TIMES

Por Ricardo Gonzalez

Comentarista dos canais sportv


Um dos jogos potencialmente mais interessantes da rodada do fim de semana no Brasileirão é o deste sábado, às 21h, no Maracanã, entre Fluminense e Atlético-GO. Dois times que poderiam estar em melhor situação do que a que estão, e que precisam se recuperar logo. O Tricolor começa a rodada em 16º lugar, o primeiro fora da zona de rebaixamento, enquanto o Dragão goiano inicia o sábado dentro do Z-4, em 18º. Tudo isso num momento do Brasileiro em que eles podem se concentrar apenas nesta competição. Em pouco tempo, os dois terão de voltar a dividir atenções com a Copa do Brasil, e o Fluminense, pior ainda, terá de se preocupar com o pesadíssimo confronto das oitavas da Libertadores diante do Grêmio.

Fluminense x Atlético-GO: saiba tudo sobre o jogo da 9ª rodada do Brasileirão Série A 2024

Fluminense x Atlético-GO: saiba tudo sobre o jogo da 9ª rodada do Brasileirão Série A 2024

Se pudéssemos imaginar um torcedor hipotético, que estivesse acompanhando o futebol brasileiro até o fim do ano passado, e ali decidisse fazer um retiro espiritual para meditação, só voltando a ver o noticiário nesta semana. Ele veria este jogo e diria, sem medo de errar: "O Fluminense é muito favorito. Afinal, é o campeão da América do Sul e, em casa, enfrenta um time que está voltando da Série B". Mas nós que acompanhamos o futebol todo dia sabemos que as coisas não são bem assim. Tanto o time de Fernando Diniz como o de Jair Ventura vivem um mau momento, com vários problemas.

Desde que negociou Nino e perdeu André por contusão, o Fluminense não é o mesmo de 2023. Perdeu a saída de bola, que era uma marca vitoriosa de Diniz, e passou a ficar extremamente exposto. A ponte de, hoje, ter a terceira pior defesa do campeonato, 14 gols sofridos, só defendendo melhor do que Cuiabá e Vasco (este tomou 6 só do Flamengo). Outro número preocupante: no ano de 2024, o Tricolor jogou 13 vezes contra times de Série A. Teve... 1 vitória! No mais, 4 empates e 8 derrotas. A única vitoriazinha foi diante do... Vasco, sempre ele, 2 a 1 no Brasileiro.

No Atlético, os problemas são ofensivos. O técnico Jair Ventura já não aguenta mais ver tantas chances criadas e tão poucas convertidas. Contra o Corinthians, no meio de semana, o time teve o mérito de ir buscar uma igualdade em 2 a 2, depois de começar perdendo por 2 a 0. Mas ainda assim o gosto final foi amargo. Os goianos tiveram 72% de posse de bola, e pelo menos seis chances claríssimas desperdiçadas - metade, diga-se de passagem, salva pelo brilhante goleiro ainda corintiano, Carlos Miguel. O Fluminense tem sofrido com contra-ataques dos rivais (o Botafogo perdeu a oportunidade de conseguir uma goleado no clássico desta semana) e esse pode ser o caminho para o Atlético-GO. Mas é preciso reaprender a colocar a bola dentro do gol...

Para mim esse jogo está com a maior cara de empate. Será que vai dar esse resultado ruim para os dois, ou alguém vai apagar a própria luz vermelha de alerta? A conferir nos embalos de sábado à noite no Maraca...

Veja também

Mais do ge