TIMES

Por Rafael Teles — Salvador


Mais que somar um ponto fora de casa contra o Criciúma, o Bahia deixou um recado depois de ficar dois gols atrás do placar e buscar o empate em 2 a 2: o Tricolor será um adversário duro de ser batido. Os comandados de Rogério Ceni fizeram um primeiro tempo ruim, mas se reencontraram para alcançar onze jogos sem derrotas na temporada e defender uma posição no G-4 do Campeonato Brasileiro [assista aos melhores momentos no vídeo abaixo].

Criciúma 2 x 2 Bahia | Melhores momentos | 9ª rodada | Brasileirão 2024

Criciúma 2 x 2 Bahia | Melhores momentos | 9ª rodada | Brasileirão 2024

Depois de nove jogos disputados, o Bahia está na terceira posição da tabela, com 18 pontos. O Tricolor tem somente uma derrota no Campeonato Brasileiro, mesma situação do vice-líder Flamengo. O único time que ainda não perdeu é o Atlético-MG, que entra em campo nesta segunda-feira para medir forças com o Palmeiras, na Arena MRV.

Equipes com menos derrotas na Série A:

  • Atlético-MG: 0
  • Bahia e Flamengo: 1

O jogo

Além dos onze jogadores do Criciúma, o Bahia também teve o gramado como adversário. A chuva deixou o campo mais pesado e com alguns pontos em que a bola sequer rolava no Heriberto Hulse. Um fator complicador para os dois times, ainda mais para quem costuma jogar com toques curtos, como é o caso do Tricolor.

Coincidentemente ou não, as melhores chances do primeiro tempo foram do Criciúma. Aos nove minutos, Rodrigo levantou a bola na medida para Arthur Caíke, que apareceu livre de marcação nas costas dos zagueiros do Bahia, mas mandou para fora. Depois, aos 21, Bolasie chutou cara a cara e parou em defesaça de Marcos Felipe.

A superioridade dos donos da casa foi refletida no placar aos 33 minutos. Marcelo Hermes cobrou falta por baixo da barreira e surpreendeu Marcos Felipe. No lance, chamou atenção o posicionamento de Caio Alexandre, que ficou atrás da barreira, mas apenas com um joelho apoiado no chão e não deitado, como costumam ficar os jogadores para evitar a cobrança rasteira.

Aos 33 min do 1º tempo - gol de falta de Marcelo Hermes do Criciúma contra o Bahia

Aos 33 min do 1º tempo - gol de falta de Marcelo Hermes do Criciúma contra o Bahia

Segundo tempo agitado

Pior que a chuva do primeiro tempo foi o banho de água fria que o Bahia tomou na volta do intervalo. Logo no primeiro lance, Gabriel Xavier vacilou, perdeu o tempo de bola e caiu sozinho, deixando Athur Caíke livre de marcação para fazer o segundo do Criciúma [assista no vídeo abaixo].

Aos 1 min do 2º tempo - gol de cabeça de Arthur Caíke do Criciúma contra o Bahia

Aos 1 min do 2º tempo - gol de cabeça de Arthur Caíke do Criciúma contra o Bahia

Não fosse o lance bizarro, o começo do segundo tempo teria sido positivo para o Bahia. O lado menos comprometido do campo passou a ser pela direita do ataque tricolor, onde Everton Ribeiro passou a conversar bem com Gilberto e Everaldo. Não demorou, inclusive, para o time diminuir o prejuízo.

Aos dez minutos, Everton Ribeiro apareceu pela esquerda e cruzou na medida para Everaldo balançar as redes de cabeça. A jogada também teve participação de Cauly. A dupla de meio-campistas voltaria a funcionar para o segundo gol do Bahia. Antes, uma sequência de lances colocou fogo no jogo.

Aos 10 min do 2º tempo - gol de cabeça de Everaldo do Bahia contra o Criciúma

Aos 10 min do 2º tempo - gol de cabeça de Everaldo do Bahia contra o Criciúma

Primeiro, Gustavo cochilou, perdeu o domínio da bola, precisou fazer falta em Thaciano e recebeu o cartão amarelo. Depois da batida para fora, ele recebeu o segundo amarelo por cera e foi expulso, deixando o Criciúma em desvantagem numérica aos 17 minutos do segundo tempo.

Goleiro do Criciúma, Gustavo é expulso de partida contra o Bahia

Goleiro do Criciúma, Gustavo é expulso de partida contra o Bahia

Com um a mais em campo, o Bahia teve paciência para trocar passes e tentar conduzir a bola por onde ela melhor rolava no Heriberto Hulse. E foi pelo lado direito do ataque, após um escanteio curto, que Everton Ribeiro trabalhou com Cauly, que deu passe para Caio Alexandre mandar uma bomba da entrada da área e empatar a partida.

Aos 26 min do 2º tempo - gol de dentro da área de Caio Alexandre do Bahia contra o Criciúma

Aos 26 min do 2º tempo - gol de dentro da área de Caio Alexandre do Bahia contra o Criciúma

O roteiro do jogo empurrou o Bahia para o ataque, mas o terceiro gol tricolor não veio. Na verdade, quem quase marcou o terceiro foi o Criciúma. Em contra-ataque já no último lance, Marcos Felipe fez mais uma grande defesa para manter o empate no placar. O goleiro terminou a partida avaliado pelo ge como o melhor em campo.

Caio Alexandre (esquerda) e Jean Lucas comemeram gol do Bahia contra o Criciúma — Foto: Rafael Rodrigues/EC Bahia

É verdade que a superioridade numérica deixou o Bahia em condição de conseguir os três pontos que o colocariam na liderança da Série A. Mas também é verdade que o Tricolor já reagia antes mesmo de ficar com um jogador a mais. No fim das contas, o ponto somado fora de casa termina como um resultado positivo para os comandados de Rogério Ceni.

Agora na terceira posição do Campeonato Brasileiro, o Bahia segue em sequência fora de casa e, nesta quinta-feira, tem mais uma "pedreira" ao encarar o Flamengo, no Maracanã. A partida está marcada para as 20h (horário de Brasília).

Veja também

Mais do ge