TIMES

Por Redação do ge — Dallas, Estados Unidos


Principal estrela do Dallas Mavericks, Luka Doncic nunca tinha sido ejetado nos playoffs da NBA. A primeira vez aconteceu justamente no Jogo 3 das finais deste ano, e a partida terminou com vitória do Boston Celtics, por 106 a 99, na quarta-feira. Doncic precisou deixar a quadra após fazer sua sexta falta, em trombada com Jaylen Brown (veja abaixo). O lance gerou descontentamento do esloveno, que mandou um recado para a arbitragem em coletiva.

– Não pudemos jogar fisicamente. Não quero falar nada. Seis faltas em finais da NBA... Basicamente, eu estava assim – disse, Doncic, enquanto colocava as mãos para o alto, antes de completar: – Vamos lá. Sejam melhores que isso.

A falta que resultou na expulsão de Luka Doncic — Foto: Reprodução

A expulsão do astro esloveno aconteceu a quatro minutos do fim do último quarto, em um momento de reação dos Mavericks na partida. Depois de ficar 21 pontos atrás, a equipe de Dallas conseguiu cortar a desvantagem para três. Os árbitros chegaram a revisar a sexta falta de Doncic, mas a decisão de quadra foi mantida, e o jogador só pôde assistir à reta final do duelo.

Explorar os problemas de Doncic na marcação foi uma estratégia do Boston Celtics, que partiu para cima do esloveno em várias ações ofensivas. Companheiro do astro no Dallas, Kyrie Irving comentou a situação:

– Não foi a primeira vez que uma equipe mirou em Luka na defesa. Então, só tentamos colocar uma boa proteção, não só em torno dele, mas em volta de todo o nosso time.

Luka Doncic cabisbaixo em Dallas Mavericks x Boston Celtics — Foto: Stacy Revere/Getty Images

Jason Kidd, técnico de Dallas, ressaltou que Doncic pode deixar companheiros se encarregarem das atribuições defensivas:

– Definitivamente, Luka tem um alvo no peito. Ele precisa ser capaz de armar e entender que estaremos ali para protegê-lo e ajudá-lo caso seja batido (na defesa). Tem que jogar de um jeito em que possa se dedicar ao ataque e deixar que os outros carreguem o fardo.

Ejetado, Luka Doncic assiste ao final de Dallas Mavericks x Boston Celtics — Foto: Stacy Revere/Getty Images

Enquanto Doncic esteve em quadra no Jogo 3 das finais da NBA, registrou 27 pontos, seis rebotes e seis assistências. Terminou como segundo maior pontuador de Dallas, só atrás de Kyrie Irving, que anotou 35. O desempenho da dupla, no entanto, não foi suficiente para impedir a vitória de Boston. Os Celtics também tiveram dois jogadores inspirados: Jayson Tatum (31 pontos) e Jaylen Brown (30).

Com o triunfo na quarta-feira, Boston abriu 3 a 0 na série. A vantagem nunca foi revertida em playoffs, e o favoritismo aumenta ainda mais por conta das estatísticas recentes dos Celtics. O time não perde há mais de 30 dias e venceu todos os jogos como visitante na atual pós-temporada.

Finais da NBA 2024: veja como chegam Celtics e Mavericks na briga pelo título

Finais da NBA 2024: veja como chegam Celtics e Mavericks na briga pelo título

Boston e Dallas voltarão a se enfrentar na sexta-feira, às 21h30 (de Brasília), com mando do time de Doncic e Irving. Se vencer, os Celtics varrerão o adversário e se isolarão novamente como maiores campeões da NBA, deixando os Lakers para trás (18 títulos a 17).

Veja também

Mais do ge