TIMES

Por Redação do ge — Rio de Janeiro


Tamanho não é exatamente documento quando falamos de basquete, mas ser alto pode ser um fator importante dentro do esporte. Oliver Rioux, jogador de basquete universitário nos Estados Unidos, é testemunha disso. Considerado o adolescente mais alto do mundo pelo Guiness Book, Rioux continua crescendo aos 18 anos e já mede 2,36m. Oliver é mais alto que todos os astros da NBA, incluindo Victor Wembanyama. Atualmente, ele defende o time da Universidade da Flórida, mas sonha em jogar pela principal liga de basquete do mundo.

Veja jogadas de Olivier Rioux, atleta mais alto na história do basquete universitário

Veja jogadas de Olivier Rioux, atleta mais alto na história do basquete universitário

Olivier Rioux, adolescente mais alto na história do basquete universitário — Foto: Divulgação

Olivier é atleta da IMG Basketball, uma academia preparatória para atletas que desejam seguir o esporte profissionalmente, mas defende a Universidade da Flórida pela temporada 2024/25. Ainda em abril deste ano, o jogador somava 2,31m de altura, o que significa que ele cresceu 5 centímetros em apenas dois meses. Agora, Oliver também é considerado o jogador mais alto na história do basquete universitário.

O canadense, que sonha em jogar pela NBA, é mais alto que todos os maiores astros da liga. Oliver ultrapassa lendas como Shaquille O'Neal, Kristaps Porzings e Giannis Antetokounmpo, por exemplo. Até mesmo Victor Wembanyama, jogador do San Antonio Spurs que impressiona pela altura, é mais baixo que Oliver. Wemby tem 12 centímetros a menos, medindo 2,24m de altura.

Oliver Rioux é destaque no basquete desde muito cedo. Ele já representou o Canadá em várias competições internacionais da FIBA, incluindo a Copa do Mundo Sub-19 em 2023, a Copa do Mundo Sub-17 em 2022 e o Campeonato das Américas Sub-18 em 2024. Olivier também já chegou a fazer um período de treinos no Real Madrid, um dos principais clubes do basquete europeu.

Veja também

Mais do ge