TIMES

Por Marco Condez

Getty Images

O Manchester City foi o primeiro time inglês a conquistar o tetracampeonato de forma consecutiva na Premier League. O duelo do City com o Arsenal perdurou por toda a temporada e elevou o nível de competitividade da Liga como um todo, tornando o Campeonato Inglês 2023/24 o principal produto em termos de qualidade técnica e tática do mundo.

O City concluiu as trinta e oito rodadas do campeonato com a impressionante marca de 91 pontos, pois só deixou de vencer três partidas em todo o campeonato. Sua última derrota nesta competição foi em dezembro/23, em jogo válido pela décima quinta rodada do Campeonato Inglês, na qual o Aston Villa venceu por 1 a 0.

Na temporada, o time comandado por Pep Guardiola só perdeu cinco partidas e ficou com o título de vice-campeão na Copa da Inglaterra, pois foi derrotado pelo Manchester United no jogo final.

A campanha do Arsenal, vice-campeão da Premier League, também deve ser valorizada, pois somou 89 pontos, somente dois a menos que o City. O Arsenal se manteve na liderança por várias rodadas e foi o principal perseguidor do campeão, durante todo o torneio.

As duas equipes são dignas representantes do futebol moderno. Possuem estilos de jogo parecidos, uma vez que o Arsenal é comandado por Arteta, que foi auxiliar de Guardiola por muitos anos. O estilo do Arsenal é mais objetivo que o do City, apesar de partirem da mesma matriz tática, que valoriza a posse de bola e o controle de jogo através da troca de passes.

O Arsenal é mais vertical e admite lançamentos longos visando os atacantes que trabalham abertos pelas pontas, enquanto o Manchester City busca chegar ao gol adversário não fugindo das suas características que valorizam o controle de jogo. Guardiola é mais rígido quanto às variações no sistema de jogo praticado.

A presença do atacante Haaland na equipe "forçou" Guardiola a modificar o estilo ofensivo da equipe. O atacante tem características ímpares que elevaram a qualidade coletiva da equipe, mas não é um falso camisa 9, como a origem do esquema de Guardiola prevê, pois tem maior movimentação e qualidade técnica.

A adaptação fez com que o técnico flexibilizasse seus conceitos e evoluísse seu esquema, sanando as falhas de conclusões, pois apesar de ser criativo, o City pecava nos últimos lances. Haaland é um centroavante híbrido, ficando mais fixo entre os zagueiros, mas, como tem qualidade técnica individual e incrível senso de posicionamento em campo, consegue voltar para armar o jogo. Assim, trouxe maior qualidade para o setor ofensivo do City.

Em contrapartida, o Arsenal tem em seu elenco Gabriel Jesus, que não é um centroavante à moda antiga, pois não costuma ficar parado entre os zagueiros aguardando a bola chegar. É permitido que Jesus tenha mobilidade em campo e participe da construção de jogadas ofensivas, quando volta para armar o jogo no meio-campo.

Os técnicos geniais costumam encontrar soluções nada convencionais para problemas que aparecem. Foi isso que Guardiola fez com outro expoente do elenco do City, o meio-campista Foden. Com a ausência por lesão de De Bruyne, que é o vértice criativo da equipe, foi dada maior liberdade para que Foden flutuasse por todo o campo, adaptando-o para jogar na função de articulador do meio-campo. O resultado foi uma temporada excelente para Foden, que se tornou o quarto artilheiro do campeonato, com 19 gols marcados.

A edição da Premier League marcou a despedida do técnico alemão Jürgen Klopp, do Liverpool, após nove temporadas na equipe. Com estilo de jogo vertical, o Liverpool, acabou a competição no terceiro lugar, fez um bom primeiro turno, ficando na liderança por diversas rodadas, mas desidratou a campanha e foi perdendo força, com derrotas inesperadas em partidas nas quais era favorito.

A campanha do Aston Villa, quarto colocado na classificação final e que conquistou a última vaga para a Champions League, apesar de ter orçamento menor, consegue apresentar bom futebol. Seu estilo é focado na posse de bola e na verticalidade, tendo como um dos principais feitos desta temporada a vitória por 1 a 0 contra o Manchester City. Mesmo jogando de forma reativa, conseguiu segurar o ímpeto do City.

O Tottenham, mesmo tendo estilo interessante, focado na posse de bola, e ter lutado por vaga na Champions League durante quase toda a competição, ficou na quinta colocação. Garantiu vaga na Liga Europa, a segunda maior competição de clubes em termos de importância no cenário europeu.

O Chelsea, sexto colocado, decepcionou pelo alto investimento que não se transformou em estilo de jogo sólido na temporada. O comando técnico está vago após a saída de Mauricio Pochettino. O zagueiro brasileiro Thiago Silva também anunciou a sua saída da equipe e retornará ao Brasil, sendo contratado pelo Fluminense.

A Premier League é uma competição atraente, emocionante e de alto nível técnico, uma vez que, independentemente do nível da equipe, todos os times procuram jogar de forma ofensiva, valorizando o aspecto tático do jogo. Até as equipes medianas são organizadas e mostram espetáculo tático interessante em todos os confrontos. Um dos diferenciais dessa competição é abarcar diferentes estilos táticos.

Veja também

Mais do ge