrana; AGIF

Sobre os atletas que vão ganhar papel de defensor, vale destacar o jovem Rubens, do Atlético-MG. O jogador de 22 anos vem atuando constantemente na lateral esquerda e assim será inserido no mercado do game. Medel, do Vasco, também passará a ser contemplado com o SG quando o clube carioca terminar as partidas sem levar gol. O chileno vai figurar como zagueiro no Cartola.

Lateral-esquerdo de origem, Luciano Juba volta a aparecer na posição no nosso mercado. O jogador do Bahia vinha fazendo papel de atacante no ano passado no Sport e desta forma foi contratado pelo Tricolor baiano ainda em 2023. Neste ano, Rogério Ceni, até pela carência no setor esquerdo defensivo - onde praticamente só tem Ryan como opção -, vem utilizando Juba por lá. Uma baita alternativa ofensiva para nós cartoleiros, já que se trata de um lateral muito agudo.

Juba fez um dos gols que salvaram o Bahia na última rodada de 2023

Juba fez um dos gols que salvaram o Bahia na última rodada de 2023

NOVAS POSIÇÕES

Jogadores Clubes Posição
Alexsander Fluminense De lateral para meia
Bruno Tubarão Atlético-GO De atacante para lateral
Felipe Melo Fluminense De meia para zagueiro
Luan Cândido Bragantino De lateral para zagueiro
Lucas Moura São Paulo De atacante para meia
Luciano Juba Bahia De atacante para lateral
Medel Vasco De meia para zagueiro
Rikelme Cuiabá De atacante para lateral
Thiago Santos Fluminense De meia para zagueiro

ZAGUEIRO ARTILHEIRO?

Efetivado na zaga do Bragantino desde o início da temporada, Luan Cândido mantém a possibilidade de SG no Cartola, mas agora como zagueiro. Desde que se profissionalizou, o jogador atuava somente na lateral esquerda. Mas isso mudou e provavelmente em definitivo. Luan sempre foi um trunfo para os cartoleiros e essa faceta tende a aumentar, uma vez que as opções de zagueiros nos últimos anos não vêm tendo tanto sucesso. Vale lembrar que o jogador do Bragantino cobra faltas, pênaltis e é excelente no jogo aéreo. Sem Léo Ortiz, vendido ao Flamengo, a chance e virar titular incontestável só aumenta.

Cartola: Luan Cândido, do Bragantino, é o maior pontuador de sábado na 33ª rodada

Cartola: Luan Cândido, do Bragantino, é o maior pontuador de sábado na 33ª rodada

MUDANÇAS NO FLU DE DINIZ

O jeito de jogar do Fluminense é peculiar com Fernando Diniz. E talvez não por acaso que o clube carioca tenha três alterações em suas posições. Volantes de origem, Felipe Melo e Thiago Santos têm atuado como zagueiros de forma recorrente. Essa será a posição de ambos no game. Lateral na temporada passada, Alexsander vai constar no Cartola como meia, já que voltou a jogar com mais frequência de volante.

Felipe Melo: de meia para zagueiro no Fluminense e no Cartola — Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense F.C

A VOLTA DO TUBARÃO

Bruno Tubarão não disputou a Série A no ano passado. De volta à elite com o Atlético-GO, ele tem sido utilizado na lateral direita. Pode se tornar uma boa alternativa durante a temporada do game. Rikelme, do Cuiabá, deixa de ser atacante no game para aparecer como lateral-esquerdo, onde vem jogando e ganhando destaque pelo time mato-grossense.

Veja também

Mais do ge