TIMES

Por Clara Casé, Juliana Mota, Julio Aguiar, Jefferson Souza e Sofia Miranda


As areais da praia de Copacabana serão palco neste fim de semana de uma disputa ainda não tão conhecida do grande público brasileiro: o breaking. A modalidade, que fará sua estreia nas Olimpíadas em agosto, em Paris, também passa a fazer parte este ano do quadro de eventos do Verão Espetacular. O Breaking do Verão vai reunir grandes nomes do esporte nacional e internacional, que pretendem fazer da disputa um treino de luxo para os Jogos da França.

Para a competição, foi construída uma arena especial em um dos maiores cartões postais do Brasil. O sportv3 transmite as oitavas e quartas de final no sábado (20) a partir das 14h. Já no domingo, as semis e finais são dentro do Esporte Espetacular., a partir das 10h

Verão Espetacular começa neste domingo com o breanking

Verão Espetacular começa neste domingo com o breanking

A poucos meses de Paris, a competição também serve como preparação para os atletas que sonham com uma vaga na competição. O Brasil ainda busca mandar alguns de seus atletas para os Jogos.

- O Breaking do Verão é importante para mim porque serve como preparação para as competições que estão por vir, as classificatórias. Aqui eu vou poder ver mesmo como está meu corpo, como eu estou. Se Deus quiser vai vingas esse final de semana também - contou a B-Girl Toquinha.

Como funciona a competição?

O breaking tem um formato esportivo diferente. Na modalidade, os B-Boys e B-Girls, como são chamados, os atletas se enfrentam em batalhas de dança. Em uma disputa de um contra um, uma música é tocada na hora e cada atleta terá 45 segundos de apresentação naquela batida. A música é uma decisão do DJ na hora, por isso é importante a capacidade de improviso dos atletas.

Ratoo; Breaking do Verão 2022 — Foto: Lucas Neves

As performances são avaliadas com base na criatividade, personalidade, técnica, variedade, performance e musicalidade. Ao fim de cada batalha, os juízes escolhem um vencedor. Diferente de muitas modalidades, o breaking não possui notas, apenas o voto dos juízes em quem se saiu melhor na batalha.

No Breaking do Verão, 32 atletas entram na disputa, sendo 16 homens e 16 mulheres. Os B-Boys e B-Girls são posicionados em chaves e devem avançar em um esquema mata-mata até o título.

Quem vai participar?

Entre os grandes nomes brasileiros da competição estão a B-Girl Mini Japa, atual campeã nacional, e o B-Boy Rato, vencedor da última edição do Breaking do Verão. Além deles, o B-Boy Luan San e a B-Girl Toquinha, que competem em nível internacional, também estarão presentes.

B-girl Toquinha no breaking de verão em 2022 — Foto: Divulgação/Fernando Souza

Já entre os estrangeiros, o destaque vai para o canadense B-boy Phill Wizard, atual campeão Pan-americano e o chileno B-boy Matita, que ficou com o bronze em Santiago 2023. Entre as mulheres, a B-girl russa Kastet vem defender o título do Breaking do Verão. Além dela, a B-girl Luma foi medalhista de prata dos Jogos Pan-americanos representado a Colômbia.

Veja também

Mais do ge