TIMES

Por Leonardo Miranda

Jornalista, formado em análise de desempenho pela CBF e especialista em tática e estudo do futebol


O Liverpool anunciou a contratação de Arne Slot como novo treinador da equipe. O contrato se inicia oficialmente no dia 1º de julho e dura até junho de 2027.

Aos 45 anos, o holandês terá a missão quase que impossível de substituir Jurgen Klopp, que ficou no clube por oito temporadas e venceu nove títulos. Jogador de carreira modesta, ele foi auxiliar e treinador da equipe principal do AZ Alkmaar até chegar no Feyenoord.

Substituto de Klopp: Arne Slot é o novo treinador do Liverpool — Foto: Jeroen van den Berg/Soccrates/Getty Images

O treinador mudou o patamar do clube. Em três temporadas, foi Campeão Holandês, campeão da Copa da Holanda e vice-campeão da Liga Conferência em 2021/22,. Tudo isso com um orçamento modesto, priorizando jovens jogadores e um estilo de jogo rápido, direto e pautado na marcação alta. Não foi à toa que Slot foi especulado no Tottenham antes de fechar com os Reds.

Formação tática: entre o 4-2-3-1 e o 4-3-3

Slot prefere usar a formação 4-2-3-1, mesma formação de Klopp nos últimos anos. Ele gosta de uma dupla de volantes mais conservadora e um quarteto de ataque dinâmico e veloz, que forme um paredão de ataque quando o time tem a bola. No Feyenoord, Slot também usou o 4-3-3, formação do Liverpool na fantástica temporada 2019/2020.

Pressão no ataque e linha alta

Um dos pontos que fez Slot ser escolhido foi a predileção por equipes resistentes, rápidas e que pressionem o tempo todo no ataque. O Feyenoord colocava muitas vezes seis jogadores para pressionar a saída do rival. Nesse momento, a linha de defesa avançava e ficava quase que no meio-campo, obrigando o adversário a recuar. A pressão alta é um dos pilares de jogo de Klopp e algo que a nova diretoria do clube quer manter.

Pressão no campo de ataque do Feyenoord chamou a atenção do Liverpool — Foto: Reprodução

Laterais por dentro e ataques rápidos

Quando se organiza com a bola e ataca o adversário, o Feyenoord forma um 2-3-4-1, ou por vezes um 3-2-4-1 com um dos laterais formando uma saída de três. Na última temporada, o lateral direito Geertruida executou esse movimento que é muito semelhante ao que Alexander-Arnold fazia em seus melhores dias: pensar o jogo pelo meio, junto com os volantes. A movimentação do resto do time era frenética, com atacantes trocando de posição e pontas e laterais invertendo o papel de abrir o campo.

Ataque do Feyenoord: laterais por dentro e movimentação frenética — Foto: Reprodução

As semelhanças do Feyenoord com o Liverpool chamam a atenção, mas o perfil de Slot foi um dos principais motivadores da escolha. Tido como carismático e intenso, como Klopp, Slot gosta de trabalhar com diretores de futebol que separam o administrativo do futebol de campo. Um dos motivos da partida do alemão foi justamente o choque que teve com a administração do clube e a reformação comandada nas últimas duas temporadas.

Futebol rápido e com jogadores atacando espaço

Os times de Slot costumam manter a posse por mais tempo que os de Klopp. Mas a ideia central de ter um ataque que vise o gol a todo instante e busque jogar para frente, correndo para receber a bola próximo da área, permanece. Esse estilo de ataque exige jogadores muito bons de ler o companheiro e correr no vazio, o chamado ataque de espaço, para dominar e tocar para o gol. O Feyenoord abusou de fazer gols assim, ainda mais quando roubava a bola após a pressão alta.

Ataque direto é uma das marcas de Arne Slot — Foto: Reprodução

Com um meio-campo revigorado com Mac Allister, Endo e Szoboszlai e Darwin Nuñez finalmente achando seu lugar, Slot deve compor um trabalho de longo prazo no Liverpool e tem como prioridade melhorar o sistema defensivo, tudo como grande ponto fraco do último ano: a derrota de 3 a 0 para a Atalanta, em pleno Anfield, e o empate de 3 a 3 com o Aston Villa e a derrota de 4 a 3 para o United foram os jogos "vilões" da temporada que acabou sem títulos na despedida de Klopp.

Num primeiro momento, as contratações serão mais comedidas e a aposta é pela manutenção da base de Klopp. Num dos clubes que melhor trata seus treinadores no mundo, Slot era uma bola cantada e tem tudo para fazer bom trabalho com uam temporada de Liga dos Campeões pela frente.

Klopp faz despedida emocionada da torcida do Liverpool: "Difícil dizer adeus"

Klopp faz despedida emocionada da torcida do Liverpool: "Difícil dizer adeus"

Veja também

Mais do ge