A Arena MRV, em Belo Horizonte, será palco nesta quarta-feira, às 21h30, de mais uma edição de um dos maiores clássicos do futebol brasileiro, Atlético-MG x Flamengo. Um jogo que, seja na circunstância que for, sempre é envolto numa enorme tradição, com um gigantesca rivalidade em campo. Todos esses fatores externos acabam diluindo o que poderia ser um favoritismo rubro-negro, que indubitavelmente vive um momento mais favorável na competição - basta olhar a tabela: Galo começa a rodada em 11º e o Flamengo é o líder isolado. Verdade que é uma briga feroz com Palmeiras, Bahia e Botafogo, mas o time de Tite está respondendo bem.
Atlético-MG x Flamengo: saiba tudo sobre o jogo da 2ª rodada do Brasileirão Série A 2024
Além de olhar para a tabela, podemos ainda fazer um recorte de curto/médio prazo para perceber como o Flamengo chega melhor. Nos últimos 11 jogos pela Série A, o time rubro-negro venceu nada menos do que ...9!! Foram ainda um empate e a derrota para o Juventude, semana passada. No mesmo recorte de 11 jogos para o Galo, enquanto o Fla ganhou 9, o Atlético só venceu 4. Ainda tivemos 3 empates e, ante a única derrota rubro-negra, o time de Gabriel Milito perdeu 4. Detalhe: nesses 11 jogos, o Flamengo marcou gols em... todos! Já os mineiros, em 8 dos 11 jogos não conseguiram balançar a rede adversária. Os dois times, ao menos, terão a possibilidade, se assim desejarem, de escalar os jogadores que estavam na seleção do Chile: Vargas no Galo e Pulgar, este titular indiscutível, no Fla.
O Atlético-MG vem sofrendo muito com desfalques. O argentino Milito acaba sendo obrigado a mexer muito na defesa (às vezes, diga-se, troca por opção própria) e às vezes o sistema desanda - como nas pesadas derrotas para o Palmeiras (4 a 0) e o Vitória (4 a 2) ou no empate com o Atlético-GO. Nesta quarta, ao menos, Milito terá os retornos de Gustavo Scarpa e Bruno Fuchs. Isso, somado ao fato de jogar em casa, dá esperança aos atleticanos.
Já o Flamengo, também estropiado pelas convocações, conseguiu responder bem. Além de começar a rodada na ponta, o time tem o melhor ataque do Brasileiro, 22 gols, e é quem mais venceu até a rodada começar, 8 vitórias. Para surpresa de muitos, Tite conseguiu dar resiliência e consciência a muitos jogadores que não vinham tão bem, casos de David Luís, Gerson, Luis Araújo, Allan e Cebolinha - além, é claro, do especial artilheiro Pedro.
Descontextualizando a história, olhando para a tabela, o Flamengo seria favorito. Mas... só a importância que o torcedor atleticano dá ao clássico, e a alegria que ele tem ao vencer o que considera um "campeonato à parte", já são ingredientes para o time mineiro jogar o que sabe e o que não sabe para vencer.
Veja também