TIMES

Por Redação do ge — Paris, França


Mistura de esporte e arte, o breaking é a grande novidade do programa das Olimpíadas de Paris 2024. Após uma boa estreia nos Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018, os B-Boys e B-Girls, como são chamados os atletas, chegam ao palco principal para brigar pelas primeiras medalhas da história da modalidade. Veja como será a classificação do breaking para as Olimpíadas de Paris 2024.

Rato; B-boy; breaking; Uberlândia — Foto: Joana Nogueira/The Flying Tempo Project

Como funciona a classificação do breaking para Paris 2024

B-girl Toquinha no breaking de verão em 2022 — Foto: Divulgação/Fernando Souza

A nova modalidade vai contar com um total de 32 atletas, sendo 16 homens e 16 mulheres, respeitando uma cota máxima de dois B-Boys e duas B-Girls por Comitê Olímpico Nacional. A França, país-sede dos Jogos, já tem garantidas duas vagas - uma por gênero. Além disso, serão distribuídas mais quatro vagas de universalidade (duas por gênero).

Sendo assim, 26 vagas estarão disponíveis para a disputa. O critério principal para entrar na briga pela classificação é ter nascido até o dia 31 de dezembro de 2008.

Três competições vão definir os 26 atletas nos Jogos Olímpicos.

  1. Campeonato Mundial de 2023 - Os vencedores (um por gênero) carimbam passaporte para Paris 2024. O torneio vai acontecer na Bélgica nos dias 23 e 24 de setembro.
  2. Jogos continentais/Campeonatos continentais (classificatório continental) - Cinco torneios ao redor mundo vão definir 10 vagas (vencedor masculino e feminino de cada). Continental Africano: 6 e 7 de maio (Marrocos) / Continental Europeu: 26 e 27 de junho de 2023 (Polônia) / Continente Asiático: 23 de setembro a 8 de outubro de 2023 (China) / Jogos Pan-Americanos, Chile: 3 e 5 de novembro / Continental da Oceania: Data e local a definir
  3. Série de classificatórios olímpicos (SCO) - A última etapa classificatória vai acontecer de março a junho de 2024 em local ainda não definido. As 14 vagas restantes serão decididas nesta fase.

Veja os brasileiros no breaking em Paris 2024

Breaking do Verão 2023

Breaking do Verão 2023

O time brasileiro vai ter muita chance para se classificar. A seleção conta com 16 nomes para competir o mundial. Toquinha, Drika, Pekena, Nathalia, Karolzinha, Mini Japa, Itsa e Maia são as representantes femininas. Entre os homens estão: Dinho, Luan San, Flash, Kapu, Ratin, Kley, Rato e Bart.

Veja data e programação do breaking em Paris 2024

Breaking — Foto: Little Shao/ Red Bull Content Pool

A competição de breaking acontece nos dias 9 e 10 de agosto na Place de la Concorde. O local será o epicentro dos esportes urbanos durantes os Jogos, contando também com as competições de BMX freestyle, skate e basquete 3x3.

Entenda o formato do breaking em Paris 2024

Jéssika Andrade, Pekena, breaking — Foto: Bruno Terena / Red Bull Content Pool

A disputa do breaking em Paris 2024 consistirá em confrontos individuais. Os 16 B-Boys e as 16 B-Girls vão participar de disputas solo para definir os primeiros medalhistas do esporte nas Olimpíadas. Serão dois eventos: masculino e feminino.

Veja também

Mais do ge