TIMES

Por Cartola Express — Rio de Janeiro


A chegada da Liga dos Campeões ao Cartola Express vem acompanhada de novidades nas pontuações e nos scouts do fantasy game de disputas rápidas. As partidas de volta das semifinais (16 e 17 de maio) e a final (10 de junho) já estão com salas gratuitas abertas para você escalar craques do calibre de Vinícius Junior, Benzema, De Bryune e Haaland com a chance de faturar prêmios em bônus.

Mas se liga: além de novos parâmetros de pontuação - como minutagem em campo ou valores distintos por posição em um mesmo fundamento - alguns scouts já conhecidos da comunidade cartoleira terão uma abordagem diferente nas disputas da Liga dos Campeões. Confira na tabela abaixo:

SCOUTS E PONTUAÇÕES DA LIGA DOS CAMPEÕES

SCOUT POSIÇÃO PONTOS
Jogou até 60 minutos Todas 1
Jogou mais de 60 minutos Todas 2
Jogou a partida toda Meias e atacantes 3
Gol Goleiro 8
Gol Defensores 6
Gol Meias 5
Gol Atacantes 4
Jogo sem sofrer gol Goleiro e defensores 4
Jogo sem sofrer gol Meias 1
2 gols sofridos Goleiros e defensores -1
Assistência Todas 3
Gol contra Todas -2
Pênalti perdido Todas -2
Defesa Goleiro 0,5
Defesa de pênalti Goleiro 5
Cartão amarelo Todas -1
Cartão vermelho Todas -3
Falta cometida que provoca gol Todas -2
Pênalti cometido Todas -2
Vitória em campo Todas 0,3
Derrota em campo Todas -0,3
Finalização defendida Goleiro 1
Finalização defendida Defensores 0,6
Finalização defendida Meias e atacantes 0,4

GOL E FINALIZAÇÃO DEFENDIDA DE ACORDO COM A POSIÇÃO

Rodrygo e Vinicius Junior: dupla que pode garantir muitos pontos no Cartola Express da Liga dos Campeões — Foto: Juan Medina/Reuters

Uma das novidades que mais chamam a atenção nas regras de scouts do Cartola Express da Liga dos Campeões é a pontuação específica por posição para gol e finalização defendida. No caso do gol, cada posição do jogo tem uma pontuação diferente:

  • Gol de atacante: 4 pontos
  • Gol de meia: 5 pontos
  • Gol de defensor: 6 pontos
  • Gol de goleiro: 8 pontos

A autoria dos gols (que também pode impactar nas assistências) segue a decisão oficial da Liga dos Campeões, exceto em situações em que fique claro que há um erro no site da competição. Para que os pagamentos de ganhos possam ser feitos dentro de um prazo razoável, possíveis alterações no site oficial realizadas depois de 20 minutos do fim de cada partida não serão levadas em consideração.

A lógica de pontuação dos gols é semelhante à das finalizações defendidas: pontuação maior para goleiros (1), seguida de defensores (0,6) e igual para meias e atacantes (0,4).

ATENÇÃO!
Um ponto muito importante é que, diferentemente do Cartola tradicional, finalizações para fora ou direto na trave não contam pontos neste formato de jogo, assim como o desarme.

FALTAS E PÊNALTIS

Outra diferença de impacto se refere às faltas. Não há pontuação para as faltas sofridas. Nas cometidas, o jogador responsável por uma infração cuja cobrança resultar diretamente em gol do time adversário perderá 2 pontos, seja qual for a posição. Faltas cometidas que não provoquem diretamente um gol não têm pontuação atribuída.

O jogador de qualquer posição que cometer pênalti pederá 2 pontos, mesmo que a cobrança não seja convertida em gol. O pênalti perdido custa -2 pontos ao batedor. Se o goleiro defender, fatura 5 pontos, mas se a cobrança for direto na trave ou para fora, ele não pontua.

ASSISTÊNCIA

Kevin de Bruyne, do Manchester City: o rei das assistências do futebol europeu — Foto: AFP

O passe para gol valerá 3 pontos, para todas as posições, independentemente da intenção do último toque. Assim, qualquer toque na bola antes da finalização em gol de um companheiro será considerado assistência. Este formato do Cartola Express, no entanto, considera outras situações de jogo como assistência:

  • se um jogador sofre um pênalti ou uma falta que resulte em gol, ele tem a assistência computada (no caso da falta, somente se for um chute direto)
  • se um jogador acerta uma finalização na trave, e o companheiro faz o gol no rebote, ele tem a assistência computada
  • se um jogador faz um passe ou uma finalização que força o adversário a marcar um gol contra, ele tem a assistência computada
  • se um jogador realiza o último passe antes de um gol, mas a bola é desviada não-intencionalmente por um adversário antes de chegar ao marcador, ele tem a assistência computada

JOGO SEM SOFRER GOLS

Para um jogador receber essa pontuação, ele precisa jogar pelo menos 60 minutos e seu time não sofrer nenhum gol enquanto estiver em campo. Observe que se um jogador for substituído no 60º minuto de uma partida, por exemplo, aos 59:30, ele não jogou 60 minutos e não receberá a pontuação, embora os relatórios da partida provavelmente relatem 60 minutos. Meias, defensores e goleiros receberão pontuações diferentes pelo jogo sem sofrer gols:

  • Defensores e goleiros: 4 pontos
  • Meias: 1 ponto

GOL SOFRIDO

Goleiros e defensores perdem 1 ponto a cada 2 gols sofridos por sua equipe. Dessa maneira, não há desconto de ponto caso o time sofra apenas 1 gol. Levou 2, perde 1. Levou 4, perde 2. Levou 6, perde 3, e assim sucessivamente. Portanto, caso a equipe leve 3 gols, os atletas perdem somente 1 ponto. Para 5 gols sofridos, serão 2 pontos perdidos.

MINUTOS EM CAMPO

Os jogadores de todas as posições receberão pontos pelos minutos em campo, com a seguinte regra:

  • Entrou em campo: 1 ponto (todas as posições)
  • Jogou mais de 60 minutos: 2 pontos (todas as posições)
  • Jogou a partida toda: 3 pontos (apenas meias e atacantes)

RESULTADO EM CAMPO

Os jogadores receberão ou perderão pontos pelo resultado parcial de seu time enquanto eles estiverem em campo:

  • Vitória em campo: +0,3 pontos
  • Derrota em campo: -0,3 pontos

Veja também

Mais do ge