TIMES

Por Ricardo Gonzalez

Comentarista dos canais sportv


Nesta quinta, às 20 horas, ninguém me tira da frente da telinha, local de onde acompanharei o duelo entre Flamengo e Fortaleza, que se enfrentam no Maracanã. São dois times agradáveis de se ver, com dois baitas treinadores, Tite e Juan Pablo Vojvoda, que fazem trabalhos autorais e de alta qualidade. O Flamengo sempre perseguindo o equilíbrio, terá de tomar a iniciativa do jogo, até porque a torcida que sempre lota o Maraca não admite outra postura. Mas é preciso cuidado porque o Fortaleza joga na vertical, contra-atacando com frequência e sempre fazendo a transição em três ou quatro passes.

Flamengo x Fortaleza: saiba tudo sobre o jogo da 16ª rodada do Brasileirão Série A 2024

Flamengo x Fortaleza: saiba tudo sobre o jogo da 16ª rodada do Brasileirão Série A 2024

Os números do Flamengo são incontestáveis, não por acaso muitos sempre o consideram favorito, em especial se o palco for o Maracanã. O time começou a 16ª rodada na liderança - numa briga ferrenha com Palmeiras, Botafogo e Bahia, mas apesar de jogar estropiado no período da Copa América (foram cinco titulares convocados, apenas Pulgar já voltou), conseguiu se manter no topo até esta rodada. Tem o melhor ataque (27 gols) e é o time que menos perdeu (apenas duas derrotas, para Botafogo e Juventude). Num recorde de 13 jogos para cá, o Flamengo só perdeu um e, melhor ainda, fez gols em absolutamente todos.

Mas nem tudo são flores para Tite. No jogo desta noite, ele não terá os dois atacantes que atuam pelo lado esquerdo, Cebolinha (há alguns jogos fora) e Bruno Henrique, que se machucou diante do Cuiabá. Qualquer que seja a opção de substituto, o treinador terá de mudar um pouco a característica do time. Se pelo lado dos anfitriões há desfalques, no lado do Leão do Pici há reforços. Se quiser, Vojvoda poderá escalar o talentoso meia Kervin Andrade, que estava na Copa América defendendo a Venezuela.

O Fortaleza faz uma temporada em padrão parecido com os anteriores com Vojvoda à frente, ou seja, em nível muito bom. Já conquistou um título importante, a Copa do Nordeste (à qual os times da região do Brasil dão uma importância mega), e depois de duas atuações gigantes contra o Boca Juniors, o time se prepara para o mata-mata da Sul-Americana). Tem a terceira melhor defesa do Brasileiro (14 gols sofridos), mas sofre um pouco por não conseguir concluir a maioria das jogadas que cria. Isso acabou lhe custando algumas derrotas fora de casa - contra Vasco, Bahia e Cuiabá - o que pode ser repetir de novo agora, no Maracanã.

O confronto tem muitas alternativas e possibilidades para que se possa estabelecer um favorito ou qualquer prognóstico. A única previsão que faço é que será um jogão, que eu não perderei por nada...

Veja também

Mais do ge